Ganhar Dinheiro

Afiliados Brasil 2018: diário de bordo e tudo que rolou por lá

Tudo que rolou nesse evento incrível, como foi minha palestra por lá e muito mais!

Quem acompanha meu site há algum tempo, sabe que o Afiliados Brasil é um evento que nunca perdi, sempre estive em todas as edições desde seu início em 2013. Acredito que se você é da área do marketing digital (e correlatos), mas não esteve presente em algo assim, está praticamente cometendo suicídio profissional. Mas se você caiu de para quedas nesse artigo e nem sabe do que se trata o evento, deixo um breve resumo abaixo.

O que é o Afiliados Brasil

afiliados 2017 final

O Afiliados Brasil é o maior evento de marketing de afiliação da América latina. Estão presentes grandes empresas como UOL, C2CPA, Awin, Hotmart, Monetizze dentre outras várias do ramo. Nessa última edição o público cresceu ainda mais, contando com a mais de 3mil pessoas, ou seja, é uma oportunidade excelente para Afiliados, Blogueiros, Webmasters, Editores, redatores, Designers, Copywriters, empresários, enfim, todo mundo que tem a ver com essa área do marketing digital. É  o momento ideal para trocar experiências e fechar negócios, além de melhorar o networking. Por isso compareço desde 2013 e nunca me arrependi  de ter ido a nenhuma edição.

Diário de Bordo Afiliados Brasil 2018

Tenho por costume ir no dia anterior ao início do evento, para evitar qualquer tipo de  problemas como: atrasos, vôos cancelados e  outros. Prefiro viajar tranquilo, com calma e folga de horário.

Obs: Aos amigos que sempre cito um por um e ainda linko o site, esse ano vou ficar devendo, é muita gente e se fosse fazer isso o artigo demoraria mais 1 semana pra sair. Fora a chance de esquecer alguém e a pessoa ficar #chateada, o que sempre acontece.

Dia 23 – A viagem

Haviam rumores sobre a greve dos caminhoneiros que pipocavam aqui e ali, mas até então, não parecia ser nada muito sério. Assim peguei o Uber com minha esposa rumo ao aeroporto sem problemas. Lá encontramos amigos que frequentam o Afiliados Brasil já algum tempo,  como o Gustavo Freitas e o Lucas Mariano. Embora conheça alguns empreendedores da área aqui no meu estado, ainda somos um mercado iniciante e há carência de eventos desse tipo, por isso temos por costume ir a São Paulo (ou outros estados como Minas Gerais e Rio Grande do Sul) quando algo assim ocorre.

Chegamos na terra da Garoa de forma tranquila e já encontramos algumas pessoas da área no final daquele dia. Como iria palestrar no dia seguinte, e me recuperava de uma forte gripe, preferi ficar concentrado para conseguir estar bem para o primeiro dia de evento.

Dia 24- Um novo começo

Além de ser uma experiência nova para mim palestrar no evento, esse ano eu também estava ansioso para conhecer o novo local: o Centro de convenções Frei Caneca. O Centro de Convenções fica nos 2(dois) últimos andares desse shopping de mesmo nome e assim que cheguei na área de exposições, já pude perceber a grande proporção que o evento havia tomado. Informaram-me que havia mais de 3mil participantes e realmente o Centro de Convenções Rebouças, espaço anterior que abrigava o Afiliados Brasil, ficou pequeno para a magnitude que o evento alcançou.

Percebi ainda que, as empresas que estavam expondo os estandes realmente não pouparam esforços e investimentos para receber os visitantes da maneira mais atrativa possível. Havia muitas ações legais e diferenciadas em cada um deles. Foi bem bacana também reencontrar muita gente das antigas na internet, ou até mesmo poder encontrar pessoas que nunca tinham ido ao evento antes.

Tenho que reconhecer que esse ano  foi o que menos assisti palestras,  principalmente porque foquei no networking com os parceiros e também por saber que elas estarão disponíveis em vídeo depois. Mesmo assim, vou comentar algumas que assisti.

Flávio Raimundo e Paulo Faustino – como sempre a abertura cheia de bom humor, algo que já estamos acostumados com essa dupla. Eles deram algumas dicas e deixaram claro algumas informações importantes sobre o evento. Bem bacana!

Após esse primeiro momento, me dirigi ao auditório 2 para fazer minha palestra e ver o que vinha antes.

Eder Prado – O Eder deu vários exemplos legais de coisas que podem ser feitas para vender mais, seja em campanhas, ou em  automação, ou até mesmo com Seo. Foi legal porque o assunto que ele trouxe tinha alguma relação com o que pretendia falar, e de alguma forma, percebi que as nossas palestras se complementavam.

Minha Palestra – Tentei trazer algumas dicas de conversão para pessoas que têm muito tráfego, porém não têm o retorno esperado. Por isso falei de ferramentas, dei dicas de posicionamentos e algumas  outras práticas que funcionaram comigo. Preferi expor exemplos concretos do dia a dia do meu trabalho, ao invés de trazer muitos conceitos abstratos que nem sempre podem ser compreendidos por todos. Assim optei por não fazer  nenhuma fala motivacional ou do tipo de autoajuda, como muita gente faz e nada contra, mas porque particularmente acho entediante, e também por acreditar que em nossa aérea não existe mágica e nem milagre, mas existe (e exige) trabalho, esforço e dedicação.

almy afiliados brasil

Particularmente, gostei bastante da experiência de falar no evento e recebi muitos comentários (feed back), inclusive de várias pessoas que não conhecia. Se você assistiu e tem alguma opinião ou crítica por favor deixe nos comentários, afinal é assim posso melhorar para uma próxima vez.

Durante o resto do dia foquei em estreitar o relacionamento com algumas empresas e pessoas presentes, o que também considero parte imprescindível  tanto quanto assistir as palestras. Na parte da noite, encontrei um grupo de pessoas no Violeta da Augusta, onde esteve “uma pá de gente do mercado(não dá pra marcar todo mundo, foi mal)” e onde várias decisões foram tomadas!

Dia 25- A greve é grave!

No segundo dia de evento, a crise da greve dos caminhoneiros se agravou e começou a faltar combustível nos postos de gasolina.  Percebemos que pedir um Uber estava mais complicado e até  mesmo a quantidade de táxis  nas ruas havia diminuído bastante. A única vantagem  disso tudo, é que o trânsito da cidade ficou bem livre e sem engarrafamentos, algo raro em São Paulo.

Gustavo Freitas – A primeira palestra do dia que vi, foi a do Gustavo Freitas. Ele falou sobre lançar Infoproduto próprio e foi bem direto ao ponto, contando cases e com muitas informações interessantes.

No restante da manhã, acabei me dedicando mais ao Networking e fiz contato direto com algumas empresas que estavam presentes ao evento.

Ramon vailatti – Assisti em seguida a palestra do Ramon da C2 Network. Ele fez uma análise muito propícia sobre o mercado atual de afiliados, que demonstra saturação na onda das cápsulas e  muitos não são incapazes de vislumbrar outros horizontes. Achei bem interessante os cases de campanhas que ele apresentou, as Criptocoins e a plataforma de Criptocoin que ele pretende lançar.

Rafael Rez – Infelizmente cheguei atrasado nessa palestra e não consegui ouvir tudo que o Rez falou, mas a parte que assisti foi bem pertinente. Ele deu dicas importantes para sobreviver nesse mercado, que muda com a velocidade da luz e nos exige uma flexibilidade incrível e muita adaptação.

Roberto Costa – Roberto mostrou estrutura de produtos e campanhas que possui. É a forma de trabalho dele e para quem não tem noção de como escalar seu trabalho nessa área, foi uma palestra fundamental.

Em seguida tivemos mais um Coquetel, dessa vez patrocinado pela Monetizze (que realmente entende do riscado  de boteco). Ocorreu em paralelo ao coquetel, a entrega do prêmio Afiliados Brasil em que vários profissionais foram premiados em diversas categorias do mercado. Essa é uma iniciativa importante e  super válida para impulsionar ( e potencializar) a todos que se dedicam para esse evento acontecer todo ano.

Dia 26- O último dos dia

Tenho que confessar que estava numa ressaca do cão bem cansado nesse dia. Por isso cheguei ao evento quase meio dia, mas aproveitei para fazer mais alguns contatos e assistí mais palestras:

Victor Palandi – O Palandi trouxe em sua palestra dicas valiosas sobre copywriting para artigos de conversão. Anotei várias coisas e foi muito útil.

Márcio Marçal – acabei entrando atrasado na palestra do Marçal, mas foi bem legal. Embora pessoalmente não curta muito o tom motivacional, é inegavel o sucesso da 7play no mercado (participo dele como afiliado). Admiro o quanto eles conquistaram em tão pouco tempo e reconheço que o suporte deles para afiliados é fora de série! Percebi que o pessoal gostou bastante do que ele disse!

Paulo Faustino – apresentou dicas interessantes de espionagem de concorrentes e compra de tráfego. Ele falou de muita coisa nova, mas algumas coisas  já havia falado em anos anteriores. Foi bem didático e explicativo, o pessoal demonstrou gostar bastante dessa palestra também!

Galera em um dos 3 auditórios. Direitos de Imagem: Equipe Afiliados Brasil

Pontos Positivos do Evento

Novo Local – Ficou excelente! Espaço muito maior e os auditórios também. Assim foi resolvido  um problema que ocorria no Rebouças, que eram palestras lotadas no auditório pequeno, e muitas pessoas ficavam do lado de fora. O redimensionamento que fizeram foi bem legal, funcionou muito bem. Outro fator  bastante positivo, foi o shopping Frei Caneca anexado no local, isso porque não foi necessário pegar taxi para almoçar ou ter que optar por algum podrão próximo: há no shopping uma grande praça de alimentação com várias opções disponíveis.

Palestrantes Internacionais – a presença de palestrantes de outros países permite que o nosso mercado alcance visibilidade lá fora, mostrando todo nosso potencial. Inclusive falei com pessoas de redes internacionais e eles estavam surpresos com o tamanho do nosso mercado, afirmando que não tinham idéia do potencial do Brasil. Preciso mencionar que foi difícil explicar para os gringos como funciona um boleto bancário, essa aberração que só existe por aqui.  =/

Público – notei uma mudança positiva no público: uma certa renovação, não mais formado pelas mesmas pessoas, mas percebi muita gente nova entrando no mercado. Alguns são de áreas próximas, outros  de áreas bem diferentes, mas de alguma forma há espaço para troca, pois isso renova e abre novas possibilidades. Notei ainda a participação feminina  de forma marcante esse ano, não apenas como o público  participante, mas também como palestrantes.

Pontos que podem melhorar

Ar condicionado – achei que no segundo e principalmente no terceiro dia, o ar condicionado não estava dando conta, não sei se estavam economizando o diesel dos geradores devido a greve dos caminhoneiros, mas estava bem quente o local, tanto nos auditórios quanto no salão.

Cadeiras – imagino que sejam padrão do local, mas não eram muito confortáveis e também foi difícil ver mais do que 2 palestras seguidas naquelas cadeiras, ouvi alguns amigos reclamando quanto a isso.

Avisos(?) – Nem sei se é exatamente um ponto negativo, mas senti falta de alguém avisando quando as palestras ocorreriam após o café, ou quando o café começava, achei que isso ficou um pouco perdido.

Observação pessoal

Uma coisa que ficou diferente esse ano e que muita gente reclamou, mas não tem nada a ver com a organização, é que agora não dá mais pra ficar todo mundo no mesmo Hotel, ao contrário da época do Hotel WZ na Rebouças. Confesso que achava ele caro, apertado e ruim, mas era perto do evento, fácil reunir todos num  mesmo lugar e ainda tinha um posto 24horas. Todavia o evento está crescendo e realmente não existe hotel que vá caber todo mundo. Além do mais, de acordo com o Flávio Raimundo, devido a copa do mundo, todos os eventos que seriam em Junho, foram adiantados para maio desse ano, por isso os hotéis estavam superlotados. Ano que vem não tem copa e tudo volta ao normal.

Conclusão

Bom, para finalizar quero a agradecer todos os contatos, amigos(velhos de eventos e novos como a lenda José Dentista) e experiências que obtive por lá! Ano que vem com certeza voltarei e recomendo que se você até hoje não foi, deixe de preguiça, planeje-se financeiramente e vá, encare não como um gasto, mas como um investimento na sua carreira!

Da minha parte, foi mais um evento que aproveitei bastante e que me senti bem feliz em participar como palestrante, muito legal mesmo! Meu muito obrigado ao Flávio Raimundo, Paulo Faustino e toda a equipe do Afiliados Brasil, Buteco do Adsense e #7sabadosporsemana. Que venha o afiliados Brasil 2019!

Comenta aí o que achou do Evento esse ano!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
publicidade
Seu site é uma mídia poderosa! Não faça propaganda de graça!
evento fire 2015
FIRE 2015: diário de bordo, relatos e impressões sobre o evento!
google adsense
Google Adsense: aprenda como evitar erros que os blogueiros cometem usando ele!
5 Comments
  • Curso Doce Gourmet
    3 03America/Sao_Paulo julho 03America/Sao_Paulo 2018 at 14:59
    Resposta

    Evento muito legal, ainda irei participar.

  • Paulo Munhoz
    7 07America/Sao_Paulo junho 07America/Sao_Paulo 2018 at 07:56
    Resposta

    Muito bom relato cara! Concordo com vc em quase todos os pontos. E valeu pelo Network!

  • 7 07America/Sao_Paulo junho 07America/Sao_Paulo 2018 at 07:46
    Resposta

    Assim como o Afiliados Brasil (que também me orgulho de ir desde o primeiro) o seu artigo pós evento já virou tradição.
    Obrigado por ter assistido minha palestra, infelizmente na sua cheguei nos últimos 15 minutos, e, pelo que vi, preciso assistir o restante quando os vídeos forem liberados.
    Abraço.

  • 7 07America/Sao_Paulo junho 07America/Sao_Paulo 2018 at 04:10
    Resposta

    Obrigado pela presença e pela palestra meu caro! Seu review do evento é sempre muito interessante. Valeu pela força! 💪🏻💪🏻

  • 7 07America/Sao_Paulo junho 07America/Sao_Paulo 2018 at 02:40
    Resposta

    Muito bom o #relatinho! Só ficou devendo falar das reuniões da butecada. Haha

    Muito bom ter conhecido gente nova e ter visto vocês bem! Até a próxima edição!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage