SEO

SEO: derrubamos 7 mitos sobre otimização!

Conheça 7 mitos sobre SEO… que não passam de mitos!

Quem está há pouco tempo trabalhando com sites e SEO, volta e meia tem muitas dúvidas, já que os muitos materiais sobre o assunto acabam se contradizendo. É daí que surgem alguns mitos sobre SEO. Informações incorretas que, ao serem passadas adiante, acabam virando verdades. Pior ainda, em alguns casos essas afirmações viram ementa de alguns cursos. Por isso, vamos desmitificar alguns deles aqui. Confira.

mitos sobre seo

Mitos sobre seo – conheça a verdade

7 mitos sobre SEO

Metatags description ajudam a rankear nos buscadores

Mentira. No passado isso até era verdade, mas há muito tempo, nem o Google nem o Bing utilizam as tags para isso. Não que você não deva colocar algumas em seus artigos. Elas podem ajudar a busca interna do seu site a funcionar melhor, melhorando a usabilidade. Para rankear elas não são mais importantes. Isso é um mito.

SEO é um truque, uma técnica “mágica” avançada

Mito. Embora muitas agências vendam SEO como algo mágico e encantado, a verdade é que algo até bem simples de entender. O grande desafio hoje é lidar com os updates do Google, mas, se a “casa estiver arrumada”, se o site tem conteúdo de qualidade, que engaja os leitores a linkarem, compartilharem e o site está bem estruturado, com conteúdo bem organizado, já é meio caminho andado. Desconfiem dos que vendem SEO como algo incrível e fora do comum.

Cadastrar seu site em milhares de mecanismos de busca vai trazer muitas visitas

Mito. Não adianta cadastrar o site em uma infinidade de motores de busca se os que são utilizados são apenas 3 ou 4. Vale a pena não focar só no Google? Talvez, como falo nesse post. Mas cadastrar seu site em buscadores desconhecidos só vai trazer spam no email cadastrado. Além do que, dependendo do abuso pode até rolar penalidade por spam.

A preferida das agências ruins: “garantimos seu site na primeira página!”

Se a agência que você contratou vem com esse papo, desconfie. Além de em alguns nichos a concorrência ser absurda, após os algoritmos Pinguim e Panda, está cada vez mais instável permanecer no topo das pesquisas. Pode até ser que seu nicho não tenha muita concorrência e a agência consiga atingir a primeira posição, mas não é possível dar nenhuma garantia. Quem promete isso está poluindo o mercado e dando um tiro no próprio pé.

As técnicas de SEO burlam ou manipulam os buscadores

Mito. O SEO existe não para manipular ou burlar, mas para facilitar o trabalho do buscador para encontrar determinado conteúdo. A ideia é facilitar com que o conteúdo seja encontrado (muitas das vezes melhorando o conteúdo) e não tentar qualquer truque ou manobra incorreta.

É impossível rankear bem sem fazer Black hat

Mito. Black hat pode até levar seu site a um bom posicionamento no curtíssimo prazo, mas logo o Google descobrirá e seu site será punido. Acredite se quiser, já fui pra primeira página em vários artigos apenas postando um conteúdo de qualidade, sem fazer nada além de um texto bom e bem estruturado.

PageRank alto garante bom posicionamento no Google automaticamente

Mito. PageRank já foi muito importante no passado, mas hoje em dia não tem mais o mesmo peso. Vários fatores (mais de 100) definem o rankeamento, e o PageRank é somente um dentre dezenas. Já ranqueei sites PageRank 2 à frente de sites PageRank 4.

Referências: Imasters , Lws Brasil

 


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
Blogueiros, parem de chorar, o Google não vai ouvir vocês!
analytics logo
Google Analytics: aprenda a interpretar e fazer bom uso das suas informações! – Parte 1
SEO Local para empresas: veja dicas incríveis!
2 Comments
  • 26 26America/Sao_Paulo agosto 26America/Sao_Paulo 2015 at 2015-08-26T16:51:10+00:000000001031201508
    Resposta

    […] SEO: derrubamos 7 mitos sobre otimização! […]

  • Carecakiller
    27 27America/Sao_Paulo junho 27America/Sao_Paulo 2013 at 2013-06-27T12:11:23+00:000000002330201306
    Resposta

    Boas Tardes eu sei que o tema das Pirâmides esta muito manchado pelo mundo fora.
    E até mesmo com pessoas que já foram lesadas pelos negócios das Pirâmides. Mas se pensarmos, e até vos darei um exemplo, costuma-se dizer que não se nega comida a ninguém. Mas aqui em Portugal por exemplo estou assistir a uma situação nos grandes supermercados que são promoções chocantes do Género Caixa de Cerveja Superbook com 15 minis, promoção 3€ e qualquer coisa. Antes da Promoção 7€ e pico. . . . . são promoções como estas que nós povo ficamos a pensar. Chiça isto está tão mau porque é que os Hipermercados não baixam para que as pessoas possam comprar que por vezes ja pouco dinheiro têm a ainda falta 15 dias para o fim do mês; é lógico que não me refiro a Cervejas, mas sim a outros produtos que fazem mais falta.

    . . . . . isto para chegar as pirâmides. .se isto é fôr uma pirâmides . . assim como os hipermercados poderão ser . . e Empower Network faz com que as pessoas tenham que trabalhar para conseguirem lucros. E isso ja falo por mim segui esta empresa desde ha 6 meses atras e verifico que realmente tudo funciona
    As pessoas vão tendo lucros. . . . eu sei que as pessoas tem que arriscar e se calhar neste momento mesmo que as pessoas não confiem, mas como está mau e podemos fazer este tipo de Internetwork em casa depois do trabalho talvez arrisquem mais e se calhar depois não se desiludem como já vi declarações de colegas que aderiram a este projecto, assim como eu ha uma semana. E outra coisa isto chama-se Internet Marketing. QUEREM UMA OPINIÃO ACHO QUE SE NÃO ARRISCARMOS POR VEZES NESTA VIDA, NA OUTRA DE CERTEZA NÃO VAMOS PODER ARRISCAR. . . . Ja imaginaram caso isto dê certo não terei que aturar mais o patrão? Poderei estar mais tempo com a minha filha . . . princesa com 3 anos.
    Eu trabalho 290 horas por Mês façam as contas. . . . e não ganho nada por ai além.
    Temos que ser positivos. . . . voçês acreditam em tudo que vos dizem? . . . eu acho que não. Eu também não acredito . . . . . eu vi este sistema, vi lucros, vi a felicidade na cara das pessoas. . . . Vejam vocês também. Não acreditem em mim . . . . VEJAM. . . . . .Abraço a todos. .. . . ha . . . esta é a minha opinião. Apenas

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage