Eventos e Networking

Fire Festival 2018: Tudo sobre o Evento!

Estive recentemente no evento Fire Festival 2018 da Hotmart em Belo Horizonte e te conto tudo o que vi por lá!

Vocês estão acostumados a ler aqui no site sobre a importância de ir à eventos, congressos e afins. Se você trabalha com marketing digital e áreas correlatas então, a importância é maior ainda. São nesses eventos que fazemos conexões, fechamos negócios, fazemos amizades e um social enchemos a cara, adquirimos conhecimento e nos divertimos. Sim, nem tudo que se relaciona a trabalho precisa ser super sério e formal, mas isso é papo para outro artigo. Hoje eu vou te contar um pouco do que rolou no evento Fire Festival 2018 e tudo que presenciei por lá. Lembrando: é minha opinião pessoal, longe de ser um relato técnico ou jornalístico do evento. Tendo isso em mente, vamos começar…

Fire Festival Hotmart 2018

O FIRE Festival é um evento da plataforma HOTMART que reúne inovação, entretenimento e empreendedorismo de formas únicas. Já estive no evento em 2015 e esse ano resolvi voltar.

fire festival 2018

Minha viagem para o evento começou no dia anterior ao seu início, dia 7 , pois sempre prefiro não chegar em cima da hora, para poder ir ao evento com calma, sem atribulações ou o risco de perder algo por que o vôo atrasou. O meu por exemplo atrasou e só cheguei a BH, ou melhor Confins do universo, umas 22:30h. Dica: o Uber atende o aeroporto, mas após as 22h as chances de conseguir um são bem pequenas, podendo gerar uma espera de até 25minutos. Assim, acabei indo de táxi mesmo. Fui direto para a sede da Monetizze, onde estava rolando um coquetel, onde vários amigos estavam lá. Aproveitei para botar a conversa em dia com muita gente, como William Rufino, Fernanda Mafia, Gimael Junior, Mateus Teixeira, Alberto André, Moises Bruno, Tamara Pinho, enfim,muita gente. Tenho certeza que vou esquecer alguém, mas enfim, a nata do marketing digital de BH estava por lá, além de uma galera que iria no Fire no outro dia.

 Nota: Alguém fofoqueiro curioso irá dizer: mas almy, voce tava indo no Fire e vai no coquetel da concorrente na noite anterior? Sim, plataforma não é religião, nem time de futebol e nem é segundo turno das eleições para presidente de 2018! Quanto mais “players” houver no mercado, melhor para nós afiliados. Além disso tento manter um bom relacionamento em todas. Tenho login em pelo menos umas 20.

Dia 1

Desde a entrada, no Palácio das Artes, já dava pra perceber que o pessoal da Hotmart não brincou em  serviço, a estrutura montada no local estava pra lá de profissional e não fiquei nem 5 minutos na fila do credenciamento, muito rápido. O local é naturalmente bem bonito e tem saída para o parque, o que é bem legal se você quiser dar uma descansada entre as palestras.

Fui direto para o auditório assistir a primeira palestra do evento, com o João Pedro, CEO da empresa, que inclusive para mim, foi uma das melhores palestras do evento.

fire festival dia 1

João Pedro CEO Hotmart – Foto por Blog Hotmart(Divulgação)

O João falou sobre novidades do mercado, sobre investimentos sociais que eles vem fazendo,  tendências e como podemos aproveitar o que vem pela frente em termos de tecnologia. Curti bastante o projeto 1%. Neste projeto ele explicou que todo Produtor poderá ajudar uma das instituições cadastradas doando uma porcentagem do valor recebido em cada venda realizada(1%).

A segunda palestra, foi do Mairo Vergara, que com certeza você já viu por aí em muitos anúncios do Youtube e afins. O Mairo fez valores inacreditáveis na plataforma e é um dos maiores cases de sucesso na Hotmart. Seu curso com certeza gerou valor pro mercado. Uma pena que não respondem aos emails solicitando afiliação, nem pra falar que a resposta é não.

Bom, após essa última palestra que mencionei, fui dar uma volta e fazer Networking, aproveitando para conhecer mais gente e trocar idéia com algumas pessoas que já conheço e estavam por lá. Acabei não assistindo ao Bruno Picinini nem ao Andrea Lorio.

Quando retornei, estava na hora da Amanda Felicio, da Marvel/Disney. Como nerd de carteirinha, curti a palestra e a história da Marvel, mas não havia muito o que absorver já que era praticamente só uma palestra de branding pra empresa.

Em seguida foi a vez do Adriano Nasser, Head de parcerias do Google. Mostrou um panorama da empresa e alguns dados sobre buscas e micromomentos que foi muito legal.

fire festival nasser google

Nasser, Head de parcerias Google – Foto por Tamara Pinho

Ele prometeu voltar ainda no mesmo dia, para uma novidade que lançariam mais tarde em parceria com a Hotmart.

Em seguida foi a vez da Michelle Schneider do LINkedin falar sobre a plataforma e como ela pode ser usada para atingir seus objetivos de conversão. Também falou um pouco sobre como anunciar na plataforma. Também mostrou como que um bom conteúdo pode dar até mais resultado do que um anúncio.

Almoço

A área do almoço foi um show a parte da organização. Foi organizada uma praça com Food Trucks e um palco no meio, no parque da cidade, que estava bem bacana, no primeiro dia o som ficou por conta da Banda Nega, local e que mandou muito bem.Também haviam esteiras e pallets com almofadas, deixando o clima bem descontraído pra galera dar uma relaxada após o almoço e se recuperar para as palestras da tarde.

As palestras da tarde começaram com um painel onde Danilo Basso, Felipe Titto, Pathy dos Reis e Karina Milanesi debateram sobre como as marcas, os especialistas e os influenciadores digitais estão ditando novos rumos nesse mercado.Foi feita uma boa comparação entre a queda da audiência das mídias tradicionais e a ascensão da visibilidade dos influenciadores digitais.

painel profissao internet

Foto por: Blog Hotmart (divulgação)

Em seguida fui conhecer o palco localizado no parque, estrutura montada em outro local, onde também estavam rolando palestras. Pude assistir ao Conrado Adolpho, que deu um conteúdo muito bom sobre relacionamento com seu público e mostrando como isso pode transformar seu cliente no seu melhor vendedor. Achei muito legal.

Retornando para o palco principal, a Nathalia Cavalieri, gerente do time de produtos da Hotmart mostrou algumas novidades da plataforma, Club Caption, Programa de Assinaturas do Sparkle, Order Bump, Hotmart Analytics para Afiliados, Gerenciador de Links e Hotmart Ad, esse último em parceria com o Google, para que você consiga anunciar no Adwords direto da plataforma usando seu saldo de afiliado. Quem não foi com certeza perdeu boas informações.

Voltei então pro Network no café, enquanto esperava pela palestra do KiKo Loureiro( Angra/Megadeath).

Nem preciso dizer que ele arrebentou: já entrou tocando guitarra e destruindo, a todo volume. A palestra dele foi bem legal, onde ele traçou um panorama sobre a história da carreira dele e o mercado de música no Brasil e no mundo. Também mostrou como encarar suas profissão como um negócio, fez toda a diferença para manter-se em um mercado que passou por várias transformações e também falou sobre seus cursos lançados.

fire festival kiko loureiro

Kiko no palco – Foto por Tamara Pinho

Também mostrou vídeo de depoimento de alunos, como o Marcos Menna, ex LS jack. Muito bacana a história. Foi definitivamente uma das top3 palestras que vi no evento. Como já estava bem cansado, acabei não vendo as palestras do restante do dia e também não vi o painel de influenciadores, mas ouvi que a palestra da Nathalia Arcuri, fundadora do Me Poupe. Foi bem legal!
Como disse algumas vezes, meu objetivo em eventos é sempre o Networking, conhecer pessoas e estabelecer contatos, muito mais do que assistir palestras. Mas ainda assim, no primeiro dia de evento pude perceber que as palestras que assisti, tinham feito o valor do ingresso se pagar tranquilamente, ou seja, valeu a pena demais! E olha que ainda era apenas o primeiro dia de evento.

Na saída uma pizza com a galera de Bh para mais um pouco de conversa e muita troca de informação.

Dia 2

Acabei atrasando um pouco para chegar ao segundo dia, por causa do trânsito no centro da cidade. Por isso quando cheguei, apenas consegui assistir a palestra do Murilo Gun com o Conrado Schlochauer. Foi bem legal porque falaram muita coisa sobre criatividade e pequenas atitudes que mudam totalmente a sustentabilidade do seu negócio. Um dos pontos é entender que o relacionamento com o cliente não acaba após a venda.Bastante instrutivo.

A palestra posterior, foi da Camilla Porto que falou bastante sobre Facebook e redes sociais. Já acompanho o trabalho dela há algum tempo e gostei bastante dos insights que ela revelou. Além disso, ela mostrou como fez para reinventar seu curso, após a diminuição do alcance do Facebook. Ela afirmou que as estratégias adotadas permitiram que ela obtivesse outro resultado: seu curso hoje em dia engloba outras redes juntamente com o facebook.

Em seguida foi a vez do Hotmart Awards, onde foram premiadas várias pessoas que atingiram bons resultados recentemente. Várias pessoas haviam ultrapassado o faturamento de 1 milhão de reais com seus produtos ou como afiliados. Vencedores dos premios de sucesso na Europa e America também subiram ao palco.

fire erico rocha

Em seguida foi a vez do Erico Rocha, figura já conhecida do mercado pelo seu Fórmula de Lançamento. Sua palestra mostrou alguns resultados e também um case de uma de suas alunas, que foi bem interessante. Ele mostrou também como aumentou seu tráfego com suas técnicas  de Copy.

Almoço

Após a palestra do Erico, fui para o almoço, onde aconteciam alguns shows de bandas locais. Achei essa idéia muito boa para dar uma relaxada.

Fui dar uma volta nos espaços de Networking, conversar com as pessoas e voltei apenas para a palestra do  Diogo Kotscho,vice presidente de comunicação no Orlando City Soccer Club. Ele contou um pouco de sua história até chegar no time e revelou alguns insights do mundo dos esportes que poderão ser usados no marketing digital.

Em seguida foi a vez do Desafio The HUBI, em que algumas pessoas que foram selecionadas apresentaram suas idéias para converter mais vendas.

A palestra que vi em seguida foi  do Gabriel Temponi,  ele falou sobre algumas inovações da plataforma Hotmart e atuação de algumas delas.

Em seguida foi a vez da cantora e empresária Anitta subir ao palco. Ela mostrou que se envolve totalmente nos processos de seu negócio, desde o início da carreira e falou sobre algumas técnicas de negócios que usou para chegar onde chegou. Somado a isso, falou sobre o uso dos dados para decidir no lançamento de novas músicas.

fire festival folha

Anitta com JP batendo altos papos – Foto by Agencia Estadão(Divulgação)

Daniel Kawano, da Blizzard Entertainment, fez uma excelente apresentação sobre a empresa e o mercado de games. Esse ramo que cresce  em níveis estratosféricos cada vez mais! Como nerd que jogou muito Starcraft na vida, achei tudo muito legal! Até a questão das carreiras de gamers e eventos em estádios foram mostrados, um gigantesco mercado que ainda é pouco explorado.

Em seguida foi a vez do Samuel Pereira, do Segredos da Audiência. Ele fez uma palestra com dados de crescimento da Internet muito interessantes. Falou um pouco sobre conteúdo, enfatizando o que realmente importa para o seu negócio é a métrica de resultados, não as métricas de vaidade.

Kees Koolen, um dos investidores do Booking e da própria Hotmart, deu uma excelente palestra sobre tecnologia, mercado e trabalho.Uma verdadeira aula.

Depois dessa palestra, acabei indo direto ao Networking encontrar as pessoas e conversar um pouco mais.

Dia 3

Galera começando a chegar na area de SHOWS – Foto por Phillipe Guimarães / www.bsfotografias.com.br

O terceiro dia foi mais light, já que as palestras só iriam até as 13h. Por causa do cansaço chegamos lá quase por volta de 10:00hs, bem no meio do evento. O auditório estava lotado e vi apenas de relance as palestras na área externa, nos televisores que foram colocados. Pra ser muito sincero, estava bastante cansado que nem tinha mais ânimo pra ver palestra. Entretanto foi um dos dias que mais conheci gente, troquei idéias sobre mercado e projetos. Rolou até um café para que pudessemos aproveitar o momento e aumentar um pouco mais o nosso networking. Em seguida começou a festa com bandas no palco e cervejas artesanais próximas aos food trucks.

As bandas eram super empolgantes e o encerramento do Fire Festival foi mega animado!

Pontos Positivos do Evento

Estrutura Impecável: desde a organização das filas , passando pelos cafés, águas e brindes. A área de jogos também era bem legal e os estandes no meio do salão foram uma boa idéia também! A área de Food trucks e as esteiras na grama pra descansar foram pontos altíssimo! Além disso, não vi microfone falhar uma vez sequer, nem dar pau em vídeos ou qualquer problema técnico do tipo durante todo o evento.

Stand das Frutas – todo evento que vou, fico embuchado após trocentos cafés com comidas pesadas. A idéia das quitandas da Snack Frutas, pra galera se servir à vontade, veio muito a calhar. Excelente idéia!

Pontos a melhorar

Nem sei se é um ponto a melhorar, é mais uma sugestão mesmo:sugiro colocar mais umas 2 torres de carregar celular. As que estavam lá,  quando tentávamos usar  sempre estavam lotadas ou com 2 a 3 cabos com defeito. Vi que em algumas,  eles até consertaram isso durante o evento, mas com tanta gente por lá, querendo compartilhar novidades com seus tablets e smartphones, pode ser uma boa idéia uma quantidade maior no ano que vem.

Minhas Impressões

O Fire Festival se consolidou como um dos eventos sobre tecnologia, marketing e tendências que mais arrastam público, e seu sucesso não é por acaso. Fui em 2015 e a diferença para este ano foi absurda em tamanho, estrutura e organização.Pretendo voltar ano que vem com certeza! Embora as palestras não sejam exatamente tão técnicas, as oportunidades de network são imensas, e é interessante para ampliar os horizontes nos negócios e entender para onde o mercado está indo.

Um obrigado a toda galera de BH que me acolheu super bem como sempre, principalmente ao William Rufino e Fernanda Mafia.

Até o ano que vem pessoal!

E você? Estava lá também? Me conta o que achou nos comentários!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
almy palestra
KopyFest 2018: Review do evento sobre Copywriting em SP!
2 Comments
  • Fernanda Guimarães
    25 25America/Sao_Paulo outubro 25America/Sao_Paulo 2018 at 11:29
    Resposta

    Como sempre um ótimo resumo do evento, Almy! Esperamos você em BH para o Fire do ano que vem! 🙂

  • 17 17America/Sao_Paulo outubro 17America/Sao_Paulo 2018 at 17:51
    Resposta

    Show de bola, Almy! Gostaria de ter ido no evento, mas você conseguiu passar muito bem o que rolou por lá.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage