Produtividade e Organização

Atenção blogueiros e webmasters! Vocês conhecem os visitantes do seu site?

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Entenda por que é importante estar entre os blogueiros antenados que conhecem quem visita seu site ou blog para oferecer o que o leitor procura.

pesquisa internet
Um dos grandes desafios de quem possui um site ou blog na Internet é oferecer conteúdo que seu leitor gosta, e ao mesmo tempo fazer com que ele mantenha o interesse, comente e compartilhe seus artigos. Mas isso se torna extremamente difícil se você não sabe o perfil das pessoas que entram em seu site. Vou mostrar a importância disso e como descobrir o perfil dos visitantes que hoje lhe acompanham.

Por que é importante que os blogueiros conheçam seus visitantes?

Existem dois fatores principais, muito importantes, que respondem a essa pergunta:

Anunciantes – se seu anunciante não sabe quem é seu público, como ele saberá se deve ou não anunciar? Tendo dados como faixa etária, interesses e até localização, fica muito mais fácil “vender o seu peixe” e garantir maior retorno ao investimento do anunciante, gerando fidelização. No caso de agências de publicidade, melhor ainda, pois novos clientes virão. E são os anunciantes que fazem você ganhar dinheiro na internet.

Conteúdo – sem conhecer seu público fica difícil saber se você está agradando. Eles podem apenas estar “caindo de paraquedas” nos posts, sem interesse real no que você publica. Quando se sabe do que o público gosta, fica mais fácil direcionar seus artigos e o retorno disso é excelente.

Como descobrir quem são meus visitantes?

anunciar site

Google Analytics – O Analytics da Google é uma das ferramentas mais poderosas para saber o que seus visitantes estão lendo, pelo que se interessam e por onde navegam por mais tempo. É importante verificar quais posts tem a menor taxa de rejeição e quais são os mais lidos para ter ideia do tipo de assunto mais agrada ao seu público.

Pesquisa direta – fazer uma pesquisa junto ao seu público é uma ótima forma de conhecê-lo. Em breve lançaremos a nossa aqui no Mestre dos Sites. Lembre-se de fazer perguntas diretas e que agreguem valor. E não abuse! Não são todos usuários que terão paciência de responder mais que 7 perguntas.

Facebook – se você possui uma fanpage, o Facebook mostra um relatório de atividade dela, o que é um modo a mais de conhecer seus usuários. É possível saber a faixa etária e o sexo dos participantes, se estão curtindo ou compartilhando seu conteúdo, ajudando você a saber quem são esses interessados em seu site e seus conteúdos.

Conclusão

Espero que as dicas de hoje tenham sido úteis. Muitos blogueiros levam a vida inteira do seu site sem saber para que tipo de público está escrevendo, desperdiçando horas e horas de trabalho e investimento. Espero que isso não ocorra com você!

Dúvidas e sugestões? Não hesite em comentar!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
erro
Divulgação de sites: conheça 7 erros que você não pode cometer!
fale ingles
Empreendedor sem Fronteiras: fluência em inglês para empreendedores!
tecnica pomodoro
Dificuldade para administrar seu tempo? Resolva isso com a técnica Pomodoro!
3 Comments
  • 9 09America/Sao_Paulo julho 09America/Sao_Paulo 2012 at 09:25
    Resposta

    excelente texto!

  • 6 06America/Sao_Paulo julho 06America/Sao_Paulo 2012 at 01:03
    Resposta

    Mestre, eu continuo achando que a melhor forma de conhecer os visitantes é usando o Analytics mesmo, que nos traz respostas com, acredito eu, uns 80% de acerto.

    E essas informações serão cruciais na hora de criar campanhas de Adwords, Facebook ADS e demais publicidades online, até mesmo as compras de banners e artigos patrocinados de outros blogs, pois através do Midia Kit conseguimos determinar de onde vem o tráfego desses blogs também.

    Excelente artigo, como sempre. Abração, brother.

  • 5 05America/Sao_Paulo julho 05America/Sao_Paulo 2012 at 20:02
    Resposta

    Olá Almy,

    Conhecer quem são os visitantes dos nossos blogs é essencial para a tomada de decisões, principalmente decisões sobre linha editorial do conteúdo e monetização do blog.

    Meus blogs são recentes, e ainda não tenho um público que acompanhe as minhas postagens frequentemente e, embora os visitantes oriundos do Google também tenham um tipo de comportamento específico, confesso que nunca parei para fazer uma análise fria sobre quem são eles. Mas em breve farei uma análise detalhada, pois entendo ser necessário.

    Abraços!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage