Divulgação de Sites Produtividade e Organização

10 super dicas para quem quer começar um blog!

Trouxemos dicas super úteis para o blogueiro iniciante começar um blog com o pé direito!

layout pra site

1. Tenha seu objetivo em mente!

Não ter um objetivo é como tentar ganhar uma corrida que não se sabe onde fica a linha de chegada. Ainda que seu blog seja só um hobby ou um passatempo, tenho um objetivo definido. “Meu objetivo é escrever textos para os amigos lerem”, “meu objetivo é vender produtos”, “meu objetivo é gerar conteúdo e ganhar dinheiro”. Tanto faz, mas defina seu objetivo. Com um objetivo em mente é muito mais fácil saber se ele está sendo atingindo ou não :o)

2. Aprenda a medir suas visitas
 É super importante saber quantas pessoas visitam seu site e de onde elas estão vindo, quanto tempo ficam em seu site e qual assunto está agradando mais. Particularmente, recomendo o uso do Google Analytics, que citei no post Google Analytics: aprenda a interpretar e fazer bom uso das suas informações! – Parte 1

3. Elabore uma rotina de postagem

Não há nada mais chato do que entrar em um site achando que ele foi atualizado e não ter nada pra ler. Tenha uma rotina de publicação! Tem pouco tempo e não pode postar todo dia? Que tal postar só 3 vezes por semana, mas conteúdo de qualidade? Seu usuário irá perceber sua frequência e passará a te visitar regularmente atrás de novidades. O Paulo Faustino do Escola Dinheiro recentemente tratou desse assunto.

4. Botões para as redes sociais

Se você quer seu site bem conhecido na rede é impossível ignorar o fenômeno das redes sociais. Facilite ao máximo para que seu usuário consiga compartilhar seus conteúdos sem esforço. Assim pode-se ganhar visitas sem muito esforço. Se você usa WordPress o post WordPress: conheça os melhores plugins para compartilhar posts nas redes sociais!  pode ajudar.

5. Divulgue fora da internet

email

Seu blog está na Internet, mas isso não significa que ele deve se restringir a ela. Crie adesivos, cartões de visita, espalhe sua mensagem! Você estará na frente de centenas de blogueiros que não fazem isso! Aproveite o assunto e confira o post Divulgação: faça seu site existir fora da Internet!

6. Divulgue nas redes sociais

Além de colocar botões das redes em seu blog é importante ir até elas e divulgar seus conteúdos. Apenas tenha o cuidado de não exagerar e se tornar um spammer, ou cometer erros que possam “queimar” sua imagem ao invés de ajudar.Veja mais dicas sobre isso no post Redes sociais: 10 erros para não cometer com o perfil do seu site! que tem dicas que certamente vão ajudar.

7. Crie uma caixa de curtir do Facebook

Se você quer aproveitar todo  potencial da rede mais famosa da atualidade é super importante criar sua página no Facebook e em seguida colocar uma caixa de curtir em seu site. Ensinei a fazer as duas coisas nos posts Divulgação: aprenda a criar uma página do Facebook para seu site! e Facebook: aprenda a colocar uma caixa de curtir no seu site!

8. Estude SEO

SEO, ou search engine optimization é a arte de fazer seu site ser encontrado por buscadores como o Google e Yahoo. Se você ainda não entende o valor extremo do SEO para o seu projeto, sugiro a leitura do post SEO: por que é importante estudar esse assunto?

9. Envie seus posts para agregadores

No post Agregadores de blogs: vale a pena enviar seus posts para eles? você aprende que os agregadores podem ser uma mão na roda para quem está começando. Apesar do trabalho que dá criar links neles, podem ser uma excelente opção para divulgar seus posts e conseguir visitas sem investir dinheiro.

10. Guest Posts

Quando se começa um blog e ninguém te conhece ou conhece o seu trabalho, é super importante aparecer. Uma das melhores formas de fazer isso é escrevendo um guest post onde aparecem seu nome e link em algum blog mais famoso e mais bem visitado. Aprenda a respeito no post Oportunidade: estamos abertos a guest posters! Estamos abertos a colaboradores!

E você caro(a) leitor(a)? Quais dessas dicas já usa em seu dia a dia em seus blogs? Tem outras novas para a gente? Sugira aí nos comentários e quem sabe a gente não faz uma parte 2 desse post?


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
Confira 7 dicas para seus sites bombarem em 2014!
agregadores
Dicas:como fazer seus posts serem aprovados e publicados nos agregadores!
concorrencia internet
Atenção Blogueiros e Webmasters! Vocês conhecem seus concorrentes?
9 Comments
  • 6 06America/Sao_Paulo setembro 06America/Sao_Paulo 2014 at 19:47
    Resposta

    Howdy! I know this is kind of off topic but
    I was wondering which blog platform are you using for this website?
    I’m getting sick and tired of WordPress because I’ve had issues with
    hackers and I’m looking at options for another platform.
    I would be great if you could point me in the direction of a good platform.

  • 12 12America/Sao_Paulo julho 12America/Sao_Paulo 2012 at 13:05
    Resposta

    Excelentes dicas, eu estou começando agora e espera que meu blog faça muito sucesso!

  • Rita
    27 27America/Sao_Paulo abril 27America/Sao_Paulo 2012 at 22:21
    Resposta

    Olá, estou com um grande problema será que pode me ajudar? Moro na Austrália e gostaria de fazer um blog em inglês para divulgar o meu conhecimento em processode fabricação. Porém não sei se escolho o wordpress ou blogger, depois que li seus cometários estou querendo fazer em wordpress, mas posso começar com a versão gratuita e depois migrar para outra versão? Além disso, conheço a ferramenta google analytics, mas não sei como colocá-la no site, consigo eu fazer isso só com as dicas encontradas na internet, pois não conheço ninguém que possa me ajudar nesse início, e pagar está fora dos meus planos inicialmente, pois gastei muito para vir para cá, e ainda não tenho um emprego que me remure adequandamente. Enfim, o que vc me recomenda? obrigada.

  • 14 14America/Sao_Paulo março 14America/Sao_Paulo 2012 at 09:14
    Resposta

    Boas dicas, uma que chamou muita a minhã atenção foi a dos adesivos e cartões.
    Estou com novos projetos paralelos e dependentes do meu blog, coisas como gravações, divulgação de artistas, serviços de áudio e etc.
    Acho que será uma boa começar com esse tipo de divulgação, Obrigado pela dica!!

  • 8 08America/Sao_Paulo fevereiro 08America/Sao_Paulo 2012 at 09:50
    Resposta

    Eu simplesmente amei o seu siite, um dos poucos com dicas extremamentes úteis e que se seguidas proporcionam mudanças extremas!
    Parabens pelo seu projeto, são pessoas como vc, que passam credibilidade e verdade que merecem ser seguidas e divulgadas!
    Att Ivana
    web site : http://www.superluxo.com.br
    email: [email protected]

  • celestino silverio
    4 04America/Sao_Paulo fevereiro 04America/Sao_Paulo 2012 at 18:20
    Resposta

    olá a todos eu criei um blog e ñ consigo publicar e nem apaprece na google, mais o blog foi criado com sucesso… alguem pode me ajudar a resolver o meu problema..o nome do blog é celestino silverio.. só posso localizar no google reader … please help me…um grande abraço

  • 12 12America/Sao_Paulo janeiro 12America/Sao_Paulo 2012 at 14:08
    Resposta

    Todos os pontos que você citou são realmente importantes, mas de todos eu acho que se deve dar especial atenção ao 1º – o objetivo.

    Ter o objetivo bem definido é absolutamente essencial para o sucesso de um blog (e de outras coisas na vida também …)

  • 12 12America/Sao_Paulo janeiro 12America/Sao_Paulo 2012 at 00:10
    Resposta

    Excelente artigo Almy, procuro investir em todas as dicas citadas por você. Além destas podemos citar também a PACIÊNCIA, pois nada na internet tem resultado instantâneo, é preciso trabalhar duro para colher os resultados.

  • 11 11America/Sao_Paulo janeiro 11America/Sao_Paulo 2012 at 20:06
    Resposta

    Excelentes dicas para quem está começando. Quando iniciei meu blog não tinha nenhuma base e talvez por isso ele não está tão avançado como poderia.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage