Ganhar Dinheiro

FIRE 2015: diário de bordo, relatos e impressões sobre o evento!

Minha experiência pessoal, sobre o evento Fire 2015 da Hotmart e tudo que rolou de bom por lá nesses 2 dias.

Quem me acompanha por aqui há algum tempo, sabe que além de recomendar aos leitores que compareçam a eventos presenciais, tento marcar presença na maioria deles. E um evento que surgiu esse ano e que não poderia ficar de fora é o FIRE 2015, criado pela Hotmart. Além do Fire, aproveitei para ir ao evento Digital Barketing que ocorreu na sexta feira, dia anterior ao Fire. Com certeza ainda existe muito preconceito por parte de algumas pessoas do mercado de marketing digital quando falamos as palavras infoproduto e infoprodutores. Isso ocorre principalmente pelo excesso de “promessas mirabolantes de sucesso”, a que somos bombardeados a todo instante. A verdade é  que em toda área sempre teremos profissionais bons e ruins, cabe a nós filtrarmos o que é positivo e o que é negativo. O que não dá é pra se isolar de tudo por puro preconceito e acabar fechando a mente a oportunidades  de negocios e de networking honestas que podem ditar o futuro dos nossos projetos.

Se você leitor(a) espera um review técnico falando tópico por tópico das palestras, talvez não goste desse texto. Vou contar aqui apenas minha experiência pessoal de antes, depois e durante o evento e o que achei de tudo, basicamente um diário de bordo mesmo. Ah sim, visitei ainda a Hotmart e a Rock Content na segunda, pra fechar com chave de ouro a viagem a BH. Bom, chega de falar, vamos ao review, se você encontrar algum erro, só falar nos comentários que eu conserto ok?

fire evento hotmart

Fire 2015 – Diário de Bordo

Dividi em tópicos pra leitura ficar mais fácil…

Pré Evento – Sexta 14/07

Saí de Vitória na sexta de tarde junto com o Gustavo Freitas , amigo de vários eventos já, que dispensa apresentações. Após um vôo meio turbulento, descemos no aeroporto de Pampulha e parti para o Hotel. Mal cheguei e já encontrei o Roberto Costa e o Juliano Torriani, amigos que também estão sempre nos eventos.

digital barketing

Partimos em direção ao Barketing, um evento que pretende acontecer todo mês em BH, reunindo empreendedores digitais em um bar com 2 breves palestras e muito networking regado a cerveja. Aliás, algo parecido com o que eu e o Gustavo Freitas pretendemos fazer aqui no ES com o grupo Empreendedorismo Digital-ES , mas essa história eu explico depois. Houve uma palestra bem legal do Elias Maman autor do Jogo do Texto 2.0, produto que está com 150 graus na lista de mais vendidos no Hotmart desde que foi lançado. Ele deu idéias bem legais de copy para vendas, até anotei algumas coisas que pretendo testar depois. Em seguida o Rafael Prado, que recentemente trouxe o Jordan Belfort (Lobo de Wall Street) ao Brasil, soltou o verbo em uma palestra bem legal sobre como se conectar com pessoas e fechar negócios.

Após as palestras o Networking continuou. Reencontrei/conheci muita gente bacana por lá como o Alberto André, Nubia Souza , Pedro Mendes, Marcio Motta(Monetizze), Gabriel, Flávio Raimundo, Mitchel Monteiro, ah gente demais, e vou acabar esquecendo alguém, se esqueci seu nome foi mal, mas era muita gente por lá, uma parcela boa dos que vem transformando o Marketing digital como um todo e a vida de muita gente.Ainda testamos o tão polêmico UBER na volta pro hotel e ficamos bem satisfeitos, tanto pelo valor pago quanto pelo conforto da experiência como um todo.

Dia 1 – 15/07 – Hadouken!

Já começamos o dia filando uma carona do amigo William Rufino da Textbox (ferramenta top para administrar redatores e artigos,se não conhecem, tratem de correr atrás!)

A chegada ao evento já foi um choque. Sendo sincero, jamais imaginei que veria uma estrutura como a que a organização disponibilizou: identidade visual do evento muito legal com uma pegada gamer, um salão de jogos com vários fliperamas clássicos e também alguns mais modernos, zero fila para credenciamento, personagens de filmes e games andando pelo evento, primeira vez que vou a um evento de marketing e empreendedorismo com ares de Comic-con, como nerd de carteirinha, me senti em casa.

evento fire 2015

Além disso, vários pontos com água e red bull a vontade pra quem quisesse, telões e tvs com as palestras do palco sendo transmitidas, nossa, capricharam mesmo na Infra estrutura, a hotmart está de parabéns.

Cheewie e Lea estavam por lá também...

Cheewie e Lea estavam por lá também…

Miguel Cavalcante (Beef Point)

Em uma palestra bem legal, contou um pouco da história de vida, e alguns cases interessantes de suas empresas. Foi uma palestra bem divertida e em que pude absorver várias boas idéias para meus projetos. Não o conhecia e ao chegar em casa vi um vídeo do projeto Man in the arena e já fiquei com vontade de ver todos. Com certeza irei assistir aos outros e recomendo que você faça o mesmo!

Edmar Ferreira (Rock Content)

Com foco em Marketing de Conteúdo, a palestra do Edmar abriu a cabeça de muita gente para os pontes chaves a se observar no trato com sua audiência, principalmente se seu objetivo é conversão. Outro que eu não conhecia e que vou passar a acompanhar mais de perto. Uma verdadeira aula, com certeza anotei muita coisa que devo aplicar por aqui no Mestre dos sites e também em outros projetos.

Gabriel Goffi (Moving Up)

gabriel goffi fire

 

Gabriel é atualmente um dos mais famosos jogadores de poker profissionalmente, e arrebentou na palestra dele. Dominou a platéia e contando um pouco de sua história, deu grande inventivo para todos que desejam correr atrás dos seus sonhos superarem suas expectativas e desafios. Top!

Wesley Barbosa (Facebook)

A palestra do Wesley foi bem interativa, até contando com a participação de duas garotas da platéia no palco. Rolou um enfoque bem grande no mobile , e como é preciso observar e entender essa audiência nas redes sociais. mostrou também algumas melhorias que estão sendo implantadas no Instagram para quem deseja anunciar. As possibilidades são quase infinitas de interação no mundo atual e quem quer se destacar precisa agir.

Bruno Gimenez (Luz da Serra)

Bruno em sua palestra.Foto:Facebook

Bruno em sua palestra.Foto:Divulgação do evento

O Bruno destacou o poder dos webinários com dicas bem interessantes para quem quer adotar essa super ferramenta. Os webnários tem se tornado uma verdadeira arma para bombar as conversões de infoprodutores e gerentes de marketing, e as idéias do Bruno foram quase uma aula sobre o assunto.

Priscila Metzker (Ogliv e Mather)

Priscila conseguiu compartilhar conosco sua experiência com várias marcas e deu boas idéias. Anotei muita coisa legal, que pode não ser nada revolucionário, mas muda nossa forma de trabalhar. Curti bastante.

Conrado Adolpho (Webliv)

Conrado adolpho

Um dos palestrantes mais esperados pelo público, o Conrado mostrou como é importante analisar os dados do seu negócio, os passos que levam o seu cliente do reconhecimento da necessidade até a compra efetiva. Além disso, mostrou como é possível aprender com seus erros(inclusive mencionando alguns que cometeu ao longo da sua jornada) e como eles são uma parte do aprendizado. A platéia gostou bastante e confesso que apesar de jogar um jogo um pouco diferente em relação ao trabalho na Internet, também consegui absorver muitas informações úteis da palestra dele. Conheço muita gente que por não concordar com posição x ou y do palestrante, acaba perdendo oportunidades de crescimento, já estive desse lado e gosto de pensar que melhorei bastante. Gostei muito da palestra.

Painel de Afiliados

No Painel, Giordano Narada, William Rufino e Victor Damásio, discutiram um pouco sobre o cenário atual de afiliação, tanto de produtos físicos como digitais e como está o mercado atualmente. também falaram sobre algumas dicas de como se tornar um afiliado e como fazer suas vendas. Destacaram como é importante saber exatamente para quem você está vendendo e como derrubar as objeções a compra do seu produto pelo consumidor. Foi bem bacana

Carolina Baracat (Spotify)

fire spotify

Como usuário do Spotify e viciado em música, gostei bastante da palestra para entender de onde veio e para onde vai o Spotify. Porém achei a palestra meio institucional demais, praticamente uma apresentação para angariar clientes.Mas enfim, foi legal no geral.

Juliano Prado (Galinha Pintadinha)

juliano pintadinha

Essa foi uma palestra que me surpreendeu, não esperava nada além da história do produto, mas o que vimos foi algo bem maior. O Juliano contou toda a história da Galinha Pintadinha e os percalços que ele e a equipe tiveram de passar para atingir o que atingiram hoje. O canal da Galinha Pintadinha foi o primeiro no Brasil a ultrapassar o 1 bilhão de views no youtube e ano passado foi o DVD mais vendido. Mais do que Ivete Sangalo por exemplo.Uma injeção de ânimo no público!

Durante o evento ainda participei de uma “palestra” com o Leo Barcelos, Marcio Motta entre outros sobre gamification hehehehe. Os fliperamas foram uma excelente idéia pra relaxarmos entre uma palestra e outra, até peguei cartões de gente que entrou contra mim no Street fighter, são os vídeos games gerando oportunidades de negócios :p

gamification

 

Dia 2 – 16/07 – The bomb is planted!

Vinícius Possebon(Q48)

Gostei bastante da palestra dele. O Vinicius mostrou como construiu seu produto e sua marca (Queima de 48horas) que hoje além do produto no mercado conta com aplicativos para smartphones, canal no youtube e artigos em revistas. Foi bacana ver sua experiência e como ele demonstrou que é preciso ver seu produto como negócio (algo que foi inclusive repetido por vários palestrantes como o Erico e o Conrado). Ao final a palestra dele ele foi homenageado pela Hotmart por ser o info produtor de maior resultado na plataforma.

Vinicius e a galera. Creditos: Vinicius Possebon

Vinicius e a galera. Creditos: Vinicius Possebon

In Hsieh (Xiaomi)

O In Hsieh fez uma palestra bem humorada, com bastante interação e falou sobre muitos modelos de negócios disponíveis em nosso mercado de marketing digital atual. Ele até contou um pouco da história dele para mostrar que algumas coisas como o comércio, mudam de plataforma mas permanecem com a mesma essência. Foi bastante aplaudido. Pra quem não sabe, a Xiaomi é responsável pelo Redmi 2, um dos smartphones com o melhor custo benefício do mercado que vem fazendo muito sucesso.

Eduardo Santorini (Atitude de Homem)

eduardo

Bem legal a palestra dele, mostrando cases interessantes. Sou suspeito para falar pois já vendi info produtos dele, mas curti bastante o conteúdo, bem direto ao ponto, sem muitos rodeiros.

Bernardo Porto (Hotmart / San Pedro Valley)

A palestra do Bernardo foi marcada pelo bom humor. Foi interessante conhecer a história dele, eu particularmente me identifiquei muito com a fase em que todos nós estamos novos e ficamos horas fuçando no computador para descobrir coisas novas. Foi legal também ver como o mercado é unido em Bh, já que o Portinho mostrou como várias pessoas que hoje estão em grandes empresas lhe ajudaram no início, como o João Pedro da Hotmart, dentre vários outros.

Gui Telles (Uber)

uber app

O Uber vem causando polêmica devido ao problema que ocorre com os taxistas, que ao invés de se modernizarem, entram em conflito com a plataforma, Não aceitam cartão, aumentam o caminho, dentre vários outros problemas que eu mesmo já enfrentei usando taxi. Acho que deve-se chegar a uma regulamentação que seja boa para a sociedade como um todo. Utilizei o serviço e gostei muito, mas é preciso ter um pouco de cuidado, vejo muita gente defendendo o Uber com unhas e dentes, como se fosse uma instituição filantrópica que vai mudar um mundo. Não, o Uber é uma empresa e quer lucrar, quer ganhar dinheiro, simples assim. O serviço é ótimo, eu usei e usaria de novo? Com certeza! Mas não dá pra dourar a pílula, esse papo de “salvar o mundo” é bem complicado de engolir.

Entre as novidades anunciadas na palestra de Gui Telles está a possibilidade de lançarem o Uber Bike em Belo Horizonte nos próximos dois meses. O diferencial do aplicativo é que o carro leva um suporte traseiro para carregar a bicicleta do usuário e já foi lançado na cidade de São Paulo no último mês.

Érico Rocha (Fórmula de Lançamento)

erico rocha fire

 

O Érico Rocha, famoso pela Fórmula de Lançamento, fez uma palestra excelente. Ao invés apenas de falar sobre, mostrou 2 cases espetaculares, tanto no nicho e saúde e bem estar, quanto em relação a cursos de artes. Isso mostra como a fórmula pode funcionar bem, desde que se tenha um produto viável e palpável. Isso sim movimenta o mercado e move pessoas. Vejo que ainda há um grande preconceito e desconhecimento em relação a Fórmula, mas acredito que ocorre devido a muitas pessoas que a realizam, não terem curso, nem produto nem nada para lançar, apenas vendem a mesma para outros, visando somente a comissão, sem muito critério. Justamente mudando esse paradigma e mostrando como ela realmente funciona, em casos reais é que o Érico deu um show de palestra. Foi bem legal.

Paula Ziegert(VISA)

Confesso que achei a palestra meio institucional demais, ou eu de repente eu não era o público-alvo dela. Acabei indo jogar Street Fitghter no espaço Networking.

João Pedro Resende (CEO Hotmart)

A Palestra do João Pedro foi bem legal, onde ele falou sobre a Hotmart e mostrou até vídeos da sede e de antigas instalações. Ele agradeceu a presença de todos nos eventos e mostrou coisas bem legais sobre a plataforma e etc. O hotmart vem crescendo e durante todo o evento foram mostrados tradutores trabalhando na equipe, preparando a empresa para alçar vôos mais altos e atingir o mundo inteiro, quem viver verá.

Neil Patel (CrazyEgg / QuickSprout, HelloBar Kissmetrics)

neil patel

Neil deu um verdadeiro show sobre marketing de conteúdo para a audiência. Embora muita coisa eu já houvesse visto em palestras nacionais, ele relembrou de muitas coisas as quais não damos a devida atenção. Além disso, deixou duas dicas simples porém importantes:

-Invistir sempre na divulgação de produtos Evergreen

– Produtos físicos vendem mais que digitais

Além disso, deu técnicas muito legais de Guest Blogging e até mostrou exemplos de casos dele e que observou pela Internet. Foi fora de série, além dele ser bastante bem humorado e brincalhão.

Vídeo Bonus

O Roberto Costa filmou alguns momentos por lá e reuniu em um vídeo bem bacana:

 

CASE BONUS

Ainda fomos brindados com uma apresentação de um case do pessoal do canal Boom, sobre como aproveitar um vídeo viral para monetização, sugiro que assistam essa pegadinha:

Pontos negativos do evento

Bom, na verdade foi difícil achar algum, talvez a “Vibe  herbalife” de algumas palestras como bem disse o Bob bactéria no Twitter, e também achei o espaço das cadeiras no salão principal um pouco apertado, mas sinceramente, dentro da grandiosidade de tudo que eles fizeram foi um mero detalhe.

 Pontos Positivos do evento

Nossa, vários viu:

-Estrutura excelente, desde os telões até o fator humano envolvido. Mais de uma vez as pessoas da equipe me perguntaram se estava tudo bem e eu precisava de alguma coisa. Fui em um dos pontos de carga de celular que estava lotado, prontamente me indicaram outro.

-Fliperamas para a galera relaxar.Era possível ouvir as palestras enquanto você mandava aquele hadouken no seu amigo.

– Conteúdo de várias áreas, diversificando os assuntos, não ficando só preso em determinado tipo de atuação.

-Distribuição de Red bull durante todo o dia(pra quem foi no Barketing e acordou de ressaca no sábado, foi uma bênção)

Pós evento – Visita Hotmart e Rock Content

Na segunda pós evento, o Alberto André e o William Rufino foram nossos guias em Bh e nos levaram na Hotmart e Rock Content

Hotmart

Se eu já não tivesse minha própria empresa, ta aí um local em que eu gostaria de trabalhar. Uma atmosfera bem leve e Geek, o cenário na Hotmart dá a impressão de que as pessoas estão se divertindo ali, vide vários painéis legais de quadrinhos e outras coisas “nerds”espalhados pelo local. A estrutura deles impressiona e fiquei bem contente de ter ido até lá. O João Pedro, CEO da empresa nos levou pessoalmente a todos os andares e ainda bateu um rápido papo conosco sobre games e nichos.

Cobertura da Hotmart, eu ali de intruso entre os excelências :p

Cobertura da Hotmart, eu ali de intruso entre os excelências :p

Rock Content

rock content

Também estivemos na sede da Rock Content, especializada em marketing de conteúdo. Pudemos ver a estrutura robusta dessa grande empresa da Web.É incrível como temos outra imagem das empresas quando estamos em casa e somos contactados. Passaram uma imagem de alto profissionalismo em tudo o que executam

É legal ver que o estado de minas está cada vez mais desenvolvido em relação a novas tecnologias e novos mercados. Foi um final de semana de muito aprendizado, com pessoas e empresas incríveis.

Conclusão

Pois é pessoal, eu posso dizer que me surpreendi positivamente no evento. Embora discorde de algumas falas e posicionamentos de alguns profissionais, é importante nos inserirmos em todos os meios e sabermos filtrar o que realmente pode nos ajudar. Muita gente deixa de ir em determinado evento por causa da palestra ou y, mas a verdade é que sinceramente as palestras são quase um pano de fundo nos eventos que vou(opinião minha ,claro). Lá você encontra gente que entende o que você fala, tem idéias melhores que as suas, pode te ajudar e ser ajudado pro você nos negócios e uma infinidade de coisas boas envolvidas. Aprendi e muito em bares e pizzaria no pós evento conversando com profissionais da área, voltei com a mente “fervendo” . Acredito que é o caminho para quem quer ir em frente nos seus projetos ligados ou não ao Marketing digital. E com 100% de certeza estarei no Fire 2016 ano que vem, pronto pra mais uma overdose de bom conteúdo e experiências construtivas.

Agradecimentos especiais ao Rufino, Fernanda e Alberto pelas caronas e pelo tour em BH!

Até a próxima!

Se você foi ao evento, diga aí o que achou! Vamos compartilhar nossas experiências!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
alternativas ao google adsense
Alternativas ao Google Adsense: conheça programas diferentes pra lucrar com seu Site!
priples
Priples: Fraude ou pirâmide?
Quer aprender tudo sobre blogs de nicho? Participe do Webinar com Gustavo Freitas!
3 Comments
  • Leonardo
    12 12America/Sao_Paulo outubro 12America/Sao_Paulo 2015 at 19:23
    Resposta

    Oi tudo bem? Estou precisando de uma ajuda sobre Programas de Afiliados que trabalhem com E-mail Marketing.
    Trabalho atualmente com a ZANOX e trabalhei com a AFILIO e pouco com LOMADEE.
    Os melhores resultados foi com a AFILIO, mas resolvi sai em agosto pelo desgaste devido a falta de pagamento e transparência, trabalhava com eles a quase 3 anos. Desde então estou em busca de um parceiro que me faça suprir esta demanda, principalmente em CPA.
    Então estou entrando em contato para saber se poderia me indicar alguma agência que trabalhe com campanhas de e-mail Marketing CPA e como faço para poder me cadastrar nelas. Agradeço desde já a atenção.

    Leonardo

  • 21 21America/Sao_Paulo agosto 21America/Sao_Paulo 2015 at 14:37
    Resposta

    Nossa o evento deve ter sido muito bom!
    Pena que eu não fui, espero ir no próximo.

  • 19 19America/Sao_Paulo agosto 19America/Sao_Paulo 2015 at 20:48
    Resposta

    Valeu demais Almy, sempre bom te reencontrar! Ótimo texto sobre o evento pra variar 😀

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage