Hospedagem de Sites

Vírus e Malware: seu site está mesmo seguro?

Veja nossas dicas de ferramentas para combater vírus e malware e veja se seu site está infectado. Confira!

Administrar um site nem sempre é uma tarefa fácil. Além de ser difícil monetizar, arranjar anunciantes e escrever artigos, blogueiros e webmasters ainda tem que se virar com um problema bem chato e bastante perigoso: o ataque de vírus e malwares. Muitas vezes, por falta de domínio dessa parte técnica, sites e blogs acabam enfrentando problemas: saem do ar, caem a  todo instante e em alguns casos, podem até ser expulsos da empresa de hospedagem. Isso sem comentar o prejuízo de ir parar em listas negras de spams, o que pode ocasionar até em punições pelo Google, o que faria visitas caírem bastante. Pois bem, indo para a parte prática, vamos explicar um pouco o que são os malwares e vírus, e mostrar algumas ferramentas interessantes para se proteger e identificar a presença deles.

malware

O que são os vírus?

Os vírus de sites não tem muita diferença para os que vemos por aí em computadores normais. Bagunçam arquivos, destroem dados e por aí vai. Embora a maioria dos servidores rodem Linux, muitos vírus acabam se propagando por meio de scripts maliciosos, trazendo uma série de prejuízos para os webmasters.

“Um vírus de computador é um software malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.”  (Wikipedia rules!)

O que é o malware?

O termo malware é proveniente do inglês malicious software. É um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, wormstrojan horses (cavalos de tróia) e spywares são considerados malware.

Os motivos principais para uma provável invasão:

  • Senhas fracas
  • Gerenciadores de conteúdo desatualizados
  • Scripts desatualizados
  • Uso de scripts de terceiros

Já fui vítima de malware devido não ter atualizado o WordPress, já que meu tema estava tendo problemas com uma nova versão. Mas veja o que pode ser feito:

Ferramentas para combater vírus e malware

Separei algumas que já usei e recomendo.

Sucuri.Net – Esse site é cobra! (hehehe) . O sucuri.net, além de verificar por malwares, checa se seu site está em alguma lista negra (blacklist) do Google, Bing ou de algum fabricante de antivírus. Assim você tem certeza se está perdendo visitantes devido a alarmes falsos. Caso realmente haja problemas, também acaba sendo avisado.

McAfee SiteAdvisor – ele faz uma varredura completa para verificar a presença de arquivos maliciosos e que podem trazer danos ao seu site. Além de online é gratuito.

Norton Safe Web – Funciona de forma parecida com o sistema da Mcafee, mas é sempre bom ter uma segunda opinião, não é verdade?

Acione o suporte

Ao perceber qualquer comportamento estranho no seu site, o primeiro passo é acionar o suporte da sua hospedagem, fazendo com que assim eles possam intervir de forma mais enérgica. Eles podem verificar onde houve o problema e como corrigir da melhor forma possível. Se você já fez os testes acima, compartilhe esses dados com eles!

Retirando o aviso de malware do Google

Sim, seus visitantes podem ser avisados pelo Google, seja no Chrome ou no Firefox, de que há problemas em seu site, mesmo se ele já tiver sido limpo. Assim, os passos abaixo devem ser seguidos para que o Google analise e pare de alarmar seus visitantes.

Para solicitar a análise:
1. Acesse a página inicial das Ferramentas do Google para webmasters e selecione o blog que deseja que seja analisado.
2. Clique em “Diagnósticos” e clique em “malware”.
3. Clique em “Solicitar uma análise”.

Entre com um pedido de reconsideração do seu blog através da Ferramentas do Google para webmasters com a sua Conta do Google: https://www.google.com/webmasters/tools/reconsideration

Conclusão

Espero ter colaborado com alguma luz sobre esse assunto que tira o sono de webmasters e blogueiros. Dúvidas e sugestões usem os comentários, ok?

Referências: Blogosfera Legal , Wikipedia e Webinsider


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
hostgator brasil
Hospedagem de sites com qualidade e pagando pouco? Conheça os serviços da HostGator!
Vantagens do servidor dedicado para seu site
hospedagem web
Registro de domínio: o que é melhor? .com ou .com.br ?
2 Comments
  • 23 23America/Sao_Paulo fevereiro 23America/Sao_Paulo 2014 at 2014-02-23T17:41:50+00:000000005028201402
    Resposta

    Analisei o meu blog e nenhum vírus detetado. Bom artigo. Abraço.

  • Sissym
    5 05America/Sao_Paulo dezembro 05America/Sao_Paulo 2013 at 2013-12-05T17:04:47+00:000000004731201312
    Resposta

    Olá,

    foi uma das melhores ajudas que recebi, está salvo, além de tirar dúvidas, tambem ensina.
    Eu tive problemas algumas vezes com blogs-amigos que foram infectados e ficava muito enrolada.

    Aproveito desde já para lhe desejar um Feliz Natal e 2014!
    Bjs

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage