Eventos e Networking

Afiliados Brasil 2019 – Eu fui! Tudo que rolou no evento…

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Confira meu relato pessoal sobre o Afiliados Brasil 2019 e sobre o que rolou de melhor por lá nesses 3 dias de evento!

Quem acompanha meu site, sabe que o Afiliados Brasil é um evento que me envolvo completamente, já que estive em todas as edições desde seu início em 2013. Acredito que se você é da área do marketing digital (e correlatos), mas não esteve presente em algo assim, está praticamente cometendo suicídio profissional. Mas se você caiu de para quedas nesse artigo e nem sabe do que se trata o evento, deixo um breve resumo. Leia abaixo.

O que é o Afiliados Brasil?

afiliados brasil 2019

Cada vez maior, saca a entrada! – Foto: Ivan Ferreira – Afiliados Brasil

O Afiliados Brasil é o maior evento de marketing de afiliação da América latina (e agora o 2 maior do mundo). Estão presentes grandes empresas como UOL, C2CPA, Awin, Amazon, 7play, Kapsula, Appmax, Hotmart, Monetizze dentre outras várias do ramo. Nessa última edição o público cresceu ainda mais, contando com mais de 4700 mil pessoas, ou seja, é uma oportunidade excelente para Afiliados, Blogueiros, Webmasters, Editores, Youtubers, redatores, Designers, Copywriters, empresários, enfim, todo mundo que tem a ver com essa área do marketing digital. É  o momento ideal para trocar experiências e fechar negócios, além de melhorar o networking. Por isso compareço desde 2013, nunca me arrependi de ter ido e em todas as oportunidades pude tirar proveito!

Diário de Bordo Afiliados Brasil 2019

Nota 1: tenho por costume todo ano citar os amigos do mercado que encontro por lá com link para seus projetos, mas isso se tornou inviável, é muita gente, cada ano tem mais gente, sempre alguém fica com raiva por que não foi linkado então não vou citar e linkar o nome de todo mundo, caso contrário, esse texto só sairia ano que vem (hehehe) !  Lembrando que não sou jornalista e o meu relato é bem pessoal, então não espere um relato fidedigno de tudo, é a minha visão pessoal sobre o evento.

Nota 2: tive uma mãozinha da Fernanda Mafia e da Mila Bessa em alguns pontos do texto. Afinal, depois de tantos coquetéis e chopps servidos pelas empresas, a memória já não é a mesma! E  em especial, agradeço ao Flávio Raimundo que autorizou o uso das fotos.

Nota 3: o evento “Afiliados Brasil” nos dá a facilidade de gravar as palestras e disponibilizar online depois, então foco sempre mais no Networking e vejo poucas palestras, prefiro ver em casa. Afinal não é todo dia que se pode falar diretamente com as empresas e pessoas que estão lá, falando olho no olho. O contato é sempre importante!

afiliados geral

Foto: Ivan Ferreira – Afiliados Brasil

Como já faço todos os anos, saio daqui da minha cidade no dia anterior ao início do evento, para evitar qualquer tipo de  problemas como: atrasos, vôos cancelados e  outros. Prefiro viajar tranquilo, com calma e folga de horário.

Obs: Aos amigos que sempre cito um por um e ainda linko o site, esse ano vou ficar devendo, é muita gente e se fosse fazer isso o artigo demoraria mais 3 semanas pra sair. Fora a chance de esquecer alguém e a pessoa ficar #chateada, o que sempre acontece.

Dia 29 – A viagem

Saí de Vitória-es e cheguei na terra da garoa de forma tranquila e já encontrei algumas pessoas da área no final daquele dia. Alguns amigos estavam em um bar e fui lá dar um alô e tomar uma, já que ninguém é de ferro.

Dia 30 – O evento começa

Após uma ida na Santa Efigênia para comprar muamba turistar um pouco, cheguei no hotel e parti para o shopping Frei Caneca pra almoçar e ir ao evento. A abertura oficial do Evento, como é de praxe, foi feita com os fundadores Paulo Faustino e Flávio Raimundo, dando boas vindas  e informações a todos os participantes. Como também já é de praxe, cheguei atrasado e perdi essa parte, sorry guys! Cheguei a tempo apenas de ver a primeira palestra.

Carlos Eduardo Amaral – Na palestra ele revelou o que aprendeu com o CBO e quais as melhores práticas que você pode aplicar hoje e gerar resultados. Se você não viu a palestra,  posso dizer que perdeu um conteúdo prático muito bom pra quem trabalha com facebook ads se interar das mudanças que estão surgindo.

Foto: Ivan Ferreira – Afiliados Brasil

Em seguida fui dar uma volta, ver como estava o evento e me surpreendi positivamente esse ano. Além do espaço ter dobrado de tamanho, uma vez que agora ocupam 2 andares do centro de convenções, muitos novos players e empresas estavam presentes. Além daqueles que já são conhecidos como: Uol afiliados, Monetize, Hotmart, Kapsula, 7Play, esse ano até a Amazon estava presente, mostrando a força do evento e importância desse para o mercado. Algumas empresas estavam com uma estrutura grande, como a Monetizze, VDN e a Appmax.

Foto: Ivan Ferreira – Afiliados Brasil

Roberto Costa – Mostrou os benefícios de se trabalhar com call center e amostras, juntamente com pessoal da appmax. Ebook, amostras grátis, Callcenter, upsell e automação de redes sociais e novos jeitos de vender. Foi bem instrutivo para quem está nesse modelo de negócios ou pensa em entrar.


Em seguida voltei pro Networking e pras conversas com as empresas. Aliás, agradecimentos a Gracy, Bruno e  pessoal da Uol que sempre me faz sentir no sofá de casa no stand deles.

Coquetel Afiliados

Rolou show de banda, cervejada e tudo que um bom coquetel em evento pode proporcionar. Dizem que o álcool é o lubrificante social, podemos dizer que as melhores histórias de negócios saem nesses momentos. Show de bola o coquetel do afiliados!

Dia 31

O dia começou cedinho e consegui chegar para a palestra das 10h:

Meison Almeida – Palestra muito boa também sobre facebook ads e campanhas. Ele falou sobre coisas interessantes como orçamento por dia, quando se deve escalar e como  faz suas campanhas. Ele falou também sobre desistir de uma campanha? Tudo isso será esclarecido.

Depois dessa palestra, me dediquei mais ao netowkring e fui visitar alguns stands de amigos, como por exemplo, o Léo do Painel Integrado. O stand deles estava bem legal e aproveite para provar algusn caf’es gourmets que eles estavam oferecendo.

Entrega do Prêmio Afiliados Brasil – não sei se foi uma boa escolha o horário dessa premiação, como meus amigos estavam indo almoçar e eu também já estava com fome, acabei não assistindo. Se alguém assistiu e curtiu, conta pra gente como foi nos comentários 🙂

Saulo Medeiros – Representante do Neil Patel no Brasil, ele deu algumas dicas bem legais de SEO, de coisas que são simples e dão resultados, mas que acabamos esquecendo de fazer. Foi bom pra relembrar alguns conceitos. Ele também mostrou como a equipe do Neil Patel pensa na hora de fazer um projeto de SEO focado em vendas.

Flávio Raimundo – confesso que não assisti lá na hora, mas acabei vendo pelo facebook depois e ri demais.

Foto: Ivan Ferreira – Afiliados Brasil

Raimundo contou sobre sua experiência de vida empresarial, ao longo de 25 (vinte e cinco) anos, ele mostrou que existem muitas coisas antes do propósito na vida do empreendedor. Não há auto ajuda e mindset que resista a um DAS vencendo e o dinheiro não estar na conta ainda.

Coquetel Monetizze

Não dá pra negar que de festa eles entendem, além de montar um verdadeiro boteco mineiro no stand, o coquetel da Monetizze foi show de bola, até lembrancinhas pra levar pra casa recebemos por lá.

Dia 1/06

Acabei chegando meio atrasado, sabe como é ne, muitos dias dormindo tarde e acordando cedo…

Me dediquei nesse dia totalmente ao network. Almoços com o pessoal, trocando idéias de negócios no shopping do evento, acho que é um momento único, ainda mais pra quem assim como eu mora longe dos grandes centros como Rio e São Paulo.

Muitas empresas pra conversar, parcerias pra fechar, contatos a fazer, acredito que aproveitei ao máximo tudo de bom que o evento proporcionava. No sábado o evento fica um pouco mais vazio, por que muita gente vai para o aeroporto mais cedo, rodoviária, etc. Normalmente deixo para voltar domingo, para aproveitar ao máximo o evento. Só sei que sempre vale a pena demais!

Pontos Positivos do Evento

Experiências de Ativação – Foi muito legal ver as empresas investindo mesmo em experiência pros participantes com estratégias de ativação de marca legais, que realmente envolveram as pessoas, como por exemplo, a UoL Afiliados que ofereceu o café com nosso rosto, ou o lounge com carregadores/almofadas, Appmax trazendo o campeão Hugo Oyama pra disputar com os participantes, Painel Integrado com a experiência dos cafés gourmet, Monetizze com a experiência “butequística”, Videogames e Aline Riscado/carros na VDN, Kid Bengala (pra quem gosta né, viva a diversidade :p) na Biosupre ,Kapsula sorteando mentoria, 7 Play sorteando iphone, dentre outras. A meu ver um evento é sobre experiências, momentos de conexão e isso é além da empresa me entregar uma sacola cheia de brindes! Pois acredito que a maioria delas proporcionou isso, boas experiências!

Foto: Ivan Ferreira - Afiliados Brasil

Foto: Ivan Ferreira – Afiliados Brasil

Estrutura Sensacional – imagino que montar 2 andares de stands e estrutura pra um evento dessa proporção não seja fácil, mas gostei bastante de tudo que vi, cada ano a equipe tem se superado, achei tudo bem organizado e sinalizado, com nomes das palestras e horários certinhos nas portas e a pontualidade das palestras, praticamente sem atrasos gritantes.

Maior participação Feminina – seja palestrando, seja lançando cursos e masterminds, a participação feminina nesse mercado refletindo a própria sociedade em transformação, é algo fundamental e que vem crescendo pra diversificar ainda mais o mercado! Mulheres liderando empresas, compartilhando conteúdo de resultados, tem sido muito legal e tomara que isso continue nos próximos anos.

Pontos a Melhorar

Premiação – Acredito que a premiação teria mais a ver se fosse feita na hora do coquetel, até mesmo para que as pessoas prestem mais atenção e comemorem, participem juntas. Na hora do almoço a maioria das pessoas só pensa em almoçar e de fato muitos amigos preferiram almoçar do que assistir ao prêmio.

Dúvida – Achei um pouco estranho o ingresso vip e vip+(que tinha direito a lanche), em nenhum momento existiu diferenciação lá na hora de comprar, então quem “ganhou” ingresso na compra do hangar acabou sem entender isso direito. Bom, não que eu ache que evento seja obrigado a distribuir lanche (huehuehue) , mas foi uma duvida que tive, que muitos amigos me perguntaram e eu também não soube responder.

Minhas impressões pessoais

A meu ver, o evento foi ótimo. Fico feliz de verdade em ver o evento crescendo a cada ano, e o mercado crescendo junto! Pode parecer clichê, mas é aquela velha história,  que quando a maré sobe todos os barcos sobem juntos. Penso muito dessa forma e gosto bastante de ver aquela sementinha que foi plantada em 2013, no primeiro Afiliados Brasil, por ter ido tão longe. Acho que a função de conectar pessoas, empresas e mercados que o evento tem, é cumprida com êxito ano após ano. Confesso que a presença de um grande player como a Amazon me deixou feliz pela importância dada ao evento, mas ao mesmo tempo decepcionado com o programa de afiliados deles, em que o cookie dura apenas 24horas. Uma vez que eles vendem celulares e computadores com preço alto, dificilmente alguém vai fechar essa compra com 24 horas, ou seja, fica inviável trabalhar com eles. Produtos com valor alto, as pessoas pesquisam 1 semana, duas e so depois fecham a compra. Então você que fez um review de produto e ajudou na escolha do usuário fica a ver navios se ele clica no seu link de afiliado e efetua a compra 3 dias depois. Espero que isso mude, mas segundo os próprios funcionários do stand isso dificilmente irá mudar ( a título de comparação, várias lojas como Carrefour, Centauro, Netshoes, etc o cookie é de pelo menos 3 dias em alguns casos até 10).

————

Bom, para terminar quero a agradecer todos os contatos, amigos(velhos de eventos e novos) e experiências que obtive por lá! Ano que vem com certeza voltarei e recomendo que se você até hoje não foi, deixe de preguiça, planeje-se financeiramente e vá! Encare como um investimento na sua carreira! Se você trabalha com marketing digital, seja como afiliado, youtuber, empresário, influenciador digital, webmaster, produtor de conteúdo, enfim, qualquer dessas áreas, não ir a esse evento é quase um “suícidio profissional“.

Da minha parte, foi mais um evento que aproveitei bastante e que me senti bem feliz em participar, muito legal mesmo! Meu muito obrigado para a toda equipe do Afiliados Brasil, , Turma do content money, Grupo Union(valeu pelo havana thunder), capixabas no evento, Buteco do Adsense e #7sabadosporsemana. Que venha o afiliados Brasil 2020!

p.s: Pra quem não sabe, tenho perfil profissional no instagram, espero voces por lá!

E você? O que achou de ter ido? Deixe seu comentário!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
fire festival dia 1
Fire Festival 2018: Tudo sobre o Evento!
hangar monetizze 2019
Hangar 2019 Monetizze- Diário de bordo e tudo que rolou por lá!
almy palestra
KopyFest 2018: Review do evento sobre Copywriting em SP!
1 Comment
  • Paulo Munhoz
    12 12America/Sao_Paulo junho 12America/Sao_Paulo 2019 at 07:54
    Resposta

    Boaa Almy. Cara gostei muito do evento esse ano também.
    Ótimo relato, como sempre.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage