SEO

Negative SEO: Google confirma que ele existe! (Como se precisasse…)

Google admite finalmente após anos, a existência do negative seo, entenda aqui do que se trata e por que esse comunicado do Google é importante.

Negative seo

Negative seo

Uma preocupação constante de blogueiros e webmasters têm sido os updates Pinguim e Panda, mas quem dera se a vida  deles fosse tão fácil para se preocuparem somente com isso. Em recente comunicado, o Google admitiu a existência de algo que blogueiros, webmasters e analistas de SEO já sabiam da existência há anos: o negative seo. Embora seja alvo de várias discussões, esse é um assunto que é bem nebuloso e que ninguém afirmava com convicção que realmente exisitia. Mas se você não sabe do que se trata e nem de como ele funciona, vamos explicar abaixo em detalhes. Também pretendo falar um pouco sobre como esse comunicado do Google pode influenciar o mercado de SEO.

O que é o Negative SEO ?

Bom, sendo bem direto ao ponto, Negative Seo é basicamente fazer o seo de um site “ao contrário”, ou seja, tentar fazer com que o site seja penalizado e rebaixado nas buscas. Seja dando links em sites de baixa reputação, sites eróticos e quaisquer tipos de sites que possam fazer com que um site tenha seu ranking afetado e despenque posições nas páginas do Google. Parece estranho? Pois é, mas muitos sites grandes tem concorrentes que fazem isso. E pior, acabam obtendo sucesso nessa técnica. Sim, é um tipo de concorrência anti ética e desleal, mas que todo mundo da área sempre soube que funciona, embora o Google sempre dissesse que não. Infelizmente há profissionais e profissionais no mercado.

Embora o Google nunca tenha admitido, todos sempre souberam que funcionava, e a recente ferramenta que o google lançou no Google webmaster tools só confirmava isso.Afinal, para que alguém iria querer que certos links não fossem considerados, se não para remover links que você “ganhou de presente”de um concorrente mal intencionado ?

Qual a importância desse comunicado do Google?

Há uma grande Importância em registrar essa mudança de comportamento do Google, pois ninguém pode garantir o que será mudado daqui pra frente. Como prova dessa mudança do comportamento, algumas regras do próprio Google foram mudando desde o início deste ano, como aponta o blogueiro Shaun Anderson :

No começo do ano estava escrito nas regras: “Os concorrentes podem prejudicar a classificação? Não há nada que um concorrente pode fazer para prejudicar a sua classificação ou ter o seu site removido do índice.

Isso foi então mudado para:“Não há quase nada que um concorrente pode fazer para prejudicar a sua classificação ou ter o seu site removido do índice.”

Opa! Quase nada? Então espere aí Google, quase nada é diferente de nada!

Eis que alguém pensou nisso e em 14 de março o artigo foi novamente alterado:“Google trabalha duro para evitar que outros webmasters sejam capazes de prejudicar a sua classificação ou ter o seu site removido do índice. Se você estiver preocupado com um outro site com links para o seu, sugerimos entrar em contato com o webmaster do site em questão.”

Ou seja, está mais do que provado que o Negative SEO não só existe , como pode acabar afetando seu site. E o fato do Google reconhecer isso , pode movimentar o mercado de uma forma jamais vista. Tanto no planejamento de campanhas de SEO quanto no sentido de que agora o monitoramento das campanhas terão de ser acompanhados de muito mais perto.

Conclusão

Bom, espero ter esclarecido o que é o famoso Negative seo, para os que não sabiam da sua existência. Particularmente, já acompanhei um caso de perto.No último desafio da mestre SEO, um amigo que estava em primeiro, recebeu de um dia para o outro um pacote de links com total intenção de prejudicá-lo e derrubar das buscas, uma vez que quem estava em primeiro seria premiado. Não é preciso levar adiante esse pensamento para imaginar quantas empresas não o fazem na intenção de ganhar mais dinheiro. Imaginem a diferença de rendimento que uma posição no Google pode fazer a um E-commerce não é verdade?

E vocês caros leitores e leitoras, já foram vitímas de negative SEO em seus sites?

 

Referências: Seo Watch & Shaun Anderson

 


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
hospedagem web
Registro de domínio: o que é melhor? .com ou .com.br ?
buscadores
Seus artigos não aparecem na primeira pagina do Google?A culpa é sua!
google trends
Google Trends: veja como conseguir mais visitas em seu site!
9 Comments
  • Marcos
    10 10America/Sao_Paulo outubro 10America/Sao_Paulo 2013 at 2013-10-10T01:01:17+00:000000001731201310
    Resposta

    E o pior que hoje em dia, o negativo seo está mais forte do que nunca. Nem precisaria lembrar a mudança do comunicado do Google como prova da constatação de o próprio Google saber da existência da negative SEO, bastaria se perguntar por que o Google criou a ferramenta Disavow links. Ao criar essa ferramenta o Google chancelou que reconhece o monstro criado por ele mesmo, no momento em que começa a penalizar os sites de acordo com seu “link profile”. Basta uma breve pesquisa em um buscador (recomendo usarem o Bing, pois os resultados do Google estão ficando péssimos), que encontramos inúmeros casos de Negative SEO de sucesso. E a lógica é muito simples: se, novamente eu repito, o Google está penalizando sites com backlinks não naturais, de baixa qualidade e que denunciam spam, então basta criar backlinks de péssima qualidade para meus concorrentes. É impossível saber quem criou esses links: o dono do site ou seu concorrente. Se não bastasse tudo isso, agora o Google transferiu a responsabilidade de selecionar e verificar seus backlinks para o dono do site; função que é responsabilidade do Google. Afinal quem faz a classificação (ranqueamento) dos sites de acordo com seus critérios é o buscador. Agora somos obrigados a ficar auditando frequentemente nossos backlinks na procura de algo suspeito e avisar ao Google sobre isso, pedindo a ele a desconsideração dos backlinks criados por outros sem nossa interferência. Olha que absurdo a situação criada aqui. Imagine o concorrente utilizando ferramentas automáticas, gerando centenas, milhares de backlinks spam, enquanto que o dono do site alvo deverá selecionar esses mesmos backlinks e enviar as solicitações para o Google. Isso é humanamente impossível! Não seria mais fácil simplesmente desconsiderar esses links de baixa qualidade, sem relevância ao invés de penalizar o site? O Google está cada vez mais se perdendo, e quem acompanha as notícias fora do Brasil no mercado de search internacional, sabe do que eu estou falando. A cada nova atualização do Google, maior é a qtde de bons sites que são eliminados do “jogo”, pois estão sendo vítimas de Negative SEO, que funciona muito bem. O descontentamento com o Google só aumenta, e uma hora teremos maiores mudanças, espero que para melhor, pois está cada vez mais difícil encontrar bons resultados no Google, com antigamente.

  • 16 16America/Sao_Paulo julho 16America/Sao_Paulo 2013 at 2013-07-16T11:14:49+00:000000004931201307
    Resposta

    Muito boa a explicação eu ainda me considero um novato no meio da blogsfera e sempre é bom termos blogs como este para nós alertar sobre certos assuntos sei que ainda tenho muito que aprender para poder ensinar mais com o tempo acredito que poderei me tornar um Expert nestes assuntos.

    Valeu obrigado!
    Sucesso a todos!

    • admin
      16 16America/Sao_Paulo julho 16America/Sao_Paulo 2013 at 2013-07-16T11:20:47+00:000000004731201307
      Resposta

      De nada Fernando, eu que agradeçco o apoio!

  • Ludmila Moreno
    15 15America/Sao_Paulo junho 15America/Sao_Paulo 2013 at 2013-06-15T20:47:05+00:000000000530201306
    Resposta

    estava bom de mais pra ser verdade, ainda bm q pesquizei antes de aceitar.obrigado a todos.

  • 13 13America/Sao_Paulo junho 13America/Sao_Paulo 2013 at 2013-06-13T03:18:50+00:000000005030201306
    Resposta

    Sr Almy , acho muito bom publicar os assuntos que acha , mas sugiro que procure mais informações sobre o assunto porque vai acabar com a credibilidade do blog e a sua ..

    Bom no assusto em que “parece” fraude ou “segundo” vídeo está sendo muito superficial e está enganado os seus próprios leitores com uma afirmação de uma informação que ão foi aprofundada.

    Na Empower hoje o seu sistema de afiliados acolhe mais de 100 mil pessoas e volta do mundo , não acha que essas pessoas estão lá só pra te enganar acha?.

    O Sistema paga sim 100% de comissões sobre os seus produtos e vc gere todo o sistema com 19$ dólares mensais .

    O que vc acha de publicidade evasiva é o sistema de marketing de atração do sistema onde gera contatos, fazendo um funil de vendas para consequentemente ir explicando como funciona o sistema , seria muito difícil explicar a cada um sendo que geramos milhares de contatos , nem vc consegue se explicar em um post de um blog ,quanto mais todo um sistema de afiliação de grandeza mundial (bom se vc achar um sistema que tenha mais afiliados no mundo que este e pague 100% de comissões me avise )

    Quanto a língua inglesa inglesa, se vc não fez o trabalho de casa e pesquisou a fundo não irá saber mesmo , Existe um sistema que traduziu e fez todas as ferramentas back office e treinamentos em Portugues chama se Lazy Milionáries League que permite que se trabalhe no mercado d Lingua inglesa ,portuguesa , e espanhola , que é o grupo de maior crescimento da Empower hoje acho que vc deveria aproveitar o crescimento no Brasil , temos um mercado de 70 milhões de pessoas , que 99% sabe ler um bom Português ao contrário do que vc diz lá em cima (voc~e escreveu aquilo para quem não sabe ler?)

    Bom quanto ao assunto e promessa que ficará na primeira página do google é mentira porque não se promete nada nesse negócio se não trabalhar , mais afirmamos que o domínio empower está entre os 400 mais autoritários do mundo . veja aqui – http://on.fb.me/15YNvq9

    Bom Acho que falei de mais para quem quer saber mais veja aqui – ►http://bit.ly/11tqiLB

    Terá toda a explicação e esclarecimento é só perguntar

    Felicidades

    • admin
      15 15America/Sao_Paulo junho 15America/Sao_Paulo 2013 at 2013-06-15T11:35:59+00:000000005930201306
      Resposta

      Robson,

      Investiguei a fundo, se for nos comentarios do Artigo, verá vários comentarios inclusive concordando. E desculpa a sinceridade, mas quer mesmo que eu leve a sério uma empresa chamada “Lazy milionaires league”? E o mais engraçado, liga dos milionarios preguiçosos, mas ao mesmo tempo diz que é preciso trabalhar….meio contraditório , não?

  • 7 07America/Sao_Paulo junho 07America/Sao_Paulo 2013 at 2013-06-07T11:16:19+00:000000001930201306
    Resposta

    Show de bola o post.

    E é por esta e outras mancadas do setor, que nunca eu me apoio somente no SEO, desde que isto virou uma guerra e tendo o Google a maior fatia do mercado ficamos reféns de profissionais com esta postura, eu participei do Desafio e posso afirmar que foi um porcaria, os mesmos que defendem algo lindo e colorido, acabam fazendo isto. Valeu!!!

  • 7 07America/Sao_Paulo junho 07America/Sao_Paulo 2013 at 2013-06-07T11:06:08+00:000000000830201306
    Resposta

    Eu não sei muito sobre o assunto, mas que estou desconfiado disso e de outras coisas isso estou. Além de posições até o seu Alexa Rank despenca em dias. Muito estranho. Outra coisa bem intrigante é a quantidade de cliques, em anúncios que seguem uma tendência e de uma hora para outra despencam também.

    A ganância dos homens é capaz de tudo, isso que estão fazendo é pinto. (vide Caso Família Cravinhos) – Se uma pessoa (digo humano racional) consegue fazer isso com seus país, imagine com a concorrência. Pinto o ser humano ganancioso e inescrupuloso é capas de tuto, tudo mesmo.

    Parabéns pelo post, recebi hoje pelo e-mail e não poderia deixar de comentar.
    Obrigado

  • Sergio Borges
    7 07America/Sao_Paulo junho 07America/Sao_Paulo 2013 at 2013-06-07T07:45:59+00:000000005930201306
    Resposta

    Olá, Almy Fróes! Cara, estou passando por um caso desses com um cliente, até o momento ainda não tive problemas, mas o fato é que estou de olho.
    Esse é mais um daqueles fatos que fazem o profissional de SEO ficar ligado sempre.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage