Otimização de Sites

Como proteger seu site: mostramos dicas simples e super úteis!

Se você quer aprender como proteger seu site, daremos algumas dicas que podem ser simples, mas bastante eficazes.

proteger site

Uma das maiores preocupações de quem tem um site ou blog, com certeza é como proteger seu site de forma eficaz, e ficar livre de problemas. Obviamente, para cada tipo de servidor( Mac, windows, linux ,etc) existem medidas de segurança diferentes a serem adotadas, mas vou mostrar aqui algumas dicas mais genéricas, que podem até soar simples e óbvias, mas que mostram-se de bastante eficácia.Vamos lá?

1.Cuidado com sua senha

Ok, todo mundo sabe disso.Mas ninguém pratica. Nunca use uma senha que você use costumeiramente em outros sites, isso porque alguns sites não guardam as senhas criptografadas e os administradores deles podem vê-las ou esses dados podem ser acessados por hackers. Use senhas fortes, já consegui acessar grandes sites com o velho 1234. Evite salvar senhas no computador, a não ser que ele seja seu laptop pessoal e ninguém mais tenha acesso a ele.Isso vale para senhas de SSH, FTp e qualquer coisa que envolva o servidor do seu site.Mesmo em painéis de programas de afiliados como o adsense, faça sempre senhas difíceis.

Além disso,o ideal é sempre trocar a senha a cada 3 meses, seja ela do seu FTP, e-mail, ou outra coisa que utilize uma senha, isso não é regra, mas uma dica.

2.Use captcha em formulários

Uma das maneiras que hackers tentam invadir seu site ou pelo menos prejudicá-lo, é encher de spam nos seus formulários.Se você usa blogger ou wordpress, já existem soluções prontas para manter a segurança dos seus formulários, e se você usa outra plataforma ou algopróprio, pode conseguir o código de geração em sites como o RE-captcha e outros, algumas soluções dessas são totalmente gratuitas.

3.Cuidado com a Hospedagem

Ter uma boa hospedagem é fundamental , a hospedagem de seu site deve ser segura, confiável e acima de tudo, ter sempre um suporte ágil e eficaz, para quando se fizer necessário. Não caia na bobagem de contratar hospedagens muito baratas, tipo menos de R$ 5,00 por mês, pois se é tão barato assim, algo há de errado.Aqui no blog por exemplo, utilizamos os serviços da hostgator, que recomendo com certeza.

4-Proteja diretórios importantes

Existem várias técnicas para você protejer diretórios de imagens e de outros depósitos de arquivos, como de scripts, css, bibliotecas, etc. Independente da linguagem usada, seja PHP, ASP, etc, você pode fazer um “index.html” em branco para colocar dentro destes diretórios onde contém arquivos, para que o conteúdo dos mesmos não possam ser acessados diretamente via navegador.

5-Pare com o troca troca de Templates

Não importa qual seu sistema , não fique fazendo troca troca de templates.Nem todos eles removem os codigos da instalação corretamente, e muitas vezes podem deixar brechas de segurança para trás.Remova todos os que não estiver usando, você estará evitando uma grande dor de cabeça no futuro.

Essas dicas parecem simples e realmente são, mas posso dizer que sã muito eficazes, se você não faz a mínima idéia de como proteger seu site.Lembre-se que além dessas dicas acima, é importante manter um backup dos seus sites, de preferência não só na sua máquina como também em dvds e hds externos ok?

Se você possui mais alguma sugestão, os comentários estão a disposição!

Referências: Mamura, Criarsites e Webartz


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


admin
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
visitas blog
Quer conhecer os visitantes do seu site? Então conheça o Navegg Analytics !
Link Quebrado
Otimização: como descobrir e consertar links quebrados no seu site
aumentar pageview
Otimização: aprenda como aumentar o PageView do seu site!
2 Comments
  • 25 25America/Sao_Paulo maio 25America/Sao_Paulo 2012 at 2012-05-25T20:05:23+00:000000002331201205
    Resposta

    Parabéns pelo Post !! Muitas pessoas não tomam o cuidado necessário, e depois podem ser prejudicas…

  • 28 28America/Sao_Paulo abril 28America/Sao_Paulo 2012 at 2012-04-28T09:34:11+00:000000001130201204
    Resposta

    Parabéns pelo post! Nós, brasileiros, temos o costume de só trancar a porta depois que somos roubados. São detalhes importantíssimos que nos passam despercebidos no dia a dia. Obrigado pelas dicas.
    Marcelo Pessôa

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage