Wordpress

WordPress 3.2: veja o que muda com a nova versão

Veja o que mudou, e se já vale a pena atualizar seu wordpress para a nova versão.

wordpress novo
Quem tem um site na plataforma WordPress já deve ter visto em seu painel que a nova versão 3.2 já está disponível desde o último dia 4. Mas, afinal, o que realmente mudou nessa nova versão? Será que vale a pena atualizar? Será que não ocorrerão bugs? São essas questões que tentaremos responder aqui.

Requisitos e exigências

É importante que você saiba que o novo WordPress exige a versão 5.2.4 (ou superior) do PHP e suporte a  banco de dados MySQL 5.0.15 (ou superior). Então, tome bastante cuidado antes de atualizar. Verifique com sua hospedagem se eles estão atualizados.

Outro fator a se considerar: É altamente recomendado que você faça um backup completo de seu banco de dados antes de atualizar seu blog. Caso haja algum problema na atualização pode-se retornar ao estado anterior.

Instalando a nova versão

Se você ainda tem dúvidas quanto a erros que podem ocorrer na nova versão existe um plugin chamado Healt Check que verifica se está tudo bem com seu WordPress, e se você pode instalar a nova versão sem problemas. Ele pode ser baixado aqui.

Instalar a nova versão é bem simples. Ela já está disponível através do atualizador automático integrado no painel administrativo do seu blog WordPress. Basta pressionar o botão <Por favor, atualize agora> que se encontra no topo da interface de seu blog. Normalmente o WordPress avisa se algum problema ocorrer, mas é bom acessar o seu site e ver se todos os plugins estão funcionando perfeitamente, sem erros.

Novidades

A principal mudança, de acordo com os desenvolvedores, é a velocidade. A promessa é uma interface mais rápida e inteligente já que a barra irá reunir os recursos mais utilizados para facilitar o acesso do usuário. Outra novidade é o novo modo de edição em tela cheia, que foi completamente reformulado para criar um ambiente de escrita isento de distrações. Clique no botão <full-screen> do seu editor de artigos, e seus conteúdos poderão ser editados no novo modo tela cheia. Esse novo modo inclui botões de formatação básicos no topo. Assim que você começar a escrever, as barras de ferramentas desaparecem e somente o bloco de texto fica visível, permitindo foco total no seu conteúdo. Ela esconde até mesmo as informações do navegador. As ferramentas de edição básicas podem ser exibidas levando o mouse à porção superior da tela.

Outro ponto importante é que o WordPress abandonou o suporte ao Internet Explorer 6. Mais um motivo para que as pessoas deixem de usar um navegador tão defasado e cheio de problemas. Segundo o time do WordPress, as mais de 400 melhorias foram possíveis ao deixar de lado suporte ao IE 6, PHP 4 e às antigas versões de MySQL. Como a nova versão só altera arquivos modificados, o processo de atualização deve ser muito mais ágil que o das versões anteriores.

Há ainda um vídeo sobre ele, que pode ser visto aqui:

E você? Já testou a nova versão? Conta pra gente se teve algum problema ou se correu tudo bem aí!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
plugin comentarios wordpress
Plugins WordPress: qual o melhor plugin para comentários?
wordpress novo
Dicas: como deixar seu blog WordPress mais leve!
wordpress 3.6
WordPress 3.6: as novidades da nova versão do WordPress!
2 Comments
  • 7 07America/Sao_Paulo janeiro 07America/Sao_Paulo 2015 at 2015-01-07T06:09:29+00:000000002931201501
    Resposta

    Great info you post on your blog, i have shared this post on my facebook

  • 11 11America/Sao_Paulo agosto 11America/Sao_Paulo 2014 at 2014-08-11T12:32:33+00:000000003331201408
    Resposta

    I see you share interesting content here, you can earn some additional cash,
    your blog has big potential, for the monetizing method, just search in google – K2 advices how to monetize a website

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage