SEO

SEO: as técnicas mudaram mas seu visitante é o mesmo!

Com os algoritmos Panda e Pinguim do Google as técnicas de SEO mudaram. Entenda quais comportamentos dos seus visitantes permanecem e tire proveito disso!

Uma discussão frequente em grupos de SEO no Facebook, fóruns internacionais e também nacionais, é sobre como o mercado de SEO mudou nos últimos tempos, bem como algumas técnicas sobre ele. Mas hoje vou falar sobre algo que mudou muito pouco, e o pouco que mudou foi para melhor: o comportamento dos usuários que navegam na Internet. Pois é, vou explicar um pouco esse meu ponto de vista, e ao final, vejamos se você concorda comigo. Obviamente, deixo o espaço aberto para outras visões sobre isso. Vamos lá?

seo

O que mudou no SEO?

De uns 3 anos para cá, muita coisa mudou com relação às técnicas de fazer SEO (Search Engine Otimization, que são as técnicas usadas para fazer um site ficar bem posicionado nas pesquisas do Google e de outros buscadores). Nem sempre dá pra acreditar no que a Google diz por aí, mas vamos voltar ao foco do artigo. As 2 mudanças principais foram as implementações por parte do Google de 2 algoritmos em seu sistema: o Google Pinguim e o Google Panda. Cada um com um objetivo diferente.

Google Panda – seu objetivo é identificar conteúdo copiado, ou de baixa qualidade, tentando , de acordo com o Google, fornecer melhores resultados nas pesquisas, visando a uma boa experiência do usuário.Claro que nem sempre ele acertou, mas enfim não vamos entrar nesse mérito, já falei bastante sobre ele nesse artigo aqui.

Google Penguin – seu objetivo é evitar que sites façam spam de links, com técnicas de Black Hat e de links sem qualidade, numa clara tentativa de manipular as pesquisas. O Penguim rebaixa nas posições das pesquisas sites que foram pegos abusando de táticas como link farms e link spams.

Além dessas 2 mudanças mais significativas, muitas outras ocorreram. Técnicas que funcionavam no passado, hoje são perda de tempo. Mas é algo absolutamente normal, já que o SEO não é uma ciência exata, uma vez que os algoritmos do Google e de outros buscadores vivem sendo alterados em maior ou menor grau. Mas seu visitante, aquele que deve ser o foco do seu site, mudou pouco, e há como tirar vantagem disso. Explicarei…

O que continua igual nos seus visitantes?

Uma série de características dos usuários de Internet ainda não mudaram:

Seus visitantes ainda querem conteúdo de qualidade

Independentemente de técnicas de SEO, quando alguém visita um site, quer encontrar conteúdo útil, de qualidade, que seja claro, que o deixe satisfeito. E aqui não há mistério. Não é preciso entender algoritmos, SEO, técnicas web nem nada disso. Basta dar ao seu visitante o que ele quer: qualidade! Apure seu senso crítico em seus artigos, corrija o que não está bom. Sua escrita  é ruim? Contrate redatores! Você escreve bem mas escorrega na pontuação? Contrate revisores! Pesquise, leia, informe-se. Dê ao seu público o que ele deseja!

Seus visitantes ainda compartilham bons conteúdos

Se no passado os artigos apresentavam apenas um botão para enviar por e-mail, hoje  as possibilidades são amplas. Facebook, Twitter, Google Plus ou Pinterest, seu visitante pode escolher enviar seu artigo para qualquer rede social de que se tem notícia. Em instantes, um artigo que você botou no ar ontem, está no Twitter de alguém da Europa ou Ásia. E, claro, todo conteúdo que tem qualidade faz com que mais pessoas queiram mostrar para outras, e permitem que ele atinja muito mais gente do que as visitas habituais do seu site.

Bom conteúdo ainda viraliza – e muito! Lembre-se dos últimos conteúdos que viralizaram, como Gangnam Style, Para nossa alegria entre outros. Certamente não esperavam a repercussão que tiveram. Claro que houve outros fatores, e estamos falando de humor! Mas já perdi a conta, aqui mesmo no Mestre dos Sites, de quantas vezes postei um artigo sem muitas pretensões e ele ganhou destaque no Twitter ou Orkut, de onde recebi visitas que nem sonhava. Portanto, não descuide! Dê ao seu visitante a oportunidade de divulgar seu conteúdo e não ignore as redes sociais!

Seus visitantes ainda compram pela Internet

Se mudanças ocorreram, uma delas que cada vez mais as pessoas compram pela Internet. Use a abuse de programas de afiliados que tenham a ver com seu público. Nem sempre é preciso ter “um zilhão” de visitas, e por isso não é preciso se matar em técnicas de SEO para conseguir ganhar dinheiro com seu site. Exemplos de sites que tem poucas visitas e rendem bem existem aos montes por aí. Por isso,  é preciso cada vez mais aliar conteúdo de qualidade a links de produtos que os programas de afiliados divulgam. Seu usuário não mudou neste aspecto!

Conclusão

O artigo foi curto, mas espero que meu ponto de vista tenha ficado claro. Vejo muita gente tentando formular teorias e mais teorias sobre SEO, e cada se esquecendo de que, embora o SEO tenha mudado, seu visitante continua o mesmo.

Esse é meu ponto de vista. Qual o seu?

Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
google pagerank
Google PageRank: o que é e para que serve?
SEO para Blogueiros: aprenda como trazer visitas para seus blogs!
Negative SEO: Google confirma que ele existe! (Como se precisasse…)
5 Comments
  • 26 26America/Sao_Paulo agosto 26America/Sao_Paulo 2015 at 2015-08-26T16:50:40+00:000000004031201508
    Resposta

    […] SEO: as técnicas mudaram mas seu visitante é o mesmo! […]

  • 25 25America/Sao_Paulo março 25America/Sao_Paulo 2014 at 2014-03-25T19:30:05+00:000000000531201403
    Resposta

    […] site é o desafio da maioria dos webmasters e blogueiros. E conseguir essas visitas sem investir em técnicas de SEO ou publicidade, é mais difícil ainda. Por isso, conhecer algumas técnicas para fazer um artigo […]

  • 24 24America/Sao_Paulo abril 24America/Sao_Paulo 2013 at 2013-04-24T21:46:05+00:000000000530201304
    Resposta

    Oi Almy!

    O conteúdo sempre será o rei.

    O visitante, o leitor sempre terá certas atitudes corriqueiras mesmo ocorrendo mudanças no SEO, no Google, ou seja lá como for.

    Focar no visitante é a melhor estratégia!

    Ótimo post!

    Abraços!

    • admin
      25 25America/Sao_Paulo abril 25America/Sao_Paulo 2013 at 2013-04-25T09:07:07+00:000000000730201304
      Resposta

      Com certeza John!

      Obrigado pela visita!

  • 22 22America/Sao_Paulo abril 22America/Sao_Paulo 2013 at 2013-04-22T08:36:49+00:000000004930201304
    Resposta

    Concordo plenamente.
    Se cnseguirmos agradar o público o sucesso tem de tudo para ser consequência do trabalho…

    Abraços

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage