Divulgação de Sites

Youtube: como ajudar seu site a crescer?

Veja como o Youtube pode ajudar a promover seu site e até ser uma fonte de renda a mais.

youtube

Youtube - aprenda a tirar proveito dele!

O Youtube é o mais famoso site de compartilhamento de vídeos da atualidade e referência de muita gente na hora de divulgar vídeos ou de procurar por clipes musicais, vídeo-aulas ou vídeos engraçados. Uma ferramenta tão poderosa como essa muitas vezes passa despercebida por blogueiros e donos de site por aí. Vou falar um pouco sobre como usar o Youtube para promover seu site ou blog e até mesmo como transformá-lo em uma fonte de renda a mais para seu projeto. Vamos lá?

Promovendo seu site no Youtube

Existem algumas maneiras básicas de tirar proveito do Youtube na promoção de seu site ou blog:

– Vídeo-aulas: Se o nicho do seu site permite e tem espaço para isso, vídeo-aulas gravadas por você, tornando mais claros os assuntos do seu blog, ou mesmo respondendo a dúvidas dos leitores, podem ser um excelente investimento. Além de ganhar divulgação, uma vez que pode aparecer como vídeo relacionado em outros canais, aproxima você do seu público. Muitos blogueiros famosos usam desse expediente com sucesso.

– Vídeos engraçados:  Você pode fazer uma coletânea de vídeos engraçados ou de conteúdos divertidos, se for o nicho do seu site, desde que obviamente o conteúdo não esteja protegido por direitos autorais, ou se for o caso, que você tenha os direitos do mesmo, para evitar do vídeo ser retirado do ar.

– Vídeos de opinião: existem muitos blogueiros de vídeos por aí, os chamados vloggers, como por exemplo Felipe Neto, PC Siqueira, Camila Uckers, entre outros. Embora eu particularmente não tenha muita paciência de assistir, não dá pra negar que há muito público para isso, e que eles possuem muitos fãs. Dois deles tem, hoje, até programa de tv. Se você acha que cabe fazer isso em seu blog/site, pode ajudar bastente sua divulgação.

Hoje em dia existem muitas ferramentas de vídeo fáceis de mexer, muitas delas gratuitas, o que torna mais fácil gravar e editar seus próprios vídeos. Mesmo o simplório Windows Movie Maker que vem no Windows já permite brincar bastante e publicar vídeos com certa qualidade.

Ganhando dinheiro com o Youtube

Muitos vloggers famosos ganham uma boa grana com o programa de parcerias no Youtube. Antigamente era preciso ter muitas visualizações e esperar o convite do Youtube. Hoje, se você já possui uma conta no Google AdSense basta fazer seu cadastro aqui e depois integrar as contas. Obviamente é preciso ter visualizações legais para fazer dinheiro e nem todo conteúdo é permitdo, principalmente por causa de direitos autorais. Porém, se você mesmo está gravando seus vídeos, não há problema.

O grande desafio é conseguir audiência. Seu conteúdo tem de ter qualidade ou ser ruim o suficiente para chamar atenção 🙂

Conclusão

Se você é um blogueiro ou webmaster, será que não está na hora de aproveitar o potencial do Youtube? Comece agora mesmo!

Qualquer dúvida ou sugestão deixe pra gente nos comentários!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
redes sociais
Redes Sociais: entenda por que é importante criar o perfil do seu site!
olx desapega
Seu notebook ou PC não dão mais conta do Trabalho? Desapega!
visitas do google
Google: como depender menos das visitas dele?
3 Comments
  • 9 09America/Sao_Paulo novembro 09America/Sao_Paulo 2012 at 2012-11-09T00:07:22+00:000000002230201211
    Resposta

    Na área de jogos não tem melhor.

  • 10 10America/Sao_Paulo julho 10America/Sao_Paulo 2012 at 2012-07-10T03:31:27+00:000000002731201207
    Resposta

    Mestre, essa é, sem dúvidas, uma ótima forma de ajudar o site e a lista de e-mail crescer.

    Principalmente com vídeo aulas ou opiniões sobre produtos.

    Abração.

  • 9 09America/Sao_Paulo julho 09America/Sao_Paulo 2012 at 2012-07-09T10:54:34+00:000000003431201207
    Resposta

    Olá Almy,

    Muito boas as ideias presentes no seu artigo! Acredito que os vídeos tem um alto poder para aumentar o tráfego dos blogs. Uma grande parcela das pessoas preferem ver do que ler o conteúdo.

    Em tutoriais um conteúdo com muitas imagens até ajuda, mas muitas vezes não é o suficientemente claro quanto um vídeo.

    Para aumentar ainda mais as visitas, é interessante que o vídeo esteja bem otimizado, para aparecer nas buscas, neste caso tem um artigo que vi estes dias neste link -> http://www.domicioneto.com/smo/smo-como-otimizar-video-no-youtube-e-rankear-bem/

    O cara explica muito bem, com apresentação de alguns resultados inclusive, como otimizar vídeos do Youtube, para aparecer bem nas buscas.

    Abraço!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage