Redes Sociais

Facebook: 7 ferramentas excelentes!

Conheça 7 ferramentas que vão ajudar a aumentar a presença do seu site e marca no Facebook. Confira.

ferramentas facebook

Quem pretende divulgar um site ou marca não pode se ausentar das redes sociais, como o Facebook ou Twitter. Seja para conquistar mais público, seja para aumentar suas vendas, é importante não desperdiçar essa oportunidade.

Já falei semana passada sobre algumas ferramentas úteis para o Twitter, e agora falaremos sobre ferramentas para Facebook, que pouca gente sabe que existe mas podem realmente ajudar. Vamos a elas:

 

1. Buffer

Embora hoje seja possível agendar publicações no próprio Facebook, essa ferramenta ainda não é muito boa para controlar suas publicações. Aí que entra o Buffer que é muito mais do que um agendador de publicações. Ele tem integração com o Google Chrome, widgets e botões de compartilhamento social iguais ao Twitter e Facebook e oferece múltiplas formas de você colocar seus conteúdos para um Buffer, e distribuí-los nos melhores horários nas mídias sociais.

Uma função interessante do Buffer são os dados estatísticos em tempo real. É possível medir e perceber o funcionamento da interação nas suas mídias sociais, qual o impacto de determinadas campanhas, quantos cliques foram conseguidos, quantas pessoas leram as mensagens etc. Uma mão na roda para divulgar seus conteúdos e saber do que seu público gosta mais.

2. Facebook Insights

Uma ferramenta interessante para conhecer seu público, são os insights da sua fanpage. Uma pesquisa prontinha para você usar os dados. Ele apresenta quem é seu público, a faixa etária, sexo e localização. Veja abaixo um exemplo:

 

É só abrir sua fanpage, e em informações > todos , na página que abrir com o gráfico clique em “curtir”.

 

3. Fan Gates para páginas

 

fangate é algo que poucas pessoas utilizam no Brasil, mas é um meio interessante de conquistar fãs. Sabe aqueles blogs em que se ganha um ebook ao assinar o feed? A filosofia é a mesma. Normalmente é um frame que só libera acesso a página se você curtir. Isso não só engaja mais os fãs, como ajuda a aumentar o número deles. Um exemplo que já vi e achei interessante foi na fanpage da Martha Gabriel onde ela oferece uma apostila para quem curtir a página. Veja aqui como funciona e clique aqui para ver um tutorial (em inglês) de como criar o seu.

 

4. Booshaka

 

Muita gente sente falta de algo como o trending topics do Twitter no Facebook. Mas desenvolvedores sem qualquer vínculo com o Facebook criaram um serviço externo que permite conhecer os termos mais discutidos pelos mais de 500 milhões de usuários, o Booshaka. No site é possível fazer buscas por palavras-chave ou navegar por temas como notícias, músicas e esporte para desvendar os tópicos mais populares. A relevância é determinada por três fatores: popularidade (calculada a partir do uso do botão “curtir” do Facebook e do número de comentários), tempo de publicação e “barulho de rede”, cuja lógica é mantida em segrego pelo Booshaka.

5. Plugins do Facebook

Se você é um webmaster ou desenvolvedor, o Facebook tem vários plugins interessantes que ajudam bastante:

Like Button – Este plugin gera um botão que permite a seus leitores compartilharem o link para sua página no blog diretamente em seu perfil, com apenas um clique.

Send Button – É semelhante ao anterior, porém este permite que seus leitores enviem o link diretamente para amigos ou mesmo para grupos no Facebook.

Comments – Permite aos usuários do Facebook comentarem em seu blog com o perfil do Facebook. É interessante não apenas para facilitar o engajamento de seus leitores, mas também para a divulgação, pois há a possibilidade de comentar e já enviar para o Facebook!

Activity Feed – Exibe para o leitor o que seus amigos estão fazendo em seu site, através do que estão curtindo e comentando.

Recommendations – Este plugin oferece a seus leitores sugestões personalizadas de seu blog que possam ser do interesse do leitor de acordo com seu perfil.

Like Box – Esta é a caixa da página do Facebook que utilizei anteriormente como exemplo, uma ótima alternativa!

Login Button – Além de um botão de login, este plugin mostra para seu leitor contatos do perfil dele que já aderiram a seu blog, o que não deixa de ser um incentivo a mais para que este faça o mesmo!

Registration – Algo que muitas vezes atrapalha para que leitores se cadastrem em seu site ou blog é o cadastro, com este plugin isto acaba, pois poderão se registrar facilmente a seu site através de suas contas no Facebook.

Facepile – Exibe as miniaturas das fotos do perfil de pessoas que curtiram sua página no Facebook ou que se inscreveram em seu blog através do Facebook.

Live Stream – Com este plugin seus leitores terão em mão a possibilidade de compartilhar atividades e comentários em tempo real, algo bem interessante, principalmente para blogs com diversos usuários online simultaneamente.

Para conhecê-los, basta acessar aqui. Normalmente o Facebook gera o código e você só tem o trabalho de colocar em seu site.

6. Facebook Contact Forms

Quantas vezes você não quis entrar em contato com o dono de uma fanpage, mas sentiu que mandar mensagem na própria página não serviu de nada? Pois saiba que você dono de fanpage, pode criar um formulário de contato para a página do seu site, que melhorará a comunicação com seus fans e será de grande ajuda para mantê-la. É possível criar no endereço http://facebook.com/contactforms

 

7. FanAppz

 

Uma ferramenta interessante, se você estiver com o orçamento livre, é a empresa Fanappz, que cria aplicativos para empresas sob demanda. Dependendo do tamanho do seu negócio pode ser interessante ter uma ferramenta personalizada, que fale direto para seu público.Você pode conhecê-los clicando aqui.

Conclusão

A redes sociais tem um grande poder em nossas campanhas na internet, mas também é necessário trazer produtividade para o trabalho, ou o tempo gasto nessa atividade será gasto sem sucesso. Sem dúvida essas ferramentas que apresentei podem auxiliar nisso.

Se você conhece outras ferramentas úteis, deixe nos comentários! Quem sabe não faço uma versão 2 desse artigo?

Referências: Dinheiro Web – Veja – Escola dinheiro – Martha Gabriel


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Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
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3 Comments
  • 4 04America/Sao_Paulo dezembro 04America/Sao_Paulo 2012 at 01:42
    Resposta

    Olá Almy!

    Eu também não conhecia estas ferramentas, parecem ser bem interessantes, vinha utilizando apenas os plugns mas agora vou fazer uns testes com as ferramentas 🙂

    Abraço!

  • 3 03America/Sao_Paulo dezembro 03America/Sao_Paulo 2012 at 19:26
    Resposta

    Eu uso o Buffer, e acho ele bem legal para otimizar o seu Facebook. Já os demais não os conheciam muito bem!

    Excelente artigo, até!

  • 3 03America/Sao_Paulo dezembro 03America/Sao_Paulo 2012 at 08:38
    Resposta

    Eu não conhecia todas essas ferramentas, apenas uso os Plugins do Facebook para colocar nos meus sites, mas irei testar todas essas ferramentas para verificar a funcionalidade.

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