Hospedagem de Sites

Hospedagem de sites: seu site está preparado para alto tráfego?

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Seu site aguentaria um aumento súbito de visitantes sem sair do ar? O que fazer para seu provedor não te deixar na mão quando você mais precisar.

seu site

Você investe na divulgação do seu site esperando que o número de visitas aumente com o tempo. Se parte das suas estrategias de divulgação é enviar artigos para agregadores e redes sociais pode haver um pico de tráfego. E isso pode tirar seu site do ar de uma hora para outra.

Muitos webmasters e blogueiros pagam serviços de hospedagem esperando que aguentem o tráfego, mas não é bem assim que costuma acontecer. Desespero: ao receber muitas visitas seu site de repente fica fora do ar.

Pensando nisso resolvi escrever este artigo e mostrar o que pode ser feito para que você não passe por isso com seu provedor de hospedagem.

Deixe seu site leve

Se seu site tem muitas imagens e banners, tornar seu carregamento mais leve pode ajudar a aguentar mais visitas simultâneas, como explico no artigo Otimização: Aprenda como deixar seu site mais rápido!

Se você está usando a plataforma WordPress um plugin de cache também pode ajudar a aumentar o número de visitas simultâneas.

Converse com o suporte

O próprio suporte pode lhe dar uma idéia de quantas visitas simultâneas seu site suporta. Obviamente isso varia de acordo com o peso do site, com a plataforma na qual ele roda, entre outros fatores. Mas eles podem te dar uma ideia geral de quantas visitas diárias e simultâneas eles garantem. Só tome cuidado com as conversas de vendedor. Ou para que você já assine um plano mais caro, ou de que seu plano é ilimitado. Veja a seguir.

Fuja do golpe do plano “ilimitado”

Muito cuidado com os famosos planos ilimitados, que muitas vezes não passam de propaganda enganosa. Tem sempre um asterisco em algum lugar e linhas miúdas dizendo que existe um limite. Já falei sobre o assunto no post Hospedagem de sites:cuidado com os falsos planos ilimitados.

Além disso, recomendo que leia o contrato do seu provedor para evitar surpresas. Muita gente não lê pela pressa de assinar e acaba tendo uma surpresa mais tarde.

Opiniões e reviews

Veja experiências de outras pessoas sobre serviços de hospedagem em fóruns de webmasters ou mesmo em sites como o Reclame Aqui. Assim você pode ter uma boa ideia do que aconteceria com seu site no caso de um pico de tráfego e como seu provedor reage. Reviews sobre a empresa também podem ser bem úteis. Informe-se sobre como ela age nesses casos e se já houve muitos problemas relatados. Talvez seja a hora de repensar sua hospedagem.

Conclusão

Um site fora do ar passa uma péssima impressão aos visitantes, e ainda faz com que alguns não retornem. Por isso, tome sempre medidas para que ele aguente picos de tráfego sem cair. O próprio Google costuma deixar para trás nas pesquisas os sites que vivem saindo do ar. E você não que ficar mal posicionado(a) nas pesquisas, não é verdade?


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
ladrao internet
Hospedagem de sites: conheça 5 truques que as empresas usam para te passar a perna!
blogs sequestrados
Blogs sequestrados: sua hospedagem está imune a isso?
hospedagem web
Registro de domínio: o que é melhor? .com ou .com.br ?
3 Comments
  • Jackeline
    10 10America/Sao_Paulo maio 10America/Sao_Paulo 2012 at 15:51
    Resposta

    Muito interessante o artigo. De fato é muito importante ter pelo menos uma indicação de hospedagem para não acontecer de ter o site fora do ar. Eu recomento a http://elevahost.com.br/. Os planos tem preços acessíveis e o serviço prestado é muito bom.

  • 1 01America/Sao_Paulo março 01America/Sao_Paulo 2012 at 09:34
    Resposta

    Demerval, você já visitou o Escola Sites algumas vezes, considere assinar o Escola Sites HOST, Hospedagem com programa de afiliados, o que pode lhe trazer o retorno do investimento.

    Abraços,

  • 27 27America/Sao_Paulo fevereiro 27America/Sao_Paulo 2012 at 20:18
    Resposta

    É! eu nem tenho tráfego significativo e já estou preocupado.

    Fiz um daqueles planos baratinho e ilimitados, não por achar que supririam minhas necessidades com o aumento de tráfego, pois já tinha em mente que à medida que o número de visitantes fosse crescendo eu ia mudar de plano e servidor.

    Foi uma decisão financeira mesmo.

    O problema é que tenho percebido que volta e meia o site sai do ar e isso é extremamente prejudicial, tanto que estou já procurando um bom servidor com preços em conta, não precisa nem ser ilimitado, pelo menos não acho que irei precisar antes de 6 a 12 meses, o número de visitas ainda é baixo e não acredito em um crescimento astronômico de tráfego, então meu problema atual está mesmo na estabilidade.

    Se conhecer um bom host com preços mais em conta me dá uma dica ok?

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage