Redes Sociais

Pinterest: Guia para conseguir tráfego “quase de graça” dessa rede social

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Confira as melhores dicas e formas de interação, para conseguir tráfego “quase” grátis da rede social Pinterest? 

Depender única e exclusivamente do tráfego do Google é algo que vejo muitos webmasters e donos de projetos online fazendo, deixando seus projetos a mercê dos updates e humores do buscador. Variar as fontes de tráfego é não só uma necessidade de diminuir o risco inerente ao seu negócio, como uma questão de sobrevivência do mesmo. E o tráfego das redes sociais, como o Facebook, Instagram e Pinterest pode ajudar bastante nisso. Se você acha que o Pinterest não é nada mais do que uma plataforma de dicas de dieta para mulheres de 30 anos e fotos de vestidos e bichinhos fofos, você está desperdiçando uma grande fonte de tráfego.Só no último ano a plataforma teve um aumento de 75% na quantidade de posts de usuários, que serve para ilustrar esse crescimento.

Embora essa rede social não receba tanta atenção como o Facebook ou o Instagram, há milhares de pessoas que a classificam como uma das preferidas quando o assunto são as imagens.Isso porque trata-se de uma plataforma altamente organizada, onde é possível encontrar conteúdos relevantes dentro das mais variadas categorias. No artigo de hoje, vou dar algumas dicas bem importantes sobre como conseguir tráfego dessa plataforma.Mas primeiro vamos conhecer um pouco da sua história.

História do Pinterest

Ben Silbermann, Evan Sharp, e Paul Sciarra cofundaram o Pinterest em Março de 2010. Ben adorava colecionar coisas quando era criança,  e o O Pinterest foi desenvolvido como um espaço para as pessoas colecionarem imagens, como contou no SXSW. Ex empregado do Google, apostou todas as suas fichas no Pinterest, já que não queria ter de voltar com o pires na mão para seu antigo empregador se as coisas dessem errado. O site foi ao ar em março de 2010, mas, no primeiro ano, pouquíssima gente notou que ele existia. No final de 2010, a rede social havia conseguido apenas 10 mil usuários registrados – e muitos deles raramente iam ao site. Apenas seis anos depois, em setembro de 2016, o site possuía 150 milhões de usuários ativos por mês.

Quem primeiro engordou a base de usuários da rede social foi um público formado, em sua maioria, por donas-de-casa do Meio-Oeste americano, que não tinham esse perfil. E, diferentemente do que aconteceu com o Twitter, por exemplo, não foi a presença de celebridades que atraiu o público ao site. Foi a divulgação boca-a-boca na internet.Em Abril de 2017, esse número cresceu para 175 milhões de usuários ativos por mês. Hoje são mais de 220. Começou a perceber quanta gente você pode atingir?

Por que é importante estar no Pinterest?

Todos os dias, a busca do Pinterest direciona milhões de visitas a outros sites por meio do tráfego de referência. Toda vez que alguém salva seu Pin, os seguidores dessa pessoa também o veem. expondo-o ainda mais pessoas com interesses semelhantes. Isso significa que outras pessoas além dos seus seguidores verão seus Pins, o que torna o Pinterest um ótimo lugar para novos clientes descobrirem seu site, sua marca e seus produtos. Depois do Facebook, o Pinterest é a maior plataforma de direcionamento de tráfego de referência dentre as redes sociais, ganhando do Twitter, LinkedIn e Instagram. Além do mais, diferente dos posts do Facebook, um pin não se perde dentre os outros bilhões existentes. A média de vida de um pin é 3,5 meses.Além disso:

  • 93% dos usuários da plataforma a utilizam para fazer planejamento de suas compras.
  • 87% dos usuários fizeram uma compra por influência do conteúdo consumido no Pinterest.
  • Quase 75% dos usuários dizem que o Pinterest é excelente para conhecer novas empresas, produtos e serviços.

pinterest comercio trafego

Pinterest em números

 A rede social possui mais de 10 milhões de utilizadores, sendo uma das que mais cresce atualmente;

  • O público é predominante feminino (cerca de 71%);
  • Porém, no ano passado estes dados demográficos mudaram lentamente, isso porque o número de utilizadores homens duplicou, fazendo com as marcas que pretendem alcançar os dois gêneros tenham novas oportunidades;
  • 75% da utilização do aplicativo Pinterest é feita através de celulares, então quando você criar um pin é importante que pense sobre a qualidade com que vão aparecer no dispositivo móvel;
  • 93% das pessoas que salvaram ideias no Pinterest compraram online nos últimos 6 meses, ainda assim a probabilidade dos utilizadores efetuarem compras em sites online é 10% maior quando a loja é referenciada pelo aplicativo;
  • A média de duração do pin é 1.600 vezes maior do que de um post no Facebook;
  • Uma descrição na sua imagem faz com que o usuário tenha 80% de chance a mais de se engajar.

Por que eu escrevi no subtítulo que as dicas eram para conseguir tráfego “quase” grátis?

Embora ainda seja caro anunciar nessa rede e a maioria das dicas se apliquem a conteúdos orgânicos, a verdade é que conseguir tráfego do pinterest leva tempo e requer que você trabalhe da forma correta. E como se diz por aí: “tempo é dinheiro”. Então a minha idéia é te fazer entender que embora você não vá investir dinheiro, será necessário investir bastante tempo para conseguir esse tráfego, que se você se mantiver no seu nicho, será altamente qualificado. Quanto mais qualificado o público, menos esforço para vender dentro do nicho. Captou?

Que nichos se dão melhor no Pinterest?

Embora não exista definitivamente nicho ruim para a plataforma, alguns nichos obviamente se destacam, como:

  • Beleza, estética e Moda
  • Saúde
  • Comida
  • Estilo de vida
  • Finanças pessoais
  • Artesanato

Mesmo que seu projeto nãos e encaixe nesses nichos, as dicas abaixo são bem valiosas, acompanhe.

Como conseguir Tráfego do Pinterest

Para conseguir tráfego desta rede, é importante entender que existe um algoritmo, assim como no facebook, que determina o que terá mais chances de ser exibido ao público. Chamado de Smart Feed, o algoritmo do pinterest trabalha selecionando potenciais conteúdos do seu interesse, com base em que você segue, em compartilhamentos e outras características do seu comportamento dentro da rede.

Além disso, o Smart Feed também tem como fatores para decidir o que exibir:

  • Qualidade da URL de domínio.
  • O nível de qualidade do PIN, isso é definido com base na popularidade.
  • A qualidade do usuário como produtor e compartilhador de conteúdo. (Aqui, eles levam em consideração o seu histórico, se posta e compartilha materiais relevantes ou não, além também da sua frequência.).

trafego do pinterest

Criando sua conta

Bom, se você ainda náo tem conta lá para seu site, loja ou projeto pessoal, sugiro que crie o mais rápido possível.Para usar o Pinterest, você primeiro tem que se inscrever em uma conta com seu email e dados. Para as empresas, a inscrição na rede é diferente e específica diferentemente de contas pessoais – para criar uma conta empresarial, ir aqui.

É importante fazer essa distinção porque contas de empresas, no Pinterest possibilita acesso a recursos para ajudar o seu negócio prosperar na plataforma, como ferramentas de análise

Crie uma conta corporativa

O primeiro passo no Pinterest é converter a sua conta pessoal para uma conta corporativa (business account). As contas business são melhores para fins de marketing, porque dispõem de recursos adicionais como o Pinterest Analytics, ferramenta que contém importantes informações sobre o número de visualizações, qual conteúdo está trazendo mais tráfego, e muito mais.


Se você quer converter a sua conta para corporativa é fácil, basta seguir os 4 passos abaixo:

  1. Faça login na sua conta do Pinterest
  2. Acesse a página de conversão para conta corporativa
  3. Preencha as informações com o seu nome corporativo, site e tipo de empresa
  4. Clique em “continuar”

Confirme seu site

Se sua idéia é divulgar seu site na plataforma, para garantir que seu logotipo apareça em todo conteúdo salvo do site e para melhorar as análises feitas.Após criar sua conta no site, você pode incluir seu site e ele pedirá que você coloque um código no mesmo para confirmar que realmente é seu.Isso é super importante, pois assim ele vai começar a te enviar estatísticas e te mostrar quais assuntos que você ou seu site publicam que mais tem gerado visualizações e cliques:

Adicione o botão Salvar  em seu site

Ajude seus visitantes a te ajudarem! Se você usa wordpress, existem vários plugins de redes sociais(gosto do Sassy social share por exemplo) que permitem que você consiga compartilhar coisas no Pinterest de forma super fácil, apenas apertando um botão. Se você não usa wordpress o próprio Pinterest tem soluções como a criação de botões próprios.

Crie um widget para exibir Pins, pastas ou seu perfil no site. Assim como a criação de botões, isso é bem facil de fazer no criador do pinterest.

Use a tag do Pinterest em seu site para reunir informações de conversão valiosas e criar públicos que podem ser usados em direcionamentos futuros.

Se você é uma loja, verifique com o programador a possibilidade de incluir o botão de pin nos seus produtos:

pinterest produtos

Utilize sempre imagens de alta qualidade

Parte do apelo de comprar um item, ou clicar na imagem para entrar no seu site é adotar o estilo de vida que ele cria e você pode usar seus pins para capturar essa essência. Além disso, observe como as empresas costumam usar imagens de alta qualidade em seus pins. Portanto, busque sempre trabalhar nesta mesma linha. Fotos embaçadas ou pixelizadas podem dar a impressão de que você não sabe o que está fazendo. No infográfico abaixzo, da rock content, voce pode entender os melhores tamanhos:

Tamanho das Imagens para Redes Sociais - Rock Content

 

Crie pastas organizadas

Ter mais pastas vai te ajudar a aparecer em buscas, mas só se os pins dentro de cada pasta forem relevantes e de alta qualidade.Uma boa regra básica é ter pastas bem específicas.O Pinterest permite criar mais de 100 se você quiser, mas eu sugiro não passar de 10 para nãos e perder.

Se você planeja casamentos, não crie uma pasta chamado “Planejamento de Casamentos”. Esse assunto é enorme e vago. Em vez disso, divida-o em pastas específicas, como:

  • Locais para Casamento
  • Menus para Casamento
  • Música para Casamento
  • Tradições de Casamento
  • Votos de Casamento

Isso vai ajudar o Pinterest a combinar o conteúdo de cada pasta com o que os usuários procuram, o que por sua vez te ajuda a ser visto.Outra coisa importante é que essas pastas tenham “foto de capa” , ao invés de apenas mostrar imagens jogadas. Isso atrai mais atenção aos seus pins e consequentemente ao seu tráfego/projeto.Exemplo do site jobnocafofo:

pastas pinterest

Creditos da imagem: https://jobnocafofo.com/dicas-de-pinterest/

 

Crie “pinboards” colaborativos.

Permitir que outras pessoas contribuam com imagens para seu painel é uma boa estratégia para gerar fãs para seu site.

Não use hashtags

Muitas pessoas não sabem, mas a # hashtag não funciona no Pinterest. Para espalhar o seu conteúdo através da rede, você deve usar uma breve e boa descrição do que aquela imagem significa. Isso porque o Pinterest tem indexação pelas palavras e não por #.

Os termos com o caracter # não são indexados na plataforma e não ajudam a achar um pin com mais facilidade. Além disso, trocar uma hashtag por um texto pode ser interessante também para subir de posição nas buscas do Google.

Descrições são importantes

Os usuários do Pinterest realizam muitas pesquisas de conteúdo. Portanto, é essencial que você descreva o que as placas e imagens contêm em detalhes.Deste modo, a pessoa encontrará o conteúdo mais facilmente. Outra idéia importante é adicionar o local com a opção de mapa , você adicionará grande valor a seus vídeos e imagens, o que será atraente para seus seguidores.Tenha em mente que esse local fornece mais informações para o que eles estão vendo. 

A descrição de um pin precisa ter no mínimo três linhas explicando tudo da imagem ou do post a qual o pin está associado. Na rede, as pessoas são atraídas para o conteúdo através da foto no pin. Assim, uma frase sobre aquela imagem pode fazer com que você ganhe mais acessos no blog ou site para onde está direcionando.

É importante que o conteúdo seja bastante detalhado, para que sempre que alguém pesquise pelo termo possa encontrar o seu pin.

Otimize suas publicações

Neste infográfico da sonhos sem fim, algumas idéias interessantes:

 

Use chamadas e Imagens diferentes para o mesmo post

Ao contrário de outras Mídias Sociais que percebem como “repetitivo” um determinado tipo de postagem para o mesmo link, no Pinterest você deve trabalhar com diversas artes diferentes e testá-las para ver qual fez mais sucesso entre os usuários que seguem você.Use sua criatividade para criar as mais variadas chamadas, com textos e imagens diferentes. Ao perceber que tipo de Pin foi mais comentado ou pinado, você poderá trabalhar em cima de ideia com formatos semelhantes.

Interagir com seu perfil é importante

Não adianta somente criar o perfil e postar descontroladamente. Seu perfil tem que interagir: comentar, seguir, clicar, compartilhar coisas. Se você somente posta, as pessoas tendem a achar sua interação fria e automatizada, se sentem massa de manobra e param de seguir seus conteúdos.
pinterst trafego sucesso

Tenha frequência em seus PINS

Para você conquistar os tão sonhados números que os blogueiros andam divulgando por aí, você precisa dedicar tempo para pinar (todos os dias). Uns dizem 10 pins, outros dizem 30, enfim não existe uma regra. O Pinterest nunca divulgou o número ideal de pinagens – o que a plataforma diz é que você precisa dar as caras no Pinterest pelo menos uma vez ao dia. E como cada um tem um horário, uma rotina, veja o que está dentro do seu limite e pine! Cuidado para também não sobrecarregar a plataforma e tomar advertência ou bloqueios por spam.

Gostaram das informações? O que você está esperando para colocar tudo isso em prática?

Bom, eu particularmente gosto muito dessa rede e tenho conseguido resultados de tráfego bem legais para meus projetos. Espero que as informações tenham sido úteis e que você consiga também muito tráfego dessa rede.

Sugestões de artigos ou quer tirar alguma dúvida? Deixe sua sugestão nos comentários!

Referências do Artigo: Coisos on the go, Sonhos sem fim, Blog aí, Thiago Tessman, Scrip Certo, Rock Content, Neil Patel, Follow the Colours,  Blog Converse , Blog Marketing online


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
facebook
Nova onda do momento: compartilhar imagens nas redes sociais
Facebook quer punir os chatos! Entenda o que acontece com pessoas e fanpages
redes sociais
Redes sociais: aprenda como conseguir seguidores sem usar scripts!
1 Comment
  • 12 12America/Sao_Paulo julho 12America/Sao_Paulo 2019 at 15:36
    Resposta

    Obrigada pelas dicas. Não sabia como usar corretamente o Pinterest para negócios.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage