SEO

Google Trends: veja como conseguir mais visitas em seu site!

Mostramos como o Google Trends pode ser útil na hora de escolher os assuntos do seus posts e até garantir que as visitas não caiam em determinadas épocas.

 

Falamos recentemente sobre o que fazer durante o período de férias de verão em que as visitas costumam cair, já que as pessoas querem ir pra praia, viajar, enfim, estão em qualquer lugar que não a internet. Alguns webmasters no entanto conseguem se sobressair nessa época, com artigos sobre assuntos que são procurados pelos viajantes como turismo ou o que fazer para se proteger do sol por exemplo. Muitos webmasters não sabem, mas existe uma ferramenta que mostra quais os assuntos mais procurados nessa época chamada Google Trends. Mais uma ferramenta do Google assim como o Google Drive ou o Google Analytics que podem ajudar e muito a manter as visitas mesmo em época de baixa. Vamos entender o que é essa ferramenta.

 

google trends

google trends - conheça mais essa ferramenta excelente!

O que é o Google Trends

É uma ferramenta de análise de tendência com relação às buscas do Google efetuadas em determinado país/região, em determinado tempo. O Google Trends pode ser acessado clicando aqui.

O Trends é uma evolução da antiga ferramenta Google Insights, usada por alguns webmasters para ideias de artigos. Veja um exemplo simples abaixo, mostrando como a busca pelo termo “gangnam style” cresceu nesses últimos tempos e agora já está “saindo de moda” no Brasil:

 

google trends pesquisa

Google trends - clique para ampliar

 

Ou seja, resumindo, o Google mostra como andam as buscas por determinada keyword e ainda dá várias informações importantes, como:

– Volume das buscas por região;

– Volume das buscas de acordo com o tempo;

– Buscas relacionadas com a que você pesquisou;

– Mostra um índice de 0 a 100, como um termômetro do interesse nessa busca. Quanto mais próximo de 100, mais o assunto está “quente” nas buscas do Google.

 

Como aproveitar as informações do Google Trends?

Se você leu até aqui com certeza já está pensando em vários modos de utilizar essa ferramenta. Para quem a ficha ainda não caiu, vamos explicar melhor.

O Google Trends te ajuda a conseguir mais visitas

Imagine que você tem um site sobre cosméticos. Com o Google Trends você pode saber quais os cosméticos mais procurados na época de janeiro-fevereiro e escrever artigos sobre eles. Assim, aumenta a chance de você continuar tendo visitas durante esta época. Obviamente, nem sempre um assunto que foi sucesso no passado vai ser sucesso novamente nesse mesmo mês, mas se você fizer algumas pesquisas por anos, verá que ocorre uma sazonalidade e que ela é bastante fácil de acompanhar em alguns casos. Assim, não é difícil investir em artigos agora, para que daqui a 3 meses ele esteja bem ranqueado, quando as buscas por eles começarem a aumentar.

O Google Trends ajuda a ter ideias para artigos

Com a pesquisa de termos relacionados, você pode acabar com várias sugestões para o tema apresentado, mas com ideias que surgiram após ter navegado no Google Trends. Isso é ótimo para aqueles dias em que estamos com bloqueio criativo para escrever novos textos. Acredite, isso é mais comum do que parece.

O Google Trends ajuda a se preparar para picos de tráfego

Se hoje você tem um numero x de visitas, seu servidor já anda perto do limite da capacidade e existem assuntos que terão suas buscas aumentadas em breve, você já pode se precaver para o aumento das visitas otimizar seu servidor, seja instalando um plugin de cache, seja aumentando o seu plano de hospedagem.

Conclusão

Caros leitores, espero que as dicas tenham sido válidas e que agora você consiga equilibrar as visitas do seu site, prestando mais atenção aos dados do Google Trends, que é uma ferramenta super poderosa, e o melhor de tudo, gratuita (pelo menos por enquanto).

Dúvidas ou sugestões, deixem nos comentários!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
google update
Update anti-spam do Google: entenda do que se trata!
seo
SEO: as técnicas mudaram mas seu visitante é o mesmo!
SEO para Blogueiros: aprenda como trazer visitas para seus blogs!
4 Comments
  • 19 19America/Sao_Paulo março 19America/Sao_Paulo 2013 at 19:20
    Resposta

    Não conhecia, achei muito interessante e vou passar a usar quando for publicar meus artigos..Parabens pelo site!

  • 17 17America/Sao_Paulo fevereiro 17America/Sao_Paulo 2013 at 23:11
    Resposta

    eu também já conhecia esta ferramenta inclusive eu já comentei sobre ela em meu blog em um artigo onde eu citava dicas com o Prezi.

  • 11 11America/Sao_Paulo janeiro 11America/Sao_Paulo 2013 at 16:30
    Resposta

    Conheço o Google Trends desde que era separado do Google Insights que também era outra ferramente de análise muito boa, agora foi unificado em um só o Google Trends e realmente é um aliado poderoso para trabalhar o SEO do seu blog.

  • 9 09America/Sao_Paulo janeiro 09America/Sao_Paulo 2013 at 07:40
    Resposta

    Caro Almy,
    parabéns pelo seu artigo. Foram 5 minutos de leitura enriquecedores.

    Eu olho para o Trends como uma fonte complementar de informação, mas não deverá ser vista como a única na descoberta dos “hot topics.
    Para quem adora estatísticas e tendências, aqui está uma boa ferramenta para estudo.

    Um abraço

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage