SEO

Update anti-spam do Google: entenda do que se trata!

Novo update anti-spam do Google está em curso desde sexta-feira passada e só deve terminar em 2 semanas.

O Google anda fazendo tantos updates em seus algoritmos de busca que os webmasters e blogueiros já estão cansados de tentar entender o motivo das quedas nas buscas. Já tivemos updates recentes do Google Panda e Google Pinguim, e agora temos em curso um novo update anti-spam, que inclusive já afetou muita gente. Já observei flutuações em 2 sites meus, porém positivas. Vou explicar um pouco do que se trata esse novo update e até quando será executado, pois, de acordo com Matt Cutts, do time do Google, ele deve durar semanas.

google update

Google Zoo: Pinguim, Matt Cutts e Panda

O que é o update anti-spam do Google?

Também conhecido como Payday loans Algorithm, esse update do Google visa eliminar das buscas empresas que abusam de spam para aparecer nas serps. Esse título é justamente umas das pesquisas que mais possuem spam e já foi usada por Matt Cutts como exemplo. A ideia é evitar que os resultados contenham apenas spams agressivos de empresas que provavelmente fizeram Black hat SEO para estarem ali. Obviamente, nem sempre esses updates acertam o alvo, como vários webmasters relatam em fóruns americanos. Além da key acima, algumas keywords de remédios, produtos e sites adultos também estão na mira.

Uma característica interessante desse novo update é que ele não irá durar somente 3 ou 4 dias, e sim semanas. De acordo com Cutts, trata-se de um update multi-semanal, indo desde sexta passada até a semana após o 4 de julho. Espera-se que realmente ele funcione a contento, mas como já ocorreu com o Pinguin e o Panda, muitos webmasters estão com medo.

Conclusão

Vamos aguardar para ver o que ocorre até o fim deste novo update. E vocês, caros amigos blogueiros e webmasters, já sentiram alguma diferença no ranking? O site de algum de vocês foi afetado? Contem pra gente nos comentários!

Fonte: Search Engine Land  e Seo profiler


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
duvidas
Otimização: links repetidos no site atrapalham a SEO?
google analytics
Google Analytics: aprenda a interpretar e fazer bom uso das suas informações! – Parte 2
hospedagem web
Registro de domínio: o que é melhor? .com ou .com.br ?
4 Comments
  • 4 04America/Sao_Paulo maio 04America/Sao_Paulo 2015 at 2015-05-04T19:32:59+00:000000005931201505
    Resposta

    Olá, Parabéns pelo post!!! Gostei muito de seus artigos. Sempre leio

    • admin
      8 08America/Sao_Paulo maio 08America/Sao_Paulo 2015 at 2015-05-08T12:13:49+00:000000004931201505
      Resposta

      Obrigado Luana! Breve novidades aqui!

  • 16 16America/Sao_Paulo julho 16America/Sao_Paulo 2013 at 2013-07-16T14:47:54+00:000000005431201307
    Resposta

    Os updates do Google só me jogaram pra baixo (pelo menos um) apesar de não conseguir imaginar o que fiz de errado. Por mais que se tente não se abater isso acaba acontecendo, principalmente quando você não anda praticando spam ou Black hat SEO.

  • 3 03America/Sao_Paulo julho 03America/Sao_Paulo 2013 at 2013-07-03T23:30:26+00:000000002631201307
    Resposta

    SEO vai muito além das meta-keywords! Há muito tempo, o Google utilizava esse recurso para definir o conteúdo das páginas. Isso fez com que muitas pessoas colocassem palavras com alto volume de buscas em páginas sem nenhuma relação com essas.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage