SEO

SEO Local para empresas: veja dicas incríveis!

Precisando fazer Seo local para empresas? Mostramos algumas dicas que vão com certeza ajudar seu negócio!

No mundo atual a empresa que ainda não tem sua presença na Internet, seja através de um site, fanpage ou no Google, está literalmente perdendo clientes. Por mais que seu negócio seja “offline” como uma mercearia ou um consultório médico, podemos citar aqui a máxima de que “quem não é visto, não é lembrado” e o que todo empresário ou microempresário mais deseja é ver sua empresa sendo lembrada/solicitada. E isso só é possível com uso de uma boa estratégia de marketing. No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre a importância do SEO para sua empresa e daremos algumas dicas sobre Seo local para pequenas empresas, mostrando como deixar seu site e sua empresa mais próximos do seu público alvo consumidor.

O que é SEO? Como isso ajuda sua empresa?

seo local para pequenas empresas

Embora seja um termo muito familiar para quem já trabalha com agências, sites e blogs, talvez para o empresário que está iniciando no digital, convém explicar: Seo é a sigla para Search engine otimizationque são uma série de otimizações a serem feitas para que os bsucadores como Google, Yahoo e Bing, encontrem seu site. Como o Google aqui no Brasil ainda é dono de mais de 85% do mercado de busca, normalmente ele é o mais focado. Essas técnicas fazem com que se consiga mais visitas para seus projetos que podem resultar em mais orçamentos, mais vendas, enfim, mais negócios para o micro e pequeno empresário. Já há alguns anos, o Google começou a classificar as buscas de acordo com a localidade do usuário, apresentando resultados diferentes de acordo com a cidade/estado que o visitante se encontra. Foi aí que ganhou força o termo SEO local, e mais recentemente, seo local para pequenas empresas.

Imagine um importante evento em Salvador que recebe pessoas de todo o Brasil. É natural pesquisarem “hotéis em Salvador”, e estar nas primeiras posições é crucial para conseguir clientes interessados.Abaixo, vamos dar algumas dicas para voc6e fazer com que sua empresa seja encontrada mais facilmente nos buscadores. Acompanhe conosco.

 

SEO Local para empresas – Dicas importantes

Dê muita atenção ao Google Meu negócio

google seo local

Muita gente costuma confundir as coisas, e acha que para aparecer na listagem do Google Meu Negócio é preciso pagar fortunas,o que é um erro grave. Ele pode ser acessado clicando aqui. Ele é um serviço gratuito que até pouco tempo chamava-se Google Places. Esse é o primeiro passo para colocar a sua empresa no mapa e assim ser inserida nos critérios de buscas específicas — em aspectos geográficos.Algumas dicas para preencher:

-Adicione uma descrição longa e exclusiva formatada corretamente e que inclua links.
-Escolha as categorias corretas para sua empresa.
-Faça o upload do máximo de fotos possível.
-Adicione um número de telefone local à sua listagem.
-Adicione o seu endereço de negócio que é consistente com que em seu site e diretórios locais.
-Carregue uma imagem de perfil de alta resolução e uma foto de capa.
-Adicione seus horários / dias de abertura (se for relevante).
-Obter opiniões reais dos clientes (Nada de pedir pros amigos saírem preenchendo e marcando tudo como ótimo).

Com o preenchimento de todos os dados, principalmente o endereço do empreendimento, sua empresa tem muito mais chances de aparecer. Claro, também é possível anunciar no Adwords e aparecer mais mas isso é assunto para outro artigo.

Na parte descritiva é indicado utilizar as palavras-chaves já empregadas no projeto de SEO do site. Também é válido inserir a logomarca da empresa, fotos dos produtos, endereço telefones, e-mails de contato, horário de funcionamento, dentre outros dados relevantes para o internauta.

Atenção aos buscadores locais

Assim que seu perfil do Google Meu negócio for verificado, você pode criar perfis em outros websites de motor de busca local , tais como:

  • Yahoo local
  • Bing Places
  • Foursquare

Escolha os sites mais populares para o seu público-alvo e aqueles que se encaixam no seu negócio.

SEO Onpage pensado no local

Citar a cidade, endereço, nas descrições e conteúdo ajuda bastante. Durante o planejamento de produção de conteúdo e otimização, vale à pena considerar criar páginas que utilize como palavra-chave os locais do seu empreendimento. Por exemplo, um restaurante em Salvador pode criar uma página com essa palavra-chave, apresentando o restaurante, o cardápio e destacando o endereço do empreendimento. A ideia é não apenas falar do restaurante, mas ajudar o usuário a encontrar o melhor conteúdo, que é o objetivo primordial do google(segundo ele).

Dê atenção a Links e Sinais sociais

redes sociais

Redes sociais como o Facebook, Pinterest, Twitter e Google+, permitem a interação entre os usuários e as empresas; e o Google cada vez mais tem considerado os efeitos dos sinais sociais e o conteúdo relevante deles como fonte para o rankeamento.Além disso, cada perfil em uma dessas redes é uma forma a mais de sua empresa estar presente na vida dos consumidores locais. Mantenha essas informações sempre atualizadas e com informações interessantes.

Conclusão

Além dessas dicas também são válidas as técnicas de SEO que são comuns para todos os sites como linkbuilding, ter um site rápido e coisas do tipo. Hoje em dia podemos observar que as pessoas estão cada vez mais smartphones e isso traz a necessidade de sites responsivos, que oferecem uma experiência boa em dispositivos mobile. É importante lembrar que assim como em qualquer estratégia de marketing digital é necessário trabalhar corretamente o SEO local com paciência para que ele proporcione os resultados esperados.

Bom pessoal, espero que tenham gostado das informações, e que elas ajudem a sua empresa ou projeto a estaem em cada vez mais contatos com seu público, ok?

Se você tiver mais sugestões ou ficou com alguma dúvida no assunto, pode deixar nos comentários!

Referências: Grupo Seo Brasil, Agencia Mestre, Marketingdeconteudo.com , Mzclick


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
dofollow links
Linkbuilding: conheça 50 blogs e sites em português com links dofollow nos comentários!
google trends
Google Trends: veja como conseguir mais visitas em seu site!
google update
Update anti-spam do Google: entenda do que se trata!
2 Comments
  • 1 01America/Sao_Paulo março 01America/Sao_Paulo 2017 at 2017-03-01T18:30:54+00:000000005431201703
    Resposta

    Adorei o site, muito interessante mesmo, aprendi várias coisas que eu nunca
    tinha visto em nenhum outro lugar. Parabéns!
    Continuem postando esses artigos que ajudam muito a todos que querem aprender
    mais. Obrigado.

  • 15 15America/Sao_Paulo fevereiro 15America/Sao_Paulo 2017 at 2017-02-15T09:32:59+00:000000005928201702
    Resposta

    SEO Local sempre bem-vinda essa estratégia para pequenos clientes.
    Recomento que façam o cadastro em sites locais como GuiaMais, Apontador, EncontraBrasil, Yelp, Kekanto, etc..

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage