Otimização de Sites

SEO: otimizar artigos antigos pode aumentar suas visitas!

Está difícil competir nas buscas com seus concorrentes? Que tal otimizar seus artigos? Mostramos tudo que você pode fazer para melhorar suas visitas orgânicas, somente otimizando artigos já publicados.

O objetivo principal de quem estuda SEO é fazer com que seu site tenha mais visitas vindas dos buscadores, como Google e Bing. Mas enquanto muita gente perde o tempo em estratégias de link building e até de black hat , poderia ter resultados melhores apenas dando atenção ao seus artigos já publicados. Mesmo que o link building seja um fator muito importante ele não pode e nem deve ser seu único foco de atenção. Já aprendi por experiências próprias e também com relatos de amigos que otimizar artigos que já estão em nosso site pode trazer resultados muito mais efetivos. Vou explicar como.

otimizar site

Como otimizar seus artigos mais antigos?

Se você nem faz ideia de como começar, que tal partirmos desse ponto? O ideal seria otimizar todo os artigos do site, mas todos nós sabemos que nem sempre há tempo disponível. É preciso escolher alguns.

Quais artigos otimizar?

Uma boa ferramenta para responder a essa pergunta é usar o Google Analytics. Acesse o Analytics e escolha uma terça-feira qualquer, de 8 meses atrás por exemplo.Veja quais são as 10 páginas mais visitadas. Agora faça o mesmo com os dados do dia de ontem. Você verá que muitas das páginas que estiveram nas top 10 visitadas, hoje nem aparecem na lista. Verifique quais são essas páginas e escolha esses textos para reescrever. Se um dia já indexaram bem, com um pouco de trabalho e otimização podem vir a indexar bem novamente, trazendo excelentes visitas.

Reescreva seus textos

Escolhidos os artigos, é importante reler cada texto com atenção. Verifique se o texto não está muito curto ou se você não abusou do “control c” de outros sites. Algoritmos como o Google Panda surgiram justamente para coibir a cópia de conteúdo. Retire essas partes que você usou como “referência”. Ainda que você tenha dado os créditos ao fim do texto, o plágio não é uma boa prática. Além de anti-ético pode lhe trazer graves problemas. Reescreva essas partes, adicione mais imagens no artigo, se possível adicione um vídeo, enriqueça o conteúdo. Acerte também trechos que não parecem tão claros para a leitura.

Linke os artigos novos e vice-versa

Reveja os links que tem a ver com o assunto do post antigo. Isso interliga novos conteúdos e ajuda a manter seu usuário em seu site navegando e conhecendo seus textos. E não só isso, ele gera mais visualizações! Para quem usa AdSense, fazer o usuário ver novos anúncios aumenta a chance de clique em algum deles. Outro fator importante para que você linke seus artigos é que o Google gosta bastante de artigos em que o link interno é bem feita. Isso ajuda e muito a conseguir subir nas buscas.

Redes Sociais

Após otimizar seus artigos e os links internos, aproveite e divulgue-os nas redes sociais. Isso chama atenção para conteúdos que estavam abandonados e pode fazer com que voltem a receber links e indicações de usuários, além das visitas diretas vindas dessas redes.

Conclusão

Otimizar artigos antigos é algo que dá trabalho, não há como dizer o contrário. Mas afirmo com convicção: já saí do final da segunda página direto para a quarta posição em um artigo. Isso pra não falar de outros que pularam da terceira ou quarta página para a primeira. Tenho muitos amigos que já fizeram a mesma coisa e obtiveram bons resultados. Espero ter ajudado nesse quesito e espero que vocês compartilhem conosco suas experiências quando otimizarem seus artigos, ok?

Dúvidas e sugestões de novos artigos é só deixar nos comentários!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
Não me faça pensar! Conheça um dos melhores livros para blogueiros e webmasters!
wordpress joomla drupal
WordPress, Joomla ou Drupal: qual o melhor CMS pro seu site?
mais rapido
Seu site está lento? Veja novas dicas para deixar ele mais rápido!
2 Comments
  • Felipe de Souza
    11 11America/Sao_Paulo junho 11America/Sao_Paulo 2013 at 2013-06-11T12:18:01+00:000000000130201306
    Resposta

    Olá Almy!

    Bacana teu texto e teu site – que tá cada vez melhor!

    Bem, ouvi dizer também que é melhor textos maiores…
    No começo de meu site escrevia artigos menores e ligados entre si para ter mais visualizações. Seria recomendável unir vários pequenos artigos em um e dar redirect?

    Valeu!

  • 5 05America/Sao_Paulo maio 05America/Sao_Paulo 2013 at 2013-05-05T19:21:38+00:000000003831201305
    Resposta

    Olá Almy, muito boa sua dica!

    Eu recentemente fiz isso, apesar de ainda ter poucos artigos e deu certo, já estou bem colocado no ranking. Recomendo a todos a fazer essas revisões nos posts.

    Grande abraço e sucesso!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage