Ganhar Dinheiro

Por que é tão difícil ganhar dinheiro com blog?

Entenda por que ganhar dinheiro com blog não é tão fácil como se pensa e conheça os maiores desafios para blogueiros e webmasters

dinheiro com blog

Uma frase que costuma ser bastante repetida internet afora: “fulano é blogueiro, ganha dinheiro sem fazer nada”. E o pior? Muita gente acredita e sai criando blogs sem objetivo, sem ter sobre o que falar, apenas por querer “ganhar dinheiro sem fazer nada”. Na ânsia por esse dinheiro “fácil” acabam caindo em golpes pela internet.

Então ganhar dinheiro com blogs não é fácil? Não. E vou mostrar abaixo os desafios a superar para quem cria um blog ganhar dinheiro realmente.

O primeiro desafio: conteúdo de qualidade

Quem cria um blog nas condições acima acha que basta criar artigos “milkshake”,  misturando conteúdo copiado, um pedacinho daqui, outro dali. Você pode até enganar o Google por um tempinho (hoje em dia cada dia mais curto, vide o algoritmo Panda) mas jamais vai enganar seu visitante. Ao ler seu texto ele dirá se a informação é útil, ou se o conteúdo tem mesmo qualidade.

Se você cria um blog sobre um assunto que não entende querendo ganhar dinheiro fácil, é muito provável que fracasse de forma majestosa. Com o tempo você irá se cansar de escrever sobre algo que não gosta, e a qualidade dos seus textos, se já não era boa, vai piorar. O leitor percebe facilmente se há paixão pelo que o blogueiro escreve. Textos robotizados e copiados não levarão seu site a lugar nenhum. Conteúdo de qualidade atrai visitas, recomendações e compartilhamentos dos seus textos em redes sociais e gera links em outros sites. E como todos sabemos, é com tráfego que vem o dinheiro.

O segundo desafio: tráfego de qualidade

Tráfego de qualidade, como assim? Quem faz o tipo de artigo “milkshake” que citei acima, acredita que somente enviar posts para o Ocioso e outros agregadores é o caminho do sucesso. Normalmente a pessoa se deslumbra com essas visitas. Na verdade são visitas de apenas 10 segundos, que nem lêem nada e acabam te expulsando do servidor quando um desses agregadores te manda mais de 5 mil visitas em um dia. O retorno financeiro é péssimo e a taxa de rejeição irá nas alturas (lembre-se que são usuários que mal ficam 10 segundos no site). Ah, e você terá de mover seu blog para um outro provedor de hospedagem, provavelmente mais caro.

Tráfego de qualidade é gerado por leitores que realmente gostam dos seus textos, comentam, compartilham, sugerem tópicos, elogiam a utilidade do seu conteúdo. Enfim, entram no seu site por livre e espontânea vontade e não por causa do título chamativo no Ocioso.

O terceiro desafio: monetizar o blog de forma efetiva

Um grande desafio para um blogueiro é conseguir monetizar seu blog. Sendo mais direto, fazer com que ele gere dinheiro. Existe hoje no mercado uma dezena de programas de afiliados para ganhar dinheiro com blogs, mas não há regras para o que dará certo. Muita gente acredita que basta colocar o banner no site e pronto, o dinheiro virá. Ledo engano. Muitos desses programas, principalmente os que trabalham com CPA (comissão sobre vendas), precisam de posts sobre o assunto, destaque em produtos, divulgação de promoções. Muita gente não ganha dinheiro por preguiça de realizar essas tarefas. Recentemente, Paulo Faustino do Escola Dinheiro publicou um artigo muito bom falando sobre isso. Faustino afirma que, enquanto a pessoa for preguiçosa jamais ganhará dinheiro na Internet.

Existem outras tarefas anteriores a ganhar dinheiro. Elaborar um bom layout, preparar um midia kit atrativo para os anunciantes, entre várias outras. Você já deve ter percebido que “ganhar dinheiro sem fazer nada” está longe da realidade do trabalho com um blog.

Outro fator complicador: alguns blogueiros iniciantes perdem muito tempo tentando imitar o afiliado que outros usam. Cada programa funciona apenas para determinado nicho, demandando tempo de testes, e a variedade de afiliados no mercado é  muito grande. Há os que realmente funcionam, como o Adsense e Submarino, e algumas porcarias como Boobox e Afilio. Mas tudo deve ser testado, já que determinado programa pode ser um sucesso para seu amigo, mas um fracasso para você. Testar cada um demanda tempo e trabalho. É aí que muitos blogueiros percebem que não é facil ganhar dinheiro com um blog.

O quarto desafio: manter a produtividade

Incialmente, um blog costuma ser um hobby e os mais inocentes acreditam que 20 minutos por dia entre postar e mandar pros agregadores são suficientes para um blog progredir. Não são, nem de longe. É preciso um tempo para escrever um artigo de qualidade, é preciso dar atenção ao perfil nas redes sociais, é preciso fazer backup e checar relatórios, além de pesquisar temas para próximos artigos, responder emails e outras tarefas. Você realmente acha que em 20 minutos diários dá pra fazer isso tudo?

Divulgar um blog não é somente postar em agregadores e avisar no Twitter e Facebook que existe um post novo. É preciso participar de fóruns, ser ativo nas redes sociais, fazer contatos com outros blogueiros. Essas pequenas tarefas resultam em uma divulgação efetiva.

Outros problemas comuns são a falta de frequência nos posts e a perda da qualidade dos textos. Se você tem um trabalho ou estuda, será que realmente daria conta de um blog com o tempo que ele exige para produção?

Conclusão

O objetivo desse texto não é desanimar ninguém. Apenas levantei alguns pontos sobre os quais poucos blogueiros parecem pensar, achando que é fácil gerir um blog, ou que é ganhar dinheiro sem fazer nada. Não é. Tudo que é bem feito demanda empenho e dedicação para retornos positivos. Para finalizar, um clichê: o único lugar em que sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

 


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
Ganhar dinheiro: analisamos os programas de afiliados – parte 1
roubo internet
Fuja dos golpes! Conheça as 7 maiores mentiras sobre ganhar dinheiro na Internet!
ganhar-dinheiro-na-internet
Viver de blog:como saber se ja chegou a hora certa?
15 Comments
  • 11 11America/Sao_Paulo junho 11America/Sao_Paulo 2014 at 2014-06-11T01:03:44+00:000000004430201406
    Resposta

    […] 2-Mestre dos Sites-Por que ganhar dinheiro com blog é tão difícil? […]

  • 22 22America/Sao_Paulo setembro 22America/Sao_Paulo 2013 at 2013-09-22T19:45:53+00:000000005330201309
    Resposta

    […] muitas vezes nem é algo conhecido.Os updates interferem sim, mas devido a facilidade de criar e monetizar um site, a concorrência cresceu bastante, e talvez nos metabloggers ao facilitarmos o caminho, tenhamos […]

  • 20 20America/Sao_Paulo julho 20America/Sao_Paulo 2013 at 2013-07-20T01:21:42+00:000000004231201307
    Resposta

    Ola Almyr.
    Gostei do posto porque ele fala a verdade sobre ganhar dinheiro com blogs. Tudo o que vemos mesmo são propagandas bem elaboradas (poiso objetivo e vender) e quando vamos pra pratica nada acontece. Mesmo os melhores cursos de internet marketing deixa a pessoa pra traz. Dos que compram poucos conseguem colocar em prática.
    E como voce falou quando as pessoas começam a ver o trabalhos que da controlar um blog, fazer conteudos de qualidade, colocar codigos, SEO, entre outras rotinas…BUUmmmmmm… perde-se a paixão pelo Blog.
    Para mim Blog e paixão e pronto.
    Sem paixão, sem dinheiro….
    A verdade é isso mesmo, quer ganhar começe adiquirindo conhecimento na área do seu nicho depois va para a criação de blogs.
    Sucesso e Parabens pelo Post.
    Até Mais.

  • 29 29America/Sao_Paulo dezembro 29America/Sao_Paulo 2012 at 2012-12-29T20:24:47+00:000000004731201212
    Resposta

    Cara falou tudo, é realmente muito dificil mesmo ganhar dinheiro com blogs, principalmente no primeiro topico que você disse conteúdo de qualidade.

    Não é sempre que temos inspiração em publicar conteúdos relevantes, eu mesmo me enquadro nisto.

    Belo artigo, parabéns, você realmente sabe o que esta dizendo.

  • 29 29America/Sao_Paulo dezembro 29America/Sao_Paulo 2012 at 2012-12-29T09:44:01+00:000000000131201212
    Resposta

    Ótimo Post Almy. Concordo com o que o pessoal disse. Principalmente o Bruno Simomura. As pessoas muitas vezes tem uma percepção seletiva do trabalho com o Blog e acham que o resultado veio do nada. Como diz um amigo meu; não existe lanche grátis :). O que não quer dizer que o lanche não possa ser delicioso. Também não concordo que auferir renda a um blog seja algo muito difícil. Pode ser complexo, trabalhoso e até complicado, mas acho que difícil mesmo é achar água no deserto.

    No fundo no fundo, eu acho que monetizar um blog é relativamente fácil. E especialmente, quando alguém já escreveu o que fazer, como você fez aqui. Basta seguir as regras como a que você listou. O problema as vezes é que com frequência é difícil fazer o que precisamos – mas temos que escolher fazer o que é preciso se desejarmos realmente os resultados.

  • admin
    30 30America/Sao_Paulo outubro 30America/Sao_Paulo 2012 at 2012-10-30T23:10:09+00:000000000931201210
    Resposta

    Valew o elogio Rafael! :o)

  • 30 30America/Sao_Paulo outubro 30America/Sao_Paulo 2012 at 2012-10-30T22:59:15+00:000000001531201210
    Resposta

    Olá almy, vi esse artigo no Ferramentas blog, onde você teve ter mandado. Parabéns por esse artigo, assino em baixo o que falasse. Já conhecia aqui e gosto muito.

  • 30 30America/Sao_Paulo junho 30America/Sao_Paulo 2012 at 2012-06-30T20:41:09+00:000000000930201206
    Resposta

    Bom, agora deixarei de conquistar agregadores e procurar tráfego de qualidade, mas é uma questão de impaciência, sem agregador minha T.R. era de 50% e com chegou a 95%, eles não são um bom caminho realmente.

    Quanto a ganhar dinheiro, eu confesso que comecei com essa intenção mas com o tempo aprendi a adorar meu blog e deixei o dinheiro para segundo plano totalmente adfree por enquanto, se voce cria o blog por paixão pelo nicho vai ver ele crescendo lentamente e conquistando espaço e aumentand a renda e aí não vai ser tão difícil, poucos grandes negócios começaram só pelo dinheiro.

    excelente postagem

  • João Pedro Nonato
    18 18America/Sao_Paulo maio 18America/Sao_Paulo 2012 at 2012-05-18T19:35:12+00:000000001231201205
    Resposta

    Auferir renda com um blog é uma coisa muito interessante mas exige muito trabalho, mas conjuntamente lojas virtuais que ao meu ver é melhor para gerar renda consegue-se rendimentos melhores e em menos tempo e para isso não se precisa saber vender e nem administrar uma empresa e nem de estoque de produtos pois você anuncia na sua loja um produto,de um fornecedor,na internet(em sites de comércio como mercado livre,olx etc.) e quando uma pessoa compra um produto do fornecedor através da sua loja online ele manda diretamente o produto para quem comprou e você ganha uma grande comissão.A pessoas que montaram uma loja virtual em menos 6 meses começaram a ganhar um bom rendimento.

  • 7 07America/Sao_Paulo abril 07America/Sao_Paulo 2012 at 2012-04-07T18:32:20+00:000000002030201204
    Resposta

    ótimo artigo, vale lembrar que é difíci, porém com muito esforço é possível.
    Repito, MUITO esforço

  • 20 20America/Sao_Paulo março 20America/Sao_Paulo 2012 at 2012-03-20T11:17:52+00:000000005231201203
    Resposta

    Este post é bem real! Eu mesmo verifiquei “na própria pele” que é mais fácil, muito mais fácil “ganhar dinheiro” no mundo real do que no mundo virtual!

  • admin
    18 18America/Sao_Paulo março 18America/Sao_Paulo 2012 at 2012-03-18T21:53:14+00:000000001431201203
    Resposta

    Com certeza Daniel!

    Valew a visita!

  • 17 17America/Sao_Paulo março 17America/Sao_Paulo 2012 at 2012-03-17T18:06:50+00:000000005031201203
    Resposta

    Muitos dizem que vão “ganhar dinheiro sem fazer nada”, mas quando começam a trabalhar com o blog, percebem que de fácil não tem nada! Aí quem não tem disposição vai ficar pelo caminho naturalmente.
    O que acaba sendo bom, porque com milhares de “aventureiros” copiando conteúdo para tentar “enriquecer” (haha), é preciso haver uma eliminação natural.
    Grande post, por sinal.

  • 9 09America/Sao_Paulo março 09America/Sao_Paulo 2012 at 2012-03-09T00:40:59+00:000000005931201203
    Resposta

    Sinceramente… acredito que muitos não ganham dinheiro na internet por:

    1) Achar que é fácil, e que ganhar dinheiro na internet é algo que ocorre rapidamente.
    2) Copiar conteúdos, acreditando que choverão visitas
    3) Falta de regularidade e originalidade
    4) Entender que as pessoas irão visitar o blog só para clicar em publicidade

    É complicado, mas existe uma lei da “natureza” na blogosfera que é implacável

    Abraços

  • 7 07America/Sao_Paulo março 07America/Sao_Paulo 2012 at 2012-03-07T23:58:11+00:000000001131201203
    Resposta

    Muito bom seu texto Almy, deixo aqui outro clichê: “Pimenta no suco dos outros é refresco.”
    Nego só vê quando começamos a ganhar dinheiro, mas ninguém vê o tempo e trabalho que dá para chegar a ganhar alguma coisa.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage