Temas Variados

Curiosidades: afinal, o que é um blog ?

Explicamos de uma vez o que é um blog e porque hoje em dia nem sempre essa definição é usada da maneira correta…

o que é Blog

 

Muitos dos artigos que publico são direcionados a pessoas que tem algum conhecimento sobre Internet, blogs, design ou editoração. Porém, volta e meia algumas pessoas mais leigas no mundo da web me pedem posts sobre assuntos mais básicos. Atendendo a essa fatia do público que está começando agora, resolvi fazer esse post e explicar algo que muita gente tem curiosidade em saber: de fato o que é um blog?

Origem do termo blog A abreviação do termo weblog (combinação de web log, ou web registro em livre tradução) foi visto pela primeira vez em dezembro de 1997, cunhado por Jorn Barger. Depois disto o termo blog começou a ser usado  tanto como substantivo quanto como verbo (blogar ou bloguear: editar um blog ou enviar um post a um blog). Também logo se começou a utilizar a palavra blogger como a pessoa que edita um blog.

Originalmente um blog era uma espécie de diário virtual (web log, registro web) onde os artigos mais novos ficavam em cima e iam deslocando os mais antigos para baixo. Contudo, hoje em dia eles se tornaram  muito mais que isso. Atualmente, é difícil separar o que é um site do que é um blog, uma vez que muitos blogs fogem ao esquema de diário virtual. Muitos se transformaram em sites de humor, colunas de jornalistas e abordam os mais variados conteúdos.

Plataformas para blogs

No passado existiam muitas plataformas disponíveis como Blogger e o Weblog do Terra. Mais a frente surgiram sites como WordPress e derivados que tornavam cada vez mais fácil a criação de um blog. Hoje, existem basicamente o Blogger (comprado pela Google, onde os endereços ficam com a terminação blogspot.com) e o WordPress, que desenvolveu  um sistema gratuito que pode ser instalado no seu servidor de hospedagem.

Uma coisa bacana que surgiu com o advento dos blogs, foi a democratização da produção de informação. Todo internauta  pode hoje ter voz e publicar seu conteúdo, texto, opinião, imagens e sons de forma simples, sem necessidade de conhecimentos técnicos de linguagens de programação ou design.

Blogs Famosos

Existem muitos blogueiros que se tornaram famosos. Hoje em dia temos até o surgimento dos probloggers, que são pessoas que vivem apenas da renda dos seus blogs, com anúncios e campanhas. Podemos citar no Brasil os casos de Antonio Tabet do Kibeloco, Edney Souza, o famos Interney e Rodrigo Fernandes do Jacaré Banguela.

Infelizmente, no Brasil, poucos são os blogs fora da esfera do humor que fazem sucesso. Temos alguns casos de jornalistas que largaram a profissão para virarem blogueiros, como o Lúcio Ribeiro do Popload e mais alguns jornalistas. Mas o humor é presença dominante

Respondemos “O que é um blog?”

Apesar do texto curto espero que tenham entendido o que é blog, as plataformas existentes e tudo que os cerca. Se vocês tem mais dúvidas e querem ver respondidas aqui em forma de artigo, peça nos comentários ou envie um email para [email protected], ok?


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
oportunidades de networking
Networking: aprenda a transformar eventos em oportunidades para seu site!
Feliz ano novo e obrigado pela companhia!
guerreiro seo
SEO e otimização de sites: dicas de 4 livros super interessantes sobre o assunto!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage