Temas Variados

O que é spam para o Google? Qualquer coisa sobre a qual não pode lucrar!

Veja exemplos de como o Google chama de spam qualquer coisa que não gere lucros diretos, e como ele mesmo faz tudo ao contrário da sua política editorial.

Esste texto é uma adaptação/tradução de um infográfico da seobook  que chegou até mim pelo Celso Lemes do Criar Sites, e claro com alguns pontos a mais com a minha opinião.

Uma discussão pra lá de polêmica entre webmasters e blogueiros é sobre as guidelines do Google, sua política do que é certo ou errado, tanto para os resultados e posicionamentos do seu buscador, como algumas políticas de negócios que envolvem AdSense, AdWords e outras coisas em volta. Ultimamente esse assunto tem voltado bastante a discussão, principalmente com o lançamento do novo Google imagens. Nesse artigo, vou mostrar por que o Google diz uma coisa, mas na hora dos negócios faz totalmente o contrário, e como sempre classificar como spam ou manchar a reputação dos mercados onde não consegue atuar.

google spam

Coisas que o Google condena ou chama de spam

 

Links pagos

Política do Google – Links pagos não contribuem para a experiência do usuário e são uma má forma de tentar manipular resultados de buscas.Sites que fazem compra de links normalmente são punidos.

O que o Google faz na prática – Todo o modelo de negócios do Adwords é baseado em links pagos, que aparecem junto aos resultados das pesquisas do Google. Em alguns países, as cores são inclusive alteradas para que o usuário não saiba se está clicando em um anúncio patrocinado do adwords ou em um resultado orgânico da pesquisa. Vender links (que com certeza influenciam os resultados de buscas) é um dos negócios que mais dá dinheiro ao google.

 

Abusos nas Diretivas de Qualidade

Em 2007, o Google lançou uma série de guias sobre o que ele considera sites de qualidade, e práticas com as quais não concorda e pode banir sites baseando-se nas mesmas.

Politica do Google – Nesse documento de 200, sites como comparadores de preço, comparadores de preços de hotéis e sites de Ebooks são nominadamente citados como sites de baixa qualidade de conteúdo e que serão rebaixados nos resultados das buscas

O que o Google faz na prática- De 2007 para cá, o Google lançou um site de comparador de preços, um site de ebooks, um site de preços de hoteis e passagens.E os concorrentes continuam rebaixados nas buscas e comprovademente mal classificados. Um site de aluguel de carros como a Avis,  aparece rankeado para a key “hotel em las vegas” , e só aparece na segunda pagina para “aluguel de carro”nos eua concorrendo com os sites do Google.

 

Posts Pagos

Artigos promovendo determinado produto, marca, etc, com intenção de gerar visibilidade a marca ou mesmo vendas de determinado produto.

Política do Google – Posts patrocinados devem sempre usar o atributo Nofollow em qualquer link que exista nele.Recentemente nos EUA, alguns blogueiros foram punidos por fazerem posts promovendo a Kmart sem usar o atributo nofollow nos links, e ainda ganharam um artigo raivoso de Matt Cutts em seu blog.

O que o Google faz na pratica – Recentemente, a Google no japão, realizou alguns posts patrocinados em sites e sem nofollow nos links, prática essa que eles usam até hoje, claramente influenciando resultados de pesquisas.

 

Páginas de Saída/ entrada 

Também conhecidas como landing/doorway pages, são páginas preparadas parece receberem o visitante,em que por exemplo você promove um produto, e a intenção é levar o visitante a outra página, ou fazer uma venda nessa própria página no casos dos ecommerces.Esse conceito é muito usado por quem usa programas de afiliados que ganham comissão de vendas.

Política do Google – Evite este tipo de ação, esse conteúdo não melhora a experiência do usuário e é SPAM.

O que o Google faz na prática – O google é fundador do Ehow, uma farm content que usa e abusa desse recurso, e também dono de vários outros sites do tipo, que fazem a mesma coisa.Além disso, deliberadamente valoriza na busca páginas sem conteúdo do Google+ utilizando este conceito, em detrimento de outras páginas com conteúdo de qualidade.

 

Conteúdo Duplicado 

Política do Google – Conteúdo Duplicado é spam, e os algoritmos do Google como o Panda, tentam combater qualquer indício de conteúdo duplicado.Ainda que por exemplo você reproduza uma sinopse de um filme que a empresa mandou, ou uma bula de remédio que todo site tem de colocar a mesma informação.

O que o Google faz na prática – O google usa e abusa de conteúdo duplicado em seus sites, no Google places por exemplo, copiava descaradamente o conteúdo do site Yelp, até que o governo precisou intervir nessa prática.Além disso, privilegia nas buscas, conteúdo extraído de livros em seus próprios sites,que não pagam direitos autorais e não dão nenhuma compensação aos autores.

google evil

Content Farms

Política do Google – content farms, as “fazendas de conteúdo”, são sites com conteúdo solto e sem ligação, apenas para rankear nas buscas e ganhar dinheiro com Adsense. De acordo com a política do Google, esse tipo de site tem conteúdo de baixa qualidade, devem ser encarados como spam e práticas como essa devem ser evitadas.São também conhecidos como “sites de variedades”no Brasil. Dois exemplos de sucesso são o Mundo das tribos e o Sempre tops.

O que o Google faz na prática – Além de ter criado o modelo de negócio das content farms com o Google Adsense, o google criou o Ehow, uma das mais famosas delas e ainda é dono de várias outras. Além disso, com o algoritmo Panda, que deveria evitar que conteúdo duplicado ou de baixa qualidade ficasse bem posicionado, fez com que vários resultados do Youtube tivessem privilégios na busca, mesmo sem ter bom conteúdo. O engraçado é que se você tem um site desses e coloca poucos anúncios, a equipe do Adsense fica lhe enviando emails, falando para você colocar mais anúncios na página, que assim poderia estar lucrando mais.

 

Foco na experiência do usuário

Política do Google – Faça seu conteúdo para a experiência do usuário e esqueça os mecanismos de busca, pense apenas na qualidade dos seus textos e os visitantes virão.

O que o Google faz na prática – Disponibiliza para o usuário tags como “nofollow” rel=next e rel=nofollow que existem única e exclusivamente para os mecanismos de busca, e incentivam aos webmasters usarem as mesmas e uma série de práticas visando os mecanismos de busca e não os usuários.

 

Programas de Afiliados

Política do Google – sites que usam muitos anúncios, objetivando comissões de leads de vendas de afiliados pequenos( Que em alguns nichos são muito mais rentáveis que o Adsense do Google), acabam entregando páginas de baixo conteúdo, e atrapalham a experiência do usuário.Documentos internos do Google sugerem que pequenos sites de comparações de preços de hotéis devem ser rebaixados nas buscas pois não oferecem conteúdo, mesmo que sejam úteis.

O que o Google faz na prática – O próprio google vem testando o modelo de CPA (comissão por venda) nas buscas, e lançou seu próprio serviço de comparação de preços de hotéis. Sites que divulgavam programas de afiliados com ofertas da black friday foram rebaixados nas buscas (o Bing fez a mesma coisa).Via de regra a mensagem passada é: afiliados? Ok, desde que sejam os nossos programas.

 

Cloaking

Cloaking é basicamente fazer o usuário entrar em uma página e automaticamente ser forçado a ver outra, ou outra abrir junto, ou mesmo ele já ser automaticamente redirecionado.

Política do Google – o Cloaking é nocivo e deve ser evitado a todo custo, ele é considerado um prática de Black hat e sites que o fazem podem ser punidos.

O que o Google faz na prática – O google não só vem testando a prática do Cloaking em seus arquivos e documentos de ajuda, como inclusive vem testando um novo tipo de anúncio com usuários nos eua que força-os a responderem uma pesquisa antes de poderem seguir a outra página.

Spam, scam e ofertas ilegais

golpes na internet

Política do Google – Spammers promovem ofertas perigosas e potencialmente ilegais. Qualquer prática de spam deve ser evitada. Sites do estilo “ganhar dinheiro na internet”  e “ganhe dinheiro rápido” são spammers e seu conteúdo normalmente é de baixa qualidade, devendo ser rebaixados nas buscas.

O que o Google faz na prática – O google já foi punido por vender sem nenhum problema, vários anúncios de remédios ilegais, ofertas de enriquecimento duvidosas, pirâmides e outros anúncios de legalidade duvidosa. Nos EUA chegou a ser multado por isso. Mas, mesmo assim, no Adwords existe uma categoria de anúncios chamada “Fique rico depressa”. Não raro pirâmides como Telexfree e Empower são anunciadas livremente. Além de remedios proibidos em vários países.

 

Conclusão

O texto não é anti-google nem nada, é apenas um relato de várias situações em que o Google como toda boa empresa que é, defende seus interesses de mercado, mesmo que isso implique em falar uma coisa e sempre correr na direção contrária. O que você não sabia? Pois é, caro leitor inocente. Caso nunca tenham parado para refletir, Atenção blogueiros! Google é uma empresa! Entendam isso ou vão dançar!

O que cabe a nós webmasters e blogueiros? Fazer um boicote ao Google? Não! O grande desafio é tentar depender o quanto menos das visitas do Google e da renda de programas como o Adsense, que são desafios grandes, não? Mas há um sério risco em depender do ecossistema de uma empresa tão influente e que pode mudar as regras do jogo de acordo com seus interesses, a qualquer momento. Na semana passada, por exemplo, citei o caso do novo Google imagens, que trouxe prejuízo a vários blogueiros.

A intenção do texto na verdade é abrir os olhos para vários comportamentos do Google que são extremamente nocivos para quem possui um site, um e-commerce ou simplesmente um blog. Vejo várias pessoas defendendo o Google em toda e qualquer situação, dizendo que o Google privilegia a experiência do usuário e quem não concorda é um spammer ou não tem conteúdo de qualidade em seus sites. As experiências relatadas no artigo nos mostram que, para o Google, spam é qualquer prática ou atitude no mercado sobre a qual ela ainda não descobriu como lucrar.

E você caro leitor? O que acha dessa discussão?

 

Referências: SeoBoook , SeoGadget, Criar sites


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
ladrao virtual
Dica: como evitar o hotlink – o roubo de imagens e de banda do seu site!
acta
Acta: como o tratado pode afetar seus sites e a liberdade na internet
ano novo
Retrospectiva 2011: veja os 10 artigos mais acessados nesse ano…
20 Comments
  • 29 29America/Sao_Paulo maio 29America/Sao_Paulo 2015 at 2015-05-29T23:33:26+00:000000002631201505
    Resposta

    […] O MestreDosSites.com.br tem um ótimo texto com uma análise bastante lúcida e sucinta sobre o Google e suas ações no mercado: Clique e leia. […]

  • 17 17America/Sao_Paulo setembro 17America/Sao_Paulo 2014 at 2014-09-17T04:14:30+00:000000003030201409
    Resposta

    El masaje craneofacial en Alicante es muy positivo ya que combina técnicas de varias ramas de la
    medicina alternativa. El masaje craneofacial alicante busca reducir el estrés aplicando herramientas terapéuticas como
    los masajes chinos , el ayurveda la osteopatía
    craneal. Así el masaje craneofacial Alicante permite relajar la mente cuando atravesamos etapas de
    gran tensión que nos podrian causar migrañas migrañas, mejorara la concentración,
    mejora la irrigación sanguínea en toda la cabeza muy
    eficiente para aliviar jaquecas y migrañas Este tratamiento de masaje craneofacial en Alicante trabaja las lineas de energía del cuello y cabeza..

  • 13 13America/Sao_Paulo dezembro 13America/Sao_Paulo 2013 at 2013-12-13T00:53:09+00:000000000931201312
    Resposta

    […] A Google é uma empresa inovadora e os smartphones com Android, o Google Glass, Google maps e outras utilidades estão por aí para provar. Porém, algo que muitos fãs da Google se esquecem, é que ela é uma empresa, e toda empresa precisa lucrar. A nova medida da Google em relação ao email marketing  é agressiva e coloca cada vez mais ênfase nessa questão. Já falei várias vezes sobre esse assunto aqui no blog, relembrando que é perigoso depender do Google, seja em qual plataforma que for nos posts  Atenção blogueiros! O google é uma empresa, entendam isso ou vão dançar e O que é spam para o Google? Qualquer coisa sobre a qual não possa lucrar! […]

  • 9 09America/Sao_Paulo outubro 09America/Sao_Paulo 2013 at 2013-10-09T01:37:51+00:000000005131201310
    Resposta

    […] O MestreDosSites.com.br tem um ótimo texto com uma análise bastante lúcida e sucinta sobre o Google e suas ações no mercado: Clique e leia. […]

  • 24 24America/Sao_Paulo setembro 24America/Sao_Paulo 2013 at 2013-09-24T19:23:13+00:000000001330201309
    Resposta

    […] Não me diga! A coca cola faz isso, o Mcdonalds faz isso e até o governo brasileiro. E sim, o Google atua de forma predatória varias vezes, visando aumentar seu lucro. Bem vindo ao mundo […]

  • José Carlos
    29 29America/Sao_Paulo agosto 29America/Sao_Paulo 2013 at 2013-08-29T19:54:40+00:000000004031201308
    Resposta

    Não se esqueçam que atualmente a google tem o navegador mais utilizado no mundo, dificilmente está preucupado com o facebook ou outra rede social. Inclusive anuncia o facebook e outras que lá queiram anunciar através de anúncios pagos… pensem..

  • 20 20America/Sao_Paulo junho 20America/Sao_Paulo 2013 at 2013-06-20T21:46:47+00:000000004730201306
    Resposta

    Artigo de excelentíssima qualidade.

    Sabe aquela frase:

    “O patrão pode tudo, mas os ‘funcionários’ não”

    Ou aquela:

    “Faça o que eu digo não faça o que eu faço.”

    Ou os pais que ensinam valores aos seus filhos, mas eles mesmos não fazem o que ensinam?

    Pois é, o mundo é assim e sempre será, e com todas as empresas… ou com as que mais prosperam. 🙂

  • 1 01America/Sao_Paulo abril 01America/Sao_Paulo 2013 at 2013-04-01T03:24:19+00:000000001930201304
    Resposta

    Só li verdades no artigo, parabéns cara, muito bom!

  • 11 11America/Sao_Paulo março 11America/Sao_Paulo 2013 at 2013-03-11T12:51:02+00:000000000231201303
    Resposta

    O google é uma decepção, ta na cara que ele manipula os resultados para seu proprio favor, por medo de perder o controle.

  • 19 19America/Sao_Paulo fevereiro 19America/Sao_Paulo 2013 at 2013-02-19T20:33:18+00:000000001828201302
    Resposta

    Almy, quanta informação, mas infelizmente o Google ainda é o “bão da parada”.
    Quem sabe o Facebook lance mesmo seu sistema de buscas, no principio acho que será com menas visão do Google em lucrar com tudo…mas no passar do tempo, tudo acaba pendendo para os lucros, isso é fato!
    Abraços,
    Digo Cabral

  • 18 18America/Sao_Paulo fevereiro 18America/Sao_Paulo 2013 at 2013-02-18T18:02:15+00:000000001528201302
    Resposta

    Já penso o contrário do Vitor. Onde estaria os buscadores se não houvesse a blogosfera e os criadores de conteúdo? Os sites existiriam com as buscas ou sem, já as buscas não sobreviveriam sem os sites.

    É um sistema que ambos necessitam (ou necessitava) do outro para sobreviver, em que ambos tiravam vantagens. O Google está mudando as regras, achando que não depende mais de nós. Ok, veremos até onde isso vai chegar…

  • 18 18America/Sao_Paulo fevereiro 18America/Sao_Paulo 2013 at 2013-02-18T15:23:35+00:000000003528201302
    Resposta

    Olá Almy,
    Muito bom o seu artigo. O Google anda mesmo se aproveitando de sua influência para ganhar mais dinheiro.
    Como o Alvaro Moura citou, o Google está perdendo espaço para as redes sociais, já que o seu Google + parece não ter emplacado tão bem (alguém ainda usa ele?).
    Ouvi dizer que o Facebook pretende criar um sistema de Busca que funcione assim como o Google. Se isto acontecer, a maioria das pessoas não terão mais a necessidade de visitar o buscador do Google, aí sim será o grande fim do big G.
    Vai ter uma nova profissão por aí, os SEOFace ou algo assim, hehe.

    Abraço!

    • 20 20America/Sao_Paulo junho 20America/Sao_Paulo 2013 at 2013-06-20T21:39:59+00:000000005930201306
      Resposta

      Desde que assisti ao filme do facebook (A Rede Social) que isso não me sai da cabeça: o Facebook criar um buscador.

      Este seu comentário é de fevereiro. De lá para cá o Google vem desenvolvendo novas formas de fazer com que usemos o Google +, inclusive dando maior visibilidade aos sites/blogs que têm a ferramenta em seus sites. Todos os posts “devem” ir diretamente para o G+, assim que publicados, pelo menos no Blogger.

      Eu, particularmente, gosto do layout do G+, e de tudo o que oferece. O problema é que quase ninguém que conheço o usa… :-/ e então não faz sentido ficar acessando sempre.

  • 18 18America/Sao_Paulo fevereiro 18America/Sao_Paulo 2013 at 2013-02-18T14:24:07+00:000000000728201302
    Resposta

    Boa tarde Almy,

    Ótima matéria! Não defendo e não condeno o Google, trata-se de uma empresa de capital aberto e que necessita dar lucros. Como tudo no mundo, tem seu lado positivo e benefício (onde estaria a blogsfera sem os mecanismos de Busca?) e o lado negativo – ou nocivo, com mencionou – (Sabem o que fazemos na rede, os sites que visitamos – a lista não acaba – e tentam tirar proveito disso tanto quanto possível).

    Sucesso!

  • 18 18America/Sao_Paulo fevereiro 18America/Sao_Paulo 2013 at 2013-02-18T14:22:23+00:000000002328201302
    Resposta

    Almy, artigo fantástico. Muitas coisas aqui eu não sabia, foi realmente um artigo revelador (para mim, ao menos). Acredito que utilizar as redes sociais é uma das melhores formas de depender menos do Google.

    Abraços, Arlindo Armando

  • 18 18America/Sao_Paulo fevereiro 18America/Sao_Paulo 2013 at 2013-02-18T13:48:10+00:000000001028201302
    Resposta

    O Google tem mesmo lançado mão de alguns recursos no mínimo “discutíveis”. Outro caso são os ads “vou-te-obrigar-a-esperar-cinco-segundos” do YouTube, que pra mim são totalmente abusivos. Sem falar da busca por imagem, que a carrega dos nossos servidores e apresenta como resultado de pesquisa numa janela escura e bonitinha, mas que vai tirar algumas visitas.

  • 18 18America/Sao_Paulo fevereiro 18America/Sao_Paulo 2013 at 2013-02-18T09:59:54+00:000000005428201302
    Resposta

    Glu Glu SEOginho Mallandro gostou do texto….Yeah Yeahhhh

    e SM acrescenta duas coisas:

    a) oq o grande molusco (gugle) fez/esta fazendo com texto do wikipedia (copiando parte e usando para ele mesmo na barra direita).

    b) Busca por TEMPO: busque tempo + cidade + estado – detonou com quem tinha site de tempo.

    Glu Glu Yeah Yeahhhh

  • 18 18America/Sao_Paulo fevereiro 18America/Sao_Paulo 2013 at 2013-02-18T00:03:08+00:000000000828201302
    Resposta

    Google é uma decepção. Há muito que eu já tinha notado que a política deles é: FAÇA O QUE EU MANDO, NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO.

  • 17 17America/Sao_Paulo fevereiro 17America/Sao_Paulo 2013 at 2013-02-17T20:56:52+00:000000005228201302
    Resposta

    Obrigado. Estupendo e lúcido post!
    O que a corporação multinacional em causa (Google) não se pode esquecer é que todos os impérios têm o seu fim, desde o império romano à IBM e Yahoo, por exemplo.
    Além de que os gigantes têm os pés de barro.
    Na realidade, as redes sociais, desde o twitter ao deplorável facebook têm sido o início dum enorme problema para Google.
    Por isso estão desorientados, tentando criar standards contraditórios.
    Estão perdendo o domínio e controle duma imensa e fundamental parcela da net: as redes sociais (pois todos sabemos qual a verdadeira utilidade do google+…)

  • 17 17America/Sao_Paulo fevereiro 17America/Sao_Paulo 2013 at 2013-02-17T19:55:53+00:000000005328201302
    Resposta

    Excelente artigo.

    Mesmo a Google tentando penerar artigos de qualidade, sempre vai haver alguém tentando burlar para ganhar vantagem.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage