Wordpress

WordPress x Blogger: qual a melhor plataforma pro seu blog?

WordPress x Blogger: de forma rápida e descomplicada a gente te ajuda a escolher qual deles é o mais adequado pro seu projeto.wordpress x blogger
Quando um blogueiro decide montar seu blog na Web sempre fica em dúvida sobre qual plataforma escolher pois, normalmente, quem começa não tem muito conhecimento sobre ferramentas de publicação, SEO e outros termos que parecem grego aos olhos de um iniciante. Pensando nessas pessoas, resolvi juntar os pontos positivos e negativos relacionados as duas ferramentas mais conhecidas e utilizadas por blogueiros em geral.Veja quem se sai melhor na disputa wordpress x blogger.

Blogger (Blogspot):

O Blogger, costuma ser o preferido dos iniciantes, devido a sua interface bastente intuitiva, e somado ao fato de ser gratuita a criação de um Blog.Além disso, é um dos pioneiros na internet a oferecer este serviço.

-Pontos positivos:


É versátil e possui ferramentas muito boas com widgets editáveis. Também é possível inserir separadamente o código de HTML e JavaScript ou até mesmo flash, mantendo a integridade da página. Também podemos destacar a praticidade do arquivamento do histórico do arquivo, que pode colocar em modo hierárquico. Também pode-se editar o HTML da página, permitindo a total liberdade de edição de layouts. Além disso, ele se integra aos diversos serviços do Google, como o PicasaWeb, para o armazenamento de fotos.

Pontos negativos:

O suporte multi-página só é restrito a postagens, e não é possível criar páginas extras do tipo “sobre mim” ou “outras informações” e não possui a ferramenta de importação de postagens, o que torna a migração bastante massiva.Além disso,costuma nao indexar tào bem nos buscadores como o WordPress.A falta de plugins , que so existem no wordpress, também é um fator negativo grave, que faz com que muitos blogueiros tenham fugido para o wordpress.

WordPress:

Primeiramente, é importante separar as coisas.Existe atualmente o wordpress.com, que é uma plataforma para blogueiros iniciantes, onde um plano básico é de graça, mas há uma limitação no que você pode fazer em seu blog.Se quer recursos mais avançados, tem de assinar um plano que é cobrado anualmente.Já o WordPress.org, é o sistema do WordPress, que você instala no seu domínio, e tudo fica por sua responsabilidade,como hospedagem,configuração, plugins e etc.Porém, obviamente, voce tem possibilidades infitas de customização de tudo.

-Pontos positivos:

Possui o grande diferencial em ter suporte multi-pagina, permitindo que crie páginas extras além das postagens, além de ter a maior variedade de ferramentas para o blog, com o uso de plugins, existem mais de 3 mil, com funcões variadas, que vào desde otimizar o SEO da sua página, até transformar seu blog em uma loja virtual.Além disso, para quem já tem conhecimento, as possibilidades da ferramenta são quase infintas, no que diz respeito a otimização do seu site.

Pontos negativos:

Mesmo que você já tenha certo conhecimento de internet, terá que perder um tempinho aprendendo sobre a ferramenta até pegar o jeito.Além disso, terá de se preocupar com os custos de hospedagem do site, bem como o registro do domínio.Se seu blog crescer demais, terá que se preocupar também em encontrar uma hospedagem que aguente o tráfego que seu blog gera, ou terá de investir em um servidor dedicado.

Conclusão

Embora você provavelmente esteja esperando uma resposta mais simple, do tipo:use esse, ou use aquele, o fato é que não há como dizer qual sistema é melhor.Isso depende muito do foco de cada escritor. Pra quem encara o blog como hobby, o Blogger é mais do que suficiente. Agora se é coisa é feita com um pouco mais de profissionalismo e existe uma preocupação com SEO, ganhar dinheiro com o blog e web analytics com certeza o WordPress é a melhor opção.

Isso não significa que o Blogger não pode ser usado profissionalmente, mas é que no WordPress as coisas são feitas com muito mais facilidade. Você pode definir parâmetros exclusivos pra cada post, criar páginas fixas, contar com uma documentação online completíssima e uma biblioteca com mais de 3mil plugins.

E então? Tem uma opinião mais formada agora? Espero ter ajudado!

Fonte:Ferramentasblog e Como viveremos


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
wordpress plugins
WordPress: conheça 2 excelentes plugins para formulário de contato!
ladrao virtual
Dica: como evitar o hotlink – o roubo de imagens e de banda do seu site!
wordpress segurança
WordPress:aprenda a deixar seu blog ou site mais seguro!
6 Comments
  • admin
    28 28America/Sao_Paulo janeiro 28America/Sao_Paulo 2013 at 2013-01-28T12:20:49+00:000000004931201301
    Resposta

    Olá Erick,

    Bom, os amigos do wptotal já fizeram um tutorial bem bacana aqui ó
    http://www.wptotal.com/como-instalar-wordpress/

  • Erick
    28 28America/Sao_Paulo janeiro 28America/Sao_Paulo 2013 at 2013-01-28T12:04:26+00:000000002631201301
    Resposta

    Legal, vou usar o WordPress no meu site de relacionamento para deixar os meus usuários ligados sobre as novidades. Você sabe me dizer se é dificil instalar? Eu não manjo muito de frameworks, seria uma grande ajuda se vc respondesse ou me desse uma base(informasse algum ponto de partida) sobre a instalação e configuração. O meu servidor é apache, scripts em PHP e o banco de dados é MySQL. Abraços.

  • 13 13America/Sao_Paulo novembro 13America/Sao_Paulo 2011 at 2011-11-13T15:41:04+00:000000000430201111
    Resposta

    […] WordPress x Blogger: qual a melhor plataforma pro seu blog? […]

  • 3 03America/Sao_Paulo outubro 03America/Sao_Paulo 2011 at 2011-10-03T05:57:19+00:000000001931201110
    Resposta

    Cara, mto boa a iniciativa de comentar as duas plataformas para blog.
    Porém é importante ressaltar que o blogger deu uma enorme “turbinada” no sistema em 2010 e continua fazendo.
    Todo o que vc citou como “pontos negativos” não condiz mais com a realidade. É possível importar e exportar, criar quantas paginas quiser (pode ver no meu blog), indexa muito bem e a própria google tem criado diversos plugins que por si só satisfazem, mas tem mtos outros.
    Eu tive um blog WordPress, mas agora com tanta praticidade no blogger, migrei de vez…

    Desculpa a critica, blz? 🙂
    abraço

    • admin
      3 03America/Sao_Paulo outubro 03America/Sao_Paulo 2011 at 2011-10-03T12:13:15+00:000000001531201110
      Resposta

      Críticas são sempre bem vindas, ainda mais construtivas como essa! Você tem razão, em breve farei uma versão mais atualizada desse post, fique ligado na gente!

  • 29 29America/Sao_Paulo julho 29America/Sao_Paulo 2011 at 2011-07-29T23:46:53+00:000000005331201107
    Resposta

    […] Entenda porque a maioria dos blogueiros não ganha dinheiro com seus blogs! • WordPress x Blogger: qual a melhor plataforma pro seu blog? • Redes sociais: porque é importante criar um perfil do seu site em cada uma delas. • SEO: […]

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage