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Google Analytics: aprenda a interpretar e fazer bom uso das suas informações! – Parte 1

Veja em quais informações prestar atenção para fazer seu site crescer…

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De cada 10 webmasters, 9 utilizam ou já utilizaram o Google Analytics para medir o tráfego dos seus sites. Primeiramente porque é gratuito. Em segundo lugar, porque é um dos melhores monitores de tráfego para sites já criados. Sua gama de informações é extremamente grande e pode auxiliar bastante um webmaster.Porém, poucos webmasters sabem realmente aproveitar esses dados para garantir melhorias a seus usuários. Vamos então abordar cada uma das métricas e falar sobre como elas podem te ajudar.

Taxa de rejeição (bounce rate)

A taxa de rejeição indica se os usuários que chegam ao seu site o fecham logo depois de abrir. Para que seu site prospere é ideal que sua taxa esteja pelo menos abaixo dos 50%. Entre os motivos que podem fazer sua taxa de rejeição subir estão:

– Usar tags apelativas em seus artigos como “fulana sem roupa” em um post sobre notebooks. O visitante entra, percebe que foi enganado, xinga o webmaster e fecha o site
– Visitas altamente dependentes de agregadores como Ocioso ou Ueba que podem dar até 4 mil visitas em um dia, mas que abrem e fecham o site em menos de 10 segundos
Layout ruim e poluído que acabam espantando o usuário
– Conteúdo ruim e mal escrito. Artigos de má qualidade afastam o usuário assim que ele começa a ler

Como melhorar:
– Invista em conteúdo de qualidade
– Revise seu texto. Textos mal escritos e com erros gritantes de português afastam qualquer um, além de passar uma imagem de amadorismo
– Não engane o usuário. Use tags que realmente tenham a ver com o assunto do post

Tempo médio no site (site time)
 O tempo médio no site, é a média do tempo que os usuários permanecem nele. Obviamente, quanto maior melhor. Além de ser valorizado por eventuais anunciantes, é sinal de que o visitante se interessa pelo seu conteúdo e dedica algum tempo à leitura dos seus artigos.

Como melhorar
– Invista em conteúdo de qualidade
– Deixe seu conteúdo acessivel ao visitante, crie links entre artigos de um mesmo tema, use plugins de posts relacionados. Enfim, mostre ao usuário que existem mais artigos de qualidade em seu site.

Origens de tráfego (traffic sources)

Essa métrica mostra a fonte de seus visitantes. Basicamente mostra se o usuário veio de mecanismos de pesquisas como Google, Bing ou Yahoo (normalmente aparecem como “Google(organic)”), se o usuário digitou seu endereço direto no navegador, ou se veio de um link em outro site ou de redes sociais. Quanto mais fontes melhor. É importantíssimo que suas visitas não estejam concentradas em uma fonte única, já que qualquer mudança na origem pode fazer suas visitas desabarem, colocando meses de trabalho no lixo.

Como melhorar
– Divulgue seu site em meios diferentes
– Divulgar seus sites em redes sociais é altamente recomendado já que geram visitas de alta qualidade, além do poder de alcance bastante amplo. Quanto mais seguidores e participantes, mais visitas.
– Faça parcerias e estimule links ao seu conteúdo. (links não são cópias. Muito cuidado! )

E então? Gostaram das dicas? Em breve publicaremos a parte 2 !


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Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
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9 Comments
  • Anselmo Letti Neto
    31 31America/Sao_Paulo março 31America/Sao_Paulo 2016 at 2016-03-31T19:26:43+00:000000004331201603
    Resposta

    muito boa sua explicação.

  • 25 25America/Sao_Paulo fevereiro 25America/Sao_Paulo 2015 at 2015-02-25T14:13:07+00:000000000728201502
    Resposta

    […] Utilizando as informações do Google Analytics. Além de analisar as palavras chaves que fazem seus visitantes chegarem a seu site, analisar o que […]

  • 4 04America/Sao_Paulo fevereiro 04America/Sao_Paulo 2012 at 2012-02-04T18:26:54+00:000000005429201202
    Resposta

    olá a todos preciso de ajuda …eu criei um blog e ainda ñ apareceu no google e quando escrevo o nome no blog e ponho a proucurar ñ aparece. só aparece quando primeiro vamos ao google reader e escrevermos o nome aparece.. um grande abraço

  • 12 12America/Sao_Paulo novembro 12America/Sao_Paulo 2011 at 2011-11-12T19:53:07+00:000000000730201111
    Resposta

    Ola tambem vou usar essas dicas para aumentar o trafego do meu blog

  • admin
    28 28America/Sao_Paulo agosto 28America/Sao_Paulo 2011 at 2011-08-28T15:01:36+00:000000003631201108
    Resposta
  • Cleidson
    27 27America/Sao_Paulo agosto 27America/Sao_Paulo 2011 at 2011-08-27T23:35:49+00:000000004931201108
    Resposta

    Bastante motivador e didático! Você conseguiu de forma simples ensinar como divulgar melhor e receber visitas para quem está começando no mundo web. Parabéns! aguardo a parte 2 do post.

  • 27 27America/Sao_Paulo agosto 27America/Sao_Paulo 2011 at 2011-08-27T23:05:01+00:000000000131201108
    Resposta

    […] Mestre dos sites: Google Analytics: aprenda a interpretar e fazer bom uso das suas informações! &#… […]

  • 27 27America/Sao_Paulo agosto 27America/Sao_Paulo 2011 at 2011-08-27T17:03:41+00:000000004131201108
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    […] 1.Mestre dos sites – Como fazer seu site crescer usando o Google analytics! […]

  • 26 26America/Sao_Paulo agosto 26America/Sao_Paulo 2011 at 2011-08-26T04:21:55+00:000000005531201108
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    […] Google Analytics:aprenda a interpretar e fazer bom uso das suas informações! – Parte 1 […]

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