Redes Sociais

Facebook: Dicas de segurança para o seu perfil

Conheça algumas dicas de segurança para seu perfil no facebook que podem te ajudar a manter seu perfil sem invasões e problemas com hackers.

Texto escrito em colaboração com a redatora Gabrielle Nascimento.

O Facebook é a maior rede social do planeta. Mais um de um milhão de pessoas tem um perfil ali, onde compartilham seu dia a dia, reencontram amigos, amores, compartilham fotos, lembranças.

Toda a nossa vida costuma passar pelo nosso perfil nesta rede social, mas com tanto sucesso vieram também os problemas de segurança. Recentemente, ficamos sabendo que informações pessoais foram parar nas mãos de empresas de pesquisas.

E, em outra ocasião, informações de contato e dados de acesso de milhares de usuários do Facebook foram parar nas mãos de pessoas mal-intencionadas. Com isso, é cada vez maior o número de pessoas que estão apagando seus perfis no Facebook e abandonando a rede.

Dicas de segurança para seu perfil no Facebook

Mas isso não significa que você precise tomar uma decisão tão radical para proteger suas informações pessoais. Pensando naqueles que ainda desejam estar online no Facebook reunimos cinco dicas de segurança que você pode aplicar agora mesmo ao seu perfil.

1.Criar uma senha forte

A senha do seu perfil no Facebook pode ser o grande calcanhar de Aquiles de sua conta. Isso porque, se ela for muito simples pode ser descoberta facilmente por hackers. Por isso, para proteger seu perfil, invista em uma combinação difícil de ser adivinhada.

Segundo especialistas em segurança da informação, as melhores senhas são aquelas que contêm combinações de letras, números e alguns símbolos, na ordem que você desejar.

2.Não use o Facebook em computadores públicos

Recebeu aquela notificação no e-mail, mas não está perto de seu celular ou do notebook pessoal? Resista à tentação e abra seu perfil apenas quando estiver em um dispositivo de sua confiança.

Acessar seu perfil em computadores públicos é um grande risco, pois eles podem ter vírus instalados que capturam todos os comandos digitados no teclado, e sua senha será um deles.

3.Cuidado com os locais onde sua conta está aberta

Com a possibilidade de conectar nossa conta em diversos dispositivos, é comum que deixemos a conta do Facebook logada em vários locais diferentes: no celular, no computador de casa, no aparelho do trabalho.

Embora seja muito prático, esse hábito é perigoso, afinal quem acessar sua conta em um desses locais pode alterar o que desejar. Então, sempre que acessar sua conta em outros dispositivos, principalmente computadores, busque se deslogar.

4.Fique de olho nos aplicativos que podem acessar sua conta

facebook segurança apps

Existe uma infinidade de apps desenvolvidos para o Facebook e que fazem praticamente de tudo: é possível apoiar causar, trocar filtros em fotos, fazer testes. Mas esses mesmos aplicativos acessam informações importantes suas, e pessoas mal intencionadas podem utilizá-los para outros fins, principalmente se você costuma entrar no facebook pelo celular.

Uma forma de escapar desse problema é controlar cada um destes aplicativos, através do menu configurações do Facebook. Ali, é possível observar quais aplicativos tem acesso à sua conta e revogar a permissão que esses apps tem para utilizar suas informações.

5.Seja avisado sempre que alguém tentar acessar a sua conta

O Facebook permite também que você fique sabendo caso um usuário tente se passar por você e acessar sua conta. Essa funcionalidade pode ser ativada no menu configurações da rede.

6. Use a verificação de 2 etapas

Também chamada de autenticação de dois fatores, o recurso obriga que você digite uma senha adicional de seis números para acessar a conta — a senha principal não é suficiente. É útil porque, se sua senha vazar ou for descoberta, ainda assim não será possível acessar sua conta.

Para ativá-la no Facebook, entre nesta página (Configurações > Segurança e login), clique em Usar a autenticação de dois fatores e clique em Ativar.

7- Nunca aceite o pedido de amizade de alguém que não conhece ou que não tenha amigos em comum

Aceitar uma amizade no Facebook é como abrir a porta a um mundo de informações sobre si. Por esse motivo, tenha muito cuidado com quem adiciona à sua rede de amigos.

Com esses cuidados você poderá continuar usando seu perfil por muito tempo, sem espiões ou desvio de informações importantes.

8- Estabeleça seus contatos de confiança

Imagine você esquecer sua senha e não conseguir enviar para seu email para redefini-la. Pior: ao tentar logar em outro dispositivo, você ainda ser considerado uma ameaça para si mesmo. Os “Contatos de Confiança” são três a cinco pessoas escolhidas por você para receber um código de segurança, usado para acessar novamente seu perfil.

Se você tiver mais alguma dica, pode deixar nos comentários!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
spam
Redes sociais: cuidado para não se tornar um spammer!
redes sociais
Redes sociais: entenda por que comprar seguidores é jogar dinheiro no lixo!
twitter
Confira! Novas dicas para conseguir seguidores no Twitter
2 Comments
  • 17 17America/Sao_Paulo julho 17America/Sao_Paulo 2018 at 08:54
    Resposta

    Ótimo post! Eu jamais forneço os dados do Facebook para criar cadastro em outros sites ou aplicativos. A gente nunca sabe para onde esses dados vão, então prefiro evitar.

  • Curso Doce Gourmet
    2 02America/Sao_Paulo julho 02America/Sao_Paulo 2018 at 13:34
    Resposta

    Adorei as dicas, sao de muita importancia.
    Obrigado.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage