SEO

SEO: Google lança Pinguim 2.0!

Veja o que mudou para webmasters e blogueiros com o lançamento do update 2.0 do algoritmo do Google

No final da semana passada a Google aplicou mais uma inovação em seu algoritmo, com o lançamento do update contra linkspam e black hat, mais conhecido como Pinguim 2.0.  Já falamos do Google Panda recentemente, que virou a vida de webmasters e blogueiros de pernas pro ar: sites caíram nas buscas e houve forte reclamação da comunidade de tecnologia em geral. Com esse novo update do Pinguim provavelmente não será diferente.

pinguim google

Pinguim Google: cuidado com ele!

 

Objetivo do Pinguim 2.0

O objetivo principal deste update é garantir que sites que fazem compra de links, spamlink ou blackhat sejam punidos por essas práticas e percam posições nas buscas. Com isso, essas posições serão ocupadas por sites que agem corretamente. A intenção principal é conter abusos. Vejam as principais alterações:

  • Links Networks – Alguns webmasters ou especialistas em SEO, têm construído networks de links. De uma forma não natural, o site A aponta para B, que aponta pra C e por aí vai, tentando evitar punição pelo Google.
  • Upgrade na análise de Backlinks – O algoritmo irá prestar maior atenção à origem dos backlinks; quando forem detectadas técnicas de Black Hat SEO na obtenção dos backlinks o site será automaticamente penalizado.
  • Anúncios – Serão penalizados os sites que utilizem anúncios pagos em sites para inflacionar os backlinks, incluindo guest posts pagos e publieditoriais disfarçados (ou não).
  • Spam Queries – Determinadas palavras chave (keywords), normalmente utilizadas em técnicas de Black Hat, atrairão a especial atenção da equipe anti-spam do Google. Matt deu como exemplo o termo “payday loans” em google.co.uk.

Essa são as principais “melhorias” que o Pinguim propõe. No vídeo abaixo, Matt Cutts, líder do time de webspam do Google, explica melhor o assunto:

Como evitar ser atingido pelo Pinguim 2.0

Se você já foi atingido ou quer evitar surpresas no futuro, algumas dicas:

Texto âncora dos links

Se o texto âncora é sempre igual, pode sugerir que você os está conseguindo de forma artificial para subir nas buscas. Convenhamos, é impossível que seu conteúdo seja linkado sempre com o mesmo texto, se isso não for de propósito. Por isso, fique atento se determinado artigo do seu site está sendo linkado sempre da mesma maneira. Diversifique essas âncoras. Uma boa ferramenta para checar os textos dos seus links é o Ahrefs. Pegue seu link e analise com essa ferramenta para evitar problemas.

Diversidade dos links

Você tem 2 ou 3 amigos webmasters que sempre dão aquela ajuda e sempre trocou links com eles. Isso pode acabar prejudicando, pois ser linkado sempre pelos mesmos sites pode não soar natural para o Google. Tente divulgar mais seus conteúdos para que sejam linkados por sites diferentes, isso ajuda com o Google e melhora seu PageRank.

Compra de links

Não faça! Os sites que mais tem caído nesse update são os que compram links. Se o site é de testes e você acha que vale o risco, tudo bem, mas saiba: assim que o Google descobrir ele será penalizado. A questão aqui não é SE ele vai descobrir, mas QUANDO isso vai acontecer.

Rede de sites

Evite ficar linkando seus sites entre si, fazendo uma rede. Ainda mais se estiverem na mesma conta do Google Analytics ou hospedados no mesmo servidor, usando um mesmo IP. Esse é um dos alvos primários do Pinguim.

Leve o lixo pra fora

Infelizmente nem todo mundo concorre de maneira justa e ética. Já vi vários sites de amigos serem atingidos por pessoas que compraram links para eles em servicos de linkspam e venda de links. Isso pode fazer com que o site perca posições valiosas na busca, e é algo a que todos estamos sujeitos. Por isso, analise com a Ahrefs se o seu site não andou recebendo links de sites estranhos, que podem estar com a reputação “queimada”com o Google. O Google Webmasters tem uma ferramenta onde você pode recusar esses links. Sugiro fazer esta pesquisa.

Conclusão

Se você anda dentro das regras e não tem feito nenhuma prática incorreta, não deve se alarmar com o Pinguim 2.0. Se você está cuidando do seu website e seguindo as boas práticas do Google, não tem com o que se preocupar.

Conta pra gente nos comentários, o Google Pinguim atingiu seu site? Pra pior ou pra melhor?

Referências: Alvaro Moura e Seonomundo

 


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
hospedagem web
Registro de domínio: o que é melhor? .com ou .com.br ?
dofollow links
Linkbuilding: conheça 50 blogs e sites em português com links dofollow nos comentários!
buscadores
Seus artigos não aparecem na primeira pagina do Google?A culpa é sua!
4 Comments
  • 15 15America/Sao_Paulo outubro 15America/Sao_Paulo 2013 at 2013-10-15T14:47:56+00:000000005631201310
    Resposta

    […] mais recentemente, houve 2 novos updates: uma atualização do já conhecido Google Pinguim, e a introdução de um novo algoritmo, o Google Hummingbird. Vamos entender um pouquinho do que se […]

  • 19 19America/Sao_Paulo junho 19America/Sao_Paulo 2013 at 2013-06-19T18:37:48+00:000000004830201306
    Resposta

    […] esse papo, desconfie. Além de em alguns nichos a concorrência ser absurda, após os algoritmos Pinguim e Panda, está cada vez mais instável permanecer no topo das pesquisas. Pode até ser que seu […]

  • Dimas de Oliveira
    8 08America/Sao_Paulo junho 08America/Sao_Paulo 2013 at 2013-06-08T10:51:47+00:000000004730201306
    Resposta

    Gente, por favor,
    Eu fiz parte da Empower e não faço mais, por isso, posso falar da minha experiência. O esquema deles É BOM! Não faço mais por motivos pessoais.
    Outra coisa, eu duvido que as pessoas que estão reclamando que o sistema não funciona, fizeram os compromissos sugeridos pelo tempo sugerido, estes compromissos são ações que se tomadas contribuem na fluidez do sistema e do negócio de cada um. Pode confirmar o que eu estou falando, nenhum deles fez. Quem faz, ganha dinheiro.
    E digo mais, quem faz se não ganhar dinheiro (o que eu não acredito), não viria aqui para reclamar, pois entenderia uma série de coisas.
    E por último uma coisa é simples, não adianta colocar no papel o quanto se gasta com cada coisa e ver se o sistema compensa ou não…a pergunta é, se eu fizer, vou ter sucesso nisso? Eles tem sucesso naquilo que fazem? Mesmo pagando mais, vou ganhar mais dinheiro?
    Do que adianta ser um blogger e mesmo que gere um fluxo gigantesco não ganhar dinheiro com isto (se você quer ganhar dinheiro com o blog).
    Em minha opinião existem pontos positivos e alguns pontos negativos, só que os positivos superam, olhem o todo.

  • 6 06America/Sao_Paulo junho 06America/Sao_Paulo 2013 at 2013-06-06T16:53:25+00:000000002530201306
    Resposta

    […] preocupação constante de blogueiros e webmasters têm sido os updates Pinguim e Panda, mas quem dera se a vida  deles fosse tão fácil para se preocuparem somente com isso. Em […]

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage