Divulgação de Sites

Criei meu blog – e agora, como começo a divulgar?

Criou seu blog mas não faz a mínima ideia de como começar a divulga-lo? Veja essas dicas incríveis que separei aqui.

Essa semana estava lendo alguns artigos de blogs que frequento sempre, e me deparei com um artigo do Anderson Chipak no Escola Dinheiro, que falava sobre um check-list técnico do que otimizar quando se cria um blog. Coincidentemente, no mesmo dia estava respondendo algumas perguntas de uma amiga sobre o mesmo assunto, já que ela estava colocando seu blog no ar. Pensando nisso, comecei a lembrar em como eu fiquei perdido quando criei meu primeiro blog, sem saber o que fazer para torná-lo mais conhecido, sem saber por onde começar a divulgar, e sem a menor ideia de algumas coisas muito importantesque só fui aprender anos depois. Assim, vou ajudar a acelerar um pouco essa etapa mostrando algumas dicas importantes do que fazer para divulgar seu blog, após cria-lo e começar a gerar conteúdo. Em primeiro lugar, recomendo que existam pelo menos 10 artigos publicados… afinal, o visitante precisa ter o que ler quando chegar em seu blog.

 

criar blog

Criar um blog é fácil, mas e o próximo passo?

Meu blog nasceu – e agora?

Depois de instalar o WordPress ou criar seu blog no Blogger, ou outra plataforma, postar alguns artigos, colocar o código do Google Analytics e configurar o Google WebMaster Tools, é chegada a hora de começar a divulgar, mesmo que seja aos poucos. E cada um dos passos abaixo faz bastante diferença no resultado final:

Cadastre o blog em diretórios de blogs

Embora muitos blogueiros afirmem que não vale tanto a pena cadastrar blogs em diretórios já que o Google já não dá tanto valor a isso, eu discordo. Recomendo que você se cadastre nos 3 abaixo:

http://novobr.com – Excelente diretório que tem PageRank 4 e te dá um link dofollow.

http://galeriadeblogs.com – Diretório muito bacana que tem até um ranking de sites

http://centralblogs.com.br – Diretório brasileiro com muitas opções interessantes

Crie perfis nas Redes Sociais

redes sociais

Essa dica é meio batida, mas convém citar. Se você não gosta de utilizar redes sociais, é melhor começar a rever seus conceitos. Webmasters e blogueiros têm de ir onde seu público está. Hoje, goste-se ou não, é nas redes sociais que os internautas andam gastando a maior parte do seu tempo de acordo com pesquisa da Hubspot.com. Por isso é imprescindível que você crie o perfil do seu site pelo menos no Facebook e Twitter. Cadastrá-lo no Google Plus, Pinterest, Linkedin e outras depender muito do nicho do seu blog.

Ficar atualizando essas redes e medir o alcance dos seus posts, dentre outras tarefas, dá trabalho. Por isso, esses 2 artigos podem ser extremamente úteis. Dê uma olhada em Facebook: 7 ferramentas excelentes! e O Twitter não morreu! Conheça 7 ferramentas incríveis para ele!

Cadastre-se em comunidades de blogueiros

Nas próprias redes sociais existem grupos e comunidades de blogueiros com quem pode ser interessante trocar informação e conseguir visitas:

Dihitt –  Mistura de comunidade, rede social e agregador. Excelente para blogueiros que estão começando.

Blogueiros no facebook– grupo do Facebook que reúne uma grande quantidade de blogueiros onde se pode aprender e compartilhar muito.

Crie um perfil no Yahoo Respostas

Desprezado pela maioria dos blogueiros, o Yahoo Respostas pode ser uma boa fonte de visitas com o passar do tempo, por 2 motivos:

1. Como ele sempre ranqueia bem na busca Google, a chance da resposta com o link pro seu blog ser clicada é grande.

2. Se o usuário gostar da resposta que ele recebeu no link do seu site, é grande a chance dele compartilhar no Facebook ou Twitter dele, ou pelo menos se tornar um leitor fiel.

Obviamente, só responda perguntas que tenham a ver com seus artigos. Nada de ficar fazendo spam desenfreadamente ou o efeito pode ser contrário. Para ingressar no Yahoo Respostas é necessário ter um email yahoo.

Cadastre-se em agregadores de blogs

Embora muitos blogueiros veteranos condenem os agregadores de blogs, eu acho totalmente recomendável para quem está começando. Não interessa se as visitas em um primeiro momento não serão de qualidade. O importante para quem está começando é ter visibilidade e seu blog visitado por bastante gente. Alguns agregadores como o Ocioso, podem mandar até 3 mil visitas em um só dia. Inclusive é bom ter certeza de que a hospedagem do seu site aguenta muita visitação. Veja mais sobre agregadores no artigo Agregadores de blogs: vale a pena enviar seus posts para eles?

Comece a comentar em blogs

A melhor maneira de fazer amizade com outros blogueiros, formar parcerias e com elas angariar visitas é visitando e comentando em outros blogs, sejam da sua área ou não. Isso ajuda a demarcar sua presença na rede e pode ser muito positivo para seu projeto.

Conclusão

Muita gente que começa um blog não se atenta a essas dicas e perde oportunidades incríveis de melhorar suas visitas, ou pelo menos investir melhor no seu crescimento desde o início do blog. Se você acha que esqueci de algo, fale aí nos comentários, ok?


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
redes sociais
Redes Sociais: entenda por que é importante criar o perfil do seu site!
redes sociais
Divulgação: como conseguir visitas de fontes que ninguém dá atenção!
Blogueiros: E-mail marketing não é SPAM!
16 Comments
  • 13 13America/Sao_Paulo março 13America/Sao_Paulo 2016 at 22:34
    Resposta

    Adorei! Parabéns, ajudou muito! hahaha

  • 26 26America/Sao_Paulo fevereiro 26America/Sao_Paulo 2016 at 15:30
    Resposta

    ótimo artigo. Obrigada.

  • 1 01America/Sao_Paulo fevereiro 01America/Sao_Paulo 2016 at 18:39
    Resposta

    Dicas excelentes, linguagem clara e objetiva, era tudo que eu precisava.
    Muito obrigado!!!

  • 21 21America/Sao_Paulo setembro 21America/Sao_Paulo 2015 at 15:55
    Resposta

    Muito bom suas dicas! vou segui-las

  • 23 23America/Sao_Paulo junho 23America/Sao_Paulo 2015 at 15:18
    Resposta

    Suas dicas me ajudou muito, comecei meu blog a pouco tempo e suas dicas vai me ajudar a melhorar muito.
    Obrigado!

  • 16 16America/Sao_Paulo outubro 16America/Sao_Paulo 2014 at 20:57
    Resposta

    I’m quite pleased with the infoimatron in this one. TY!

  • Malu
    18 18America/Sao_Paulo julho 18America/Sao_Paulo 2014 at 17:51
    Resposta

    Ótimas dicas! São várias formas de divulgação, aplico quase todos esses meios. Adorei! Tenho certeza que voltarei mais vezes ao seu blog. Parabéns! Aproveito para deixar o endereço de uns dos meus blogs http://saudebelezaplussize.blogspot.com.br
    é um blog voltado para o mundo feminino. Quem quiser entrar pra dá uma olhada sinta se a vontade!
    Desde já agradeço. ABS, Malu

  • 20 20America/Sao_Paulo maio 20America/Sao_Paulo 2014 at 23:26
    Resposta

    Ótimo artigo. Me ajudou muito. Obrigada.

  • 10 10America/Sao_Paulo janeiro 10America/Sao_Paulo 2014 at 09:41
    Resposta

    Amei o post,ajudou bastante

  • rosa
    10 10America/Sao_Paulo janeiro 10America/Sao_Paulo 2014 at 09:40
    Resposta

    Amei o post ajudou bastante,obrigada

  • 2 02America/Sao_Paulo setembro 02America/Sao_Paulo 2013 at 19:25
    Resposta

    Dicas geniais, Se conseguirmos conciliar essas dicas com um trafego pago, podemos obter muitas visitas.

  • 2 02America/Sao_Paulo maio 02America/Sao_Paulo 2013 at 16:18
    Resposta

    Muito boas às dicas!! Comecei meu blog há pouco tempo e estou procurando maneiras de divulgação! Vou usar suas dicas e comentarei o resultado depois!! O perfil em redes sociais eu já fiz e sinceramente funciona. Um Blog é um empreendimento e precisa de atenção, paciência, honestidade e estratégias para que de certo!.

  • 2 02America/Sao_Paulo maio 02America/Sao_Paulo 2013 at 16:16
    Resposta

    Muito boas as dicas!! comecei meu blgo há pouco tempo e estou procurando maneras de devilgação! vou usar suas dicas e comentarei o resultado depois!! O perfil em redes sociais eu ja fiz e sinceramente funciona. Um Blog é um empreendimento e precisa de atenção, paciencia, honestidade e estrategias para que de certo!.

  • 17 17America/Sao_Paulo fevereiro 17America/Sao_Paulo 2013 at 20:07
    Resposta

    Criar um Ebook Viral, postar videos no you tube e não se esquecer de criar uma lista de e-mails, são também outros pontos muitos atraentes, mais para mim se a pessoas realmente acredita em seu blog ela deve abrir a mão e investir em publicidade paga, Criar Artigos patrocinados em outros blogs é uma alternativa fenomenal.

  • 12 12America/Sao_Paulo fevereiro 12America/Sao_Paulo 2013 at 17:03
    Resposta

    Olá Almy Fróes

    Vou seguir essas dicas do artigo. Eu comecei um novo blog e mesmo tendo outro blog, fiquei um pouco perdido no começo. Vou cadastrar meu novo blog, nos diretórios de blog mencionados na postagem.

    Parabéns pelas dicas.

    Abraços

  • Fernanda
    29 29America/Sao_Paulo janeiro 29America/Sao_Paulo 2013 at 21:31
    Resposta

    Amei o post. vou seguir todas as dicas. Abraço grande almy!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage