Ganhar Dinheiro

Apostar todas as suas fichas no Google é pedir pra se f%$%$% ….

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

O perigo de basear todo o tráfego do seu site no google,sua renda apenas no Adsense e estar sujeito as suas mudanças de humor. 

Navegando por aí na Internet, em grupos e fanpages, volta e meia vejo pessoas se revoltando contra o Google: o site caiu, o Adsense está rendendo pouco, mudaram isso, mudaram aquilo. Nessa revolta, muita gente se esquece de que o Google não é uma instituição filantrópica e sim uma empresa com produtos que objetivam ao lucro máximo. Já até falei sobre isso tempos atrás:

Atenção blogueiros! Google é uma empresa! Entendam isso ou vão dançar!

Recentemente, empresários, blogueiros, webmasters e empreendedores em geral, foram surpreendidos com mais uma mudança do Google. A mudança em questão se refere a quantidade de anúncios que aparecem na busca dele. Enquanto antigamente apareciam anúncios no topo e na lateral direita, agora aparecerão apenas anúncios no topo, como vemos no modelo abaixo:

serp google top4

Formato antigo X novo formato

De imediato, já podemos observar 3 impactos diretos:

– Maior concorrência para anunciar nos resultados, com cliques provavelmente mais caros.

– Uma vez que os anúncios ocupam mais espaço, em algumas buscas veremos apenas de 4 a 8 resultados ao invés dos 10 anteriores, o que vai resultar em menos tráfego orgânico (tráfego vindo dos buscadores como o Google/Bing) para quem estava nessas posições e foi jogado para segunda página.

– Micro empresários com pouca verba se verão obrigados a mudar seus anúncios para outras plataformas mais baratas, devido ao aumento do preço dos anúncios.

Não é a primeira vez que o google faz mudanças que trazem impacto para o ecosistema da internet e nem será a última, claro. Por isso, vou falar um pouco sobre como é possivel sobreviver a essas mudanças, seja para quem anuncia, seja para quem vive do tráfego gerado pelo google e utiliza o Google Adsense como receita principal(ou única) dos seus projetos. Mas, para quem chegou agora nesse assunto, deixe-me explicar um pouco a importância desse tráfego.

Por que o tráfego do Google é tão bom?

Indo direto ao ponto: por que converte!

trafego google

Quem entra pelo seu site vindo do Google já quer saber do assunto, se for um artigo sobre um produto, ele já tem interesse em saber mais por que deseja comprar e por aí vai. No adsense, a chance dele ver anúncios que tenham a ver com a busca dele são maiores, pois ele contextualiza com o artigo, entregando anúncios relevantes e com maior possibilidade de clique. Diferente de um usuário que estava vagando à toa no facebook ou veio por algum link de outro site. A conversão das visitas vinda dos buscadores na maioria dos casos é muito boa. Por isso o posicionamento nas buscas é tão disputado por blogueiros e webmasters.

Por que o Google Adsense é tão utilizado como fonte de receita?

Indo direto ao ponto: por que “qualquer idiota” consegue usar e o rendimento é muito bom.

Conseguir anunciantes para um site dá trabalho, requer pesquisa, investimento e trabalho. Sim, muito trabalho. Mas o google adsense facilita tudo isso, basta ter visitas e colocar o código que pronto, você já está ganhando algum troco. Além disso, não é preciso ter layout super profissional, fidelizar público nem construir lista de clientes/visitantes fiéis. Claro, quem faz tudo isso vai além da média, mas para o webmaster médio, que não quer trabalhar nem aprender nada, isso já é o bastante. Mas é aí que mora o perigo…

Os perigos de se depender somente do tráfego e publicidade do google

Tráfego

Bom, não preciso nem falar no tanto de updates que o Google lançou nos últimos anos preciso? Ok, preciso, por que muita gente vai achar que estou exagerando:

Google pandaQuem era acostumado a pagar 5 reais por artigo para redatora colocar qualquer porcaria no ar, se lascou bonito nesse update. O panda veio para coibir a prática de copiar e duplicar conteúdo, dando relevância a quem realmente entregava conteudo de qualidade para o usuário. Webmasters que acordavam meio dia só para olhar relatórios, descobriram algo terrível: a partir de agora seria preciso trabalhar para ganhar dinheiro.

google updates zoo


Google PinguimEsse update veio para coibir as práticas de compra de link, ou linkagens artificiais para ganhar posições nas buscas. Uma técnica considerada totalmente blackhat, mas que o google ainda não conseguia coibir. Muita gente teve sérios problemas nesse update.

Google Mobile Updatenesse update, o google passou a privilegiar páginas que carreguem bem em dispositivos móveis como smartphones e tablets, um mercado que cada vez mais cresce. Quem ainda não utilizava um tema responsivo em seus sites teve que suar para se adequar. E vem mais chumbo por aí, preparem a vaselina!

Google Hummingbird o famosos update beija flor, traz uma mudança bem profunda no Google Search, esforçando-se para compreender o contexto, a relevância e o significado daquilo que perguntamos ao Google. Segundo o google, com ele os resultados ficaram mais precisos. (aham, ta bom huahuahua)

Esses foram só alguns dos últimos updates que os webmasters que focavam apenas em tráfego do google tiveram que lidar nos últimos tempos. Legal né? Só que não….

O grande problema de depender do Google, é que ninguém sabe qual o próximo update, como ele vai atingir o seu site e qualquer mudança nessas regras pode ser desastrosa para seu negócio. E se o google deixasse de existir hoje? Seus sites sobreviveriam? É algo a se pensar. Conheço muita gente que 90% do tráfego vem do google e não nego que tenho alguns projetos em que isso também ocorre, mas exatamente por isso tento diversificá-los ao máximo, tendo projetos em que isso não acontece.

Publicidade

Conheço muita gente que já teve a conta do Adsense banida e não foi algo bonito de se ver. Quem trabalha com Adsense sabe que mesmo andando dentro das regras (a não ser que você seja um burlador fdp), problemas podem ocorrer e sua conta ser banida. Já levei “puxão de orelha” por q o template estava cortando parte de um anúncio nos dispositivos móveis por exemplo, algo que nem me ligava que ocorria. E conheço amigos que tiveram o mesmo problema. Imagine hoje, perder 100% da sua renda. Complicado não? Por isso, diluir os ganhos é algo que considero imprescindível para quem vive de internet. Tente fazer com que o adsense não seja mais do que 50% da sua renda, viver com metade do que se ganha é complicado, mas imagine viver com 0%. Mais embaixo dou algumas dicas de como tentar fazer isso.

Volto a pedir que reflita: e se o google encerrasse o Adsense hoje?

Como investir em novas fontes de tráfego e publicidade.

publicidade

Tráfego

Claro, eu também acho o Google a melhor fonte de tráfego, a que mais converte, como já citei ali em cima. Mas é preciso diversificar, simplesmente não colocar os ovos na mesma cesta. Algumas idéias:

Dicas para conseguir tráfego para seu site em 2015

Como conseguir mais visitas pro meu blog? Veja a resposta aqui!

Novas Redes e Sites da Web 2.0 – sites como Buzzfeed e medium podem ser uma excelente vitrine para trazer pessoas aos seus sites. Escreva um texto por lá, linke seus perfis e sites e você pode ter um resultado muito bom! Um site meu tem dia que recebe visitas de lá diariamente, de um artigo escrito em maio do ano passado. O medium tem sido usado por muita gente para aparecer, é o equivalente a melancia na cabeça na internet atual e sabe por que? Por que funciona!

Spam do Bem – spam do bem é quando você entra em grupos e fanpages e sugere temas e tópicos que tem tudo a ver com o assunto, sem no entanto ser chato e incomodar a comunidade. Quando você provém as fanpages, grupos e fanpages do Google plus com artigos interessantes (dos seus sites ), a mágica acontece. Ao invés de irritar as pessoas, elas agradecem pelo serviço de trazer conteúdo de qualidade até suas telas. E isso gera um tráfego bem bacana. Utilizo essa técnica há anos, e embora muita gente reclame, é como diz o ditado:os cães ladram mas a caravana passa. 🙂

Publicidade

publicidade

Bom, uma boa saíde é investir em deixar o site apresentável, com um layout bonito e rápido e fazer um media kit. Até já disponibilizei um modelo de graça, baixe e faça o seu:

Modelo de Mídia Kit para blog e site: baixe aqui de graça e faça o seu!

Outra saída é utilizar outros programas de afiliados, sim, existe vida fora do Adsense! Já falei sobre isso nos artigos:

Afiliado que paga por cpm ? Conheça o Egrana!

Programas de afiliados: 3 novos programas para lucrar com seu site!

Uma rede nova bem legal também é Actionpay, com campanhas de lojas como Netshoes, Submarino, Centauro, Corpo Perfeito, Natue, e uma infinidade de lojas legais. conheça hoje mesmo, clique e confira:

Actionpay logo

Para quem quer entrar no ramo de cursos e infoprodutos, sugiro conhecer a Monetizze:

monetizze

(sim tem link de afiliado, mas ajuda aí, a cerveja ta cara! )

 

Conclusão

Bom, essa é a minha opinião baseada em dados e fatos. E você leitor? Como tem diversificado suas fontes de tráfego? E as fontes de renda?

Conta pra gente aí nos comentários!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
banido adsense
Dúvida dos leitores: Por que alguém é banido no Google AdSense?
WCM777 : Fraude? Golpe? Analisamos aqui!
programa afiliados
Ganhar online: conheça os 5 segredos de quem ganha dinheiro com blogs e sites!
5 Comments
  • Marcia
    21 21America/Sao_Paulo março 21America/Sao_Paulo 2016 at 23:49
    Resposta

    Excelente Artigo, Gostei bastante deste artigo, pois falou tudo e muito bem explicado sem blá blá blá, meus parabéns!

    Muito Bom !

    • admin
      30 30America/Sao_Paulo março 30America/Sao_Paulo 2016 at 11:58
      Resposta

      Obrigado marcia

  • Klaylton Fernando
    19 19America/Sao_Paulo março 19America/Sao_Paulo 2016 at 11:36
    Resposta

    Eu cheguei até esse artigo através do span do bem. Valeu a pena, ótimas dicas!

  • 17 17America/Sao_Paulo março 17America/Sao_Paulo 2016 at 17:42
    Resposta

    Simplesmente show este artigo, penso muito nestas questões, faço o possível para diversificar, mas ainda o maior percentual é do adsense e dependo muito do trafego orgânico do Google, mas já venho me preparando para tudo, testando algumas outras formas de afiliação e principalmente fazendo reserva para qualquer eventualidade. Nunca se sabe né?. E também me capacitando para novas oportunidades.

  • Amanda Reis
    17 17America/Sao_Paulo março 17America/Sao_Paulo 2016 at 16:04
    Resposta

    Artigo muito bom, realmente foi o que aconteceu comigo, cheguei a ganhar muito dinheiro com adsense, me baseando somente no Google, depois das atualizações que você citou passei a ganhar muito pouco. Se tivessi lido esse post a 1 ano atrás poderia ser diferente. Mas muito boa as dicas.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage