Produtividade e Organização

5 DICAS PARA MELHORAR O CONTEÚDO DO SEU BLOG

O artigo de hoje é um guest post de henrique Fogli.

 

Esse post é dedicado a todos os blogueiros que procuram maneiras de inovar o conteúdo do seu blog, trazendo mais visitantes às suas páginas. Muitas vezes, no decorrer da vida de um blog, ficamos sem ideias ou sem tempo para criar novas maneiras de se comunicar com nossa audiência. Para que esse sentimento desaparecesse da minha rotina de blogueiro, eu segui essas 5 pequenas regras que me ajudaram e muito.
Vamos a elas.
redatores
1 – Atenda à demanda de informação – Apesar de parecer óbvio, muita gente não entende como isso se dá na prática. Busque saber que tipo de informação as pessoas procuram em torno do seu nicho. Para isso você pode se valer da ferramenta de palavras-chave do Google Adwords. Com ela, você consegue descobrir as palavras chaves mais procuradas em relação ao seu assunto – inclusive aquelas que são raramente procuradas e podem revelar sugestões para textos novos .
2 – Participe da comunidade – faça contatos com outros blogueiros que trabalham o mesmo assunto que você. Não os veja como concorrentes, mas sim como parceiros. Troque experiências e convide-os para escrever no seu blog. Antigamente, era muito comum os blogs “desafiarem-se”, ou seja, propor sugestões de textos entre si, de maneira a ambos se beneficiarem do tráfego alheio. Não só por isso, conversar com pessoas que entendem do mesmo assunto que você pode abrir a sua mente e fazer você criar textos diferentes e mais interessantes.
3 – Diversifique – se o seu blog apresenta somente textos, saiba que você está perdendo uma audiência enorme. Existem pessoas e pessoas na internet e cada uma delas consome conteúdo de maneira diferente. Há quem prefira textos, quem goste mais de se atualizar por vídeos, imagens, podcasts, infográficos, tabelas, listas e etc. Quanto mais amplo for o conteúdo que você produz, mais pessoas você vai conseguir agradar e conquistar com seu blog!
4 – Seja curador de conteúdo – a era da internet 2.0 foi marcada pelo compartilhamento de informações. Isso criou na internet a figura do curador de conteúdo – inclusive com plataformas próprias para isso, como o Scoop.it e o recente Pinterest. Basicamente, você seleciona conteúdo de outras pessoas, que sejam interessantes à sua audiência, e publica na sua página. Dessa forma você consegue um conteúdo diferente, sem precisar dispor muito tempo. Não se esqueça de sempre citar a fonte do conteúdo que você utilizou.
5 – Procure novas fontes – uma boa maneira de melhorar o conteúdo que você produz é absorver conteúdo. Escritores costumam ser leitores assíduos. Evite permanecer usando as mesmas fontes para se informar a respeito dos seus assuntos preferidos. Ao invés disso, procure sempre descobrir blogs e sites novos que possam ser interessantes ao seu nicho e à você também. Novas fontes costumam trazer novas ideias.
Essas são algumas das dicas que sigo para a minha produção de conteúdo. Seja você um blogueiro por hobby, ou alguém que busca uma maneira de conseguir dinheiro com um blog profissional e lucrativo, imagino que essas dicas possam lhe ser úteis!

 

E você? Tem dicas para dividir conosco sobre a sua produção de conteúdo?

 

Henrique Fogli é escritor e empreendedor online desde antes de ser careca. No seu mais novo site – Blog-in Mídia  – ele busca ajudar curiosos a se aventurarem na internet, montando blogs para dividir seus conhecimentos e experiências.

Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


admin
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
como criar um site
Cursos Web :entenda por que eles são importantes para sua carreira!
WordPress: 4 plugins excelentes para quem trabalha com redatores e colaboradores!
Blog Instantâneo: Serviço te entrega tudo pronto para começar!
6 Comments
  • 10 10America/Sao_Paulo dezembro 10America/Sao_Paulo 2016 at 15:15
    Resposta

    Obrigado pelas dicas, me serviram muito.

  • 12 12America/Sao_Paulo outubro 12America/Sao_Paulo 2016 at 19:58
    Resposta

    Excelente artigo, gostei de ver, realmente ensina o passo a passo e muito bem explicado para melhorar o conteúdo do blog. Parabéns pela dedicação.

  • 20 20America/Sao_Paulo agosto 20America/Sao_Paulo 2015 at 13:17
    Resposta

    Muito obrigado .. conteudo e rei The Content is the king

    vlw amigao

  • 25 25America/Sao_Paulo maio 25America/Sao_Paulo 2014 at 12:51
    Resposta

    As dicas, todas são válidas, eu gostei principalmente a dica da diversificação da mídia. É verdade que ler um texto que é só texto pode cansar a vista da gente. Daí imagens e vídeos ajudam a descansar. Ótimo artigo.

  • 31 31America/Sao_Paulo janeiro 31America/Sao_Paulo 2013 at 22:58
    Resposta

    Olá Almy!

    Acredito que diversificar no conteúdo do blog ainda seja um grande desafio para muitos blogueiros, inclusive pra mim.

    Porém, já tenho buscado criar conteúdo diferenciado para dar mais opções para os leitores e gostei dos resultados.

    Parabéns pelo artigo!

    Abraços!

  • 24 24America/Sao_Paulo janeiro 24America/Sao_Paulo 2013 at 22:48
    Resposta

    Olá Almy.

    Excelentes dicas, gostei muito de seu artigo.
    Acredito que sendo o conteúdo a base de um blog, caso qualquer blogueiro queira sucesso a melhor forma de investir é no conteúdo, utilizando suas dicas o conteúdo realmente ficará de qualidade e vai satisfazer e agradar ao tráfego do blog.

    Abraços!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage