Temas Variados

Eleições 2012: cuidado com o que você posta em seu site!

Por que webmasters e blogueiros devem tomar cuidado com o que postam na época das eleições.

eleicoes

As eleições 2012 estão chegando e com elas, infelizmente, uma penca de candidatos de honestidade questionável (pra dizer o mínimo) querendo seu voto. Não vou entrar no mérito da discussão sobre partido a ou b, quem rouba mais ou quem rouba menos. Vou falar sobre outro assunto com o qual blogueiros e webmasters devem ter cuidado nessa época de eleição, para evitar problemas com as leis: quais cuidados tomar ao postar conteúdos políticos ou que manifestam preferência a candidatos e partidos.

O que pode acontecer ao postarmos conteúdo político?

Por conta de algumas leis, a imprensa (e a internet inclusa), não podem demonstrar preferências partidárias nem “asumir lados”. Sobretudo, blogueiros e colunistas que trabalham com humor podem ter problemas com conteúdo que envolva montagens e imagens com candidatos. Os problemas vão de processos à retirada do conteúdo e até de todo o site do ar, além de ameaças. No Brasil até assassinato de blogueiros já ocorreram por questões políticas.

Eleições 2012 na web

Segundo o gerente de planejamento estratégico digital, Felipe Morais, “não tem como pensar em uma campanha política hoje, sem citar a campanha de Barack Obama em 2008”. Morais ressaltou a repercussão dos conteúdos na web, mas alertou que “todo o controle na internet tende a não dar muito certo. Como dizemos no mercado, escreveu na web, escreveu na pedra, ou seja, fica para a eternidade. Por mais que o político delete uma publicação, alguém terá ela guardada em um blog ou em um tweet”, explicou.

Qual a postura da Google?

Apesar de os casos de multa contra a Google – por não remover conteúdos do ar – ganharem destaque nessas eleições, o problema faz parte da rotina diária da empresa desde as eleições de 2008, de acordo com a diretora jurídica Fabiana Siviero. A posição do gigante da internet tem sido a mesma, segundo ela: lutar até a última instância para manter o material e garantir a liberdade de expressão dos usuários. “Vivemos em uma democracia”, justificou.

Entre as ações mais recentes contra a empresa estão o caso do vídeo do vereador de Maceió, Ronaldo Lessa (PDT), e do vereador de São Paulo Francisco Chagas Franciliano (PT). Ambas publicações foram consideradas difamatórias pelos TREs. A Google se recusou a remover os vídeos do Youtube, mesmo sujeita à multa. “A Google entende que deve existir liberdade eleitoral para todo mundo, até para os candidatos. Nas eleições, a liberdade de expressão é ampliada”, disse Fabiana.

Qual postura devemos adotar?

Particularmente, gosto de acreditar que vivemos em uma democracia e, desde que não existam ataques pessoais aos candidatos e sim às suas ideias, tudo é válido. Acredito que, enquanto pudermos propagar nossa liberdade de expressão, a internet pode e deve ser nossa voz. Agora, para os blogueiros que explicitamente fazem campanha, um aviso: seus leitores, além de não gostar, podem “tomar as dores” de candidatos adversários e parar de visitar seu site.

E você? Como age com seu conteúdo nessa época de eleições?

Fonte: Terra e JB


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
acta
Acta: como o tratado pode afetar seus sites e a liberdade na internet
ano novo
Retrospectiva 2011: veja os 10 artigos mais acessados nesse ano…
Afiliados Brasil: 11 dicas pessoais para quem vai no evento em São Paulo!
3 Comments
  • 27 27America/Sao_Paulo agosto 27America/Sao_Paulo 2012 at 20:17
    Resposta

    Concordo plenamente com você, na minha opinião todos os blogueiros deveriam ter pensamento semelhante ao nosso.
    Isso é o básico para poder alcançar o tão esperado sucesso!
    Parabéns pelo magnífico texto e também pelo blog.
    Continue assim, postando sempre.
    Sucesso e tudo de bom.

  • 27 27America/Sao_Paulo agosto 27America/Sao_Paulo 2012 at 13:11
    Resposta

    Ola. Sou fiel leitora desse blog, embora dificilmente faça qualquer comentário justamente por não ter muito a acrescentar.
    Como o assunto de hoje envolve a minha área, vou me manifestar!
    Acredito que o Facebook vá ser o grande diferencial dessa eleição.
    Um juiz eleitoral de Santa Catarina inclusive já determinou a suspensão da própria rede social no país há algumas semanas em razão de uma página que estava lá e que não foi suspensa depois da intimação. Essa decisão de tirar o FB do ar foi revogada depois que a empresa se justificou no processo.
    Como esse, surgirão muitos outros processos esse ano. Escrevi algo sobre isso, mencionando alguns casos em http://www.caratereleitoral.net/2012/08/facebook-e-jingles.html.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Abraços,

    Daniela

  • 26 26America/Sao_Paulo agosto 26America/Sao_Paulo 2012 at 21:30
    Resposta

    O dono do http://www.plantao190.com.br/ falou no Curitiba social media sobre este caso, e também que ele sofre ameaças e tudo mais. É uma boa tomar cuidado sobre o que publicamos em nosso blog.

    Abraços, Arlindo Armando

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage