Produtividade e Organização

Artigos que Convertem: 7 dicas para escrever melhor os seus!

Dificuldade para escrever resenhas e artigos que convertem vendas em seu site? Confira 7 dicas incríveis de coisas que faço e dão certo!

Uma grande dificuldade de quem tem um site ou blog e costuma divulgar produtos ou infoprodutos para venda é escrever um artigo que realmente venda e converta seu tráfego em compradores efetivos. Sei disso pois recebo volta e meia algum “inbox” de alguém que ja trabalha no mercado há anos, me perguntando como faço meus artigos para vender.Pensando nisso vou mostrar algumas dicas de artigos que convertem e realmente acabam transformando visitantes em compradores e compradores em gordas comissões seja na Monetizze, Awin, Hotmart ou qual plataforma de afiliação você use. Mas se você não entende do que estou falando, deixe-me fazer uma breve explicação do que é o artigo de conversão.

O que é um artigo para conversão?

artigos que vendem

Podemos usar várias definições, mas a que acho que fica mais fácil de entender é essa:

“Um artigo de conversão, como o próprio nome diz, é um artigo com um objetivo muito claro: realizar vendas. Boa parte dos textos na internet possuem o intuito de dar informações ou ensinar algo para as pessoas.Com esse tipo de artigo não é diferente: você quer dar o máximo de informações para essas pessoas e, assim, convencê-las de que o produto que você vende é bom, e confiável.” – Luis Zapellini

Resumindo, é um artigo ou resenha onde se fala sobre um produto que voce quer vender, seja físico ou mesmo um infoproduto. A conversão desejada também pode ser uma inscrição em uma lista, um cadastro de email ou o download de arquivo, dentre outros objetivos. Dois exemplos que utilizo para vendas:

Comprar Macbook barato: preço, lojas, veja nossas dicas!

PROFISSÃO BRIGADEIRO: CURSO INCRIVEL MOSTRA COMO VIVER DELES!

Dicas para escrever Artigos que convertem

Utilizo várias das coisas que vou falar aqui embaixo, então posso assinar que funcionam:

1- Explique o problema que o produto irá resolver

Por mais que a pessoa tenha clicado no facebook ou Google antes de chegar ao site e já saiba o que quer do produto, explicar seus benefícios ou contar uma pequena história sobre o problema que ele irá resolver, faz toda a diferença na hora de converter. Apenas jogar texto de qualquer jeito ja empurrando botões de venda, pode fazer o visitante ir para a página de venda, mas sem estar totalmente convencido(a) da compra.

artigo que converte

2- Mantenha o estilo do site, seja relevante!

Seu conteúdo está relacionado ao que os visitantes estavam esperando ver? É isso que significa relevância. Portanto, se o site é sobre saúde, não adianta coloar um curso sobre ganhar dinheiro, é preciso adequar ao que o seu visitante busca e está acostumado a ler. No meu caso, tenho sites de vários nichos e divulgo produtos diferentes em cada um deles, que sejam sempre relevantes ao público que está entrando. Como já disse acima, o produto vai resolver um “problema”, então esse problema tem de ter a ver com o assunto do site.

3- Pense no SEO e na Estrutura do Artigo

O título do seu artigo é a primeira e talvez seja a única, impressão que você pode causar num leitor em potencial. Se o título não for auto-explicativo, pode ser que você perca a oportunidade de cativar aquele leitor.Para aumentar sua taxa de conversão preste atenção nesses 3 itens de formatação:

  •  Espaço em branco – Um bom espaçamento entre os parágrafos torna a leitura mais leve e agradável aos olhos, o cérebro reconhece que fará pouco esforço para entender a mensagem.
  •  Imagem –  A melhor forma de criar conexão com seu leitor é através de imagens, você deve escolher uma imagem que remeta ao benefício da solução proposta no artigo, isso fará com que o leitor tenha curiosidade em ler todo texto.
  •  Tópicos e negrito – A divisão da informação em tópicos facilita o leitor absorver e interpretar o conteúdo mais rapidamente, colocar o texto em negrito destaca uma informação relevante no meio do parágrafo, só não exagere no negrito, pois se tudo tiver destaque, nada terá destaque.

 Técnicas de SEO podem ajudar

Sim, não é por que o artigo está focado em vender, que ele não tem de ranquear. Pelo contrário, se seu artigo de vendas ranquear é so alegria. Ficar em primeiro no Google para determinado produto/infoproduto pode te dar vendas em “piloto automático” se você se mantiver por lá. Obviamente costuma dar trabalho chegar lá, mas se você fizer o “dever de casa” as chances são grandes. Portanto tenha o mesmo cuidado com a otimização desse artigo quanto você tem com os seus conteúdos que normalmente já trazem tráfego dos buscadores. Atenção a palavra chave:

  • No título
  • Na url
  • Em alguma imagem
  • Em um subtítulo
  • Poucas vezes dentro do texto (Se for um artigo de 500 palavras por exemplo, 3 palavras chaves está de bom tamanho).

seo hospedagens gratis

Usar imagens de qualidade também é muito importante, pois vai chamar a atenção do seu visitante e também vai ajuda-lo a compreender melhor o seu artigo.4- Inspire-se em quem já vende de forma comprovada!

5- Inspire-se nos concorrentes

Não estou dizendo que você deve copiar os artigos de alguém, mas se inspirar em quem já está na frente, pode fazer toda a diferença. As técnicas não nasceram hoje e não há mal algum em utilizar as mesmas de quem já é grande no mercado. Visite blogs que vendem o produto que você quer divulgar e veja como fazem. Uma boa dica para isso, caso seja possível é olhar quem são os top afiliados do produto. Visite seus sites e entenda o processo de escrita de artigos que eles fazem, o estilo de imagem e desenvolva seus próprios artigos.

6- Retire ao máximo os anuncios do artigo (Inclusive Adsense)

Tudo o que não tiver o foco na conclusão da ação(provavelmente o clique no botão comprar do seu artigo)  deve ser eliminado da página.Por isso, o recomendado é que um artigo de conversão não tenha anúncios do Adsense ou de outro programa de afiliado, como as outras páginas do seu site.Na ânsia de ganhar dinheiro, muita gente perde vendas em troca de um mísero clique de U$0.09 do Adsense, quando poderia ter levado para casa uma comissão de r$60…80…100 reais. Não confunda a atenção dos seus visitantes, artigo para vender produto é uma coisa, artigo normal de conteúdo do site é outra. particularmente tenho sites onde não uso Adsense em página nenhuma para que não atrapalhe minhas vendas.

7- Gatilhos e “calls to actions” existem para serem usados

Os Gatilhos mentais no seu texto, funcionam como armas psicológicas responsáveis pela persuasão (aconselho ler As Armas da Persuasão de R. Cialdini), são atalhos utilizados pelo nosso cérebro para tomar determinadas ações, eles são extremamente poderosos e influenciam qualquer pessoa, mesmo que ela conheça todos os gatilhos, verdadeira fonte de conversão. Alguns dos mais famosos:

  • Escassez: “o produto acaba hoje”,” o carrinho fecha em 24 horas”, “Ultimas unidades disponiveis” e o que sua critividade e ética permitirem.
  • Autoridade: O produto foi desenvolvido pela marca x, o produto é recomendado pela atriz x, pelo atleta y, o guru fulano de tal participou do desenvolvimento….
  • Prova Social: 200 pessoas ja compraram e se deram bem, milhares de pessoas compraram e emagreceram, fulano usou e aprovou…

Além disso, boas chamadas para ação (calls to actions) como botões, gifs, setas e tudo que voce imaginar dentro da sua critividade, podemf azer a diferença. Veja como os botões chamam atenção no artigo:

conversao

Dica – Bonus – teste até cansar!

É fundamental que você entenda que embora existam boas práticas, cada persona interage de uma maneira diferente e você só saberá o que realmente funciona para você através de testes A/B. Por isso, desde o título até as imagens, passando pelo CTA, as cores, o texto e o local do formulário, tudo no seu artigo de conversão pode e precisa ser testado.Só assim você conseguirá otimizar suas páginas e extrair os melhores resultados. Ferramentas como o HOTJAR que capturam os movimentos dos visitantes na página podem ajudar nisso. Lembre-se, é claro, de testar um elemento por vez e usar uma boa amostragem de contatos com cada versão, para garantir que os testes tenham significância estatística.

Conclusão

Pois é pessoal, espero que tenham curtido essas super dicas e que consigam com sucesso escrever artigos cada vez melhores e ganhar cada vez mais dinheiro com eles!

Se você acha que esqueci de falar de algo, pode deixar  seu comentário aí que adiciono!

Convite

Vou falar sobre esse assunto, dentre outras várias coisas legais em minha palestra no Afiliados Brasil dia 23 de maio, se você vai ao evento conto com você por lá:

almy afiliados brasil

 

Referências e Fontes de pesquisa: Conquista Digital, Portal Administradores, Sucesso como afiliado, Vander.com.br , Marketing de conteudo , Mudando a vida para melhor


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
visitas tv
Divulgação: 5 dicas úteis e importantes para aumentar as visitas do seu site!
preguiça
Preguiça: o maior inimigo do sucesso do seu site!
site fora
Blogosfera: você sabe quem são seus concorrentes?
2 Comments
  • 17 17America/Sao_Paulo abril 17America/Sao_Paulo 2018 at 15:53
    Resposta

    Nossa, muito bem explicado esse assunto . Vlw

  • 13 13America/Sao_Paulo abril 13America/Sao_Paulo 2018 at 05:21
    Resposta

    Adorei seu artigo, clareou algumas coisas pra mim, pois tenho um pouco de dificuldade na hora de escrever.
    Obrigada.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage