Divulgação de Sites

Publicidade: o que uma agência procura em um blog?

Veja o que as agências de publicidade procuram nos blogs quando querem divulgar seus clientes e se seu blog está dentro do que elas procuram.

Que os blogs se tornaram uma excelente vitrine para várias marcas ninguém duvida. Mas como esse é um mercado ainda em expansão, muitos blogueiros ainda não entendem a importância de ter seu site com boa reputação e contatos com agencias de publicidade. Já uma outra parcela de blogueiros e webmasters, até tem sabe da importância desse contato, mas não faz idéia do que as agências procuram quando pedem o midia kit de um site ou blog. Para atender a ambas as partes é que iremos explicar tudo isso nesse artigo. Espero que fique bem claro, tentei usar uma linguagem bem informal, evitando alguns jargões publicitários que talvez não fiquem tão claros pra todo mundo.

 

publicidade blogs

Será que você tem o que as agências procuram?

Por que os anúncios de agências são disputados por blogueiros e webmasters?

Bom, o motivo básico é que grandes clientes, não anunciam diretamente em blogs e sites, eles normalmente tem uma agência de publicidade que cuida de sua conta e é responsável por todo este trâmite. Deste modo, anúncios de grandes marcas que são altamente rentáveis sempre virão por essas agências. Não é raro um artigo patrocinado custar R$300 , R$500 ou até R1.000 (obviamente dependendo de vários fatores que mencionarei abaixo.) , o que costuma ser mais do que 1 mês inteiro de rendimento no Adsense ou outros afiliados, para alguns sites e blogs.

Mas vamos entender melhor o que afinal as agências procuram na hora de decidir em qual site anunciar:

Público

Claro, a agência precisa de público que vá ver o anúncio. Onde você colocaria um Outdoor, em uma rua movimentada e que passam muitos carros ou em uma viela escondida que ninguém vê? Pois é, no mundo virtual não é diferente, é preciso ter uma boa audiência, e de preferência um bom engajamento nas redes sociais também, como seguidores na fanpage ou no Twitter. O único caso em que talvez um público não tão grande possa ser escolhido, é no caso abaixo.

Autoridade no nicho

Pois é, em alguns casos, mesmo o site não possuindo tantas visitas ele pode vir a receber investimento de alguma agência por ter autoridade em determinado nicho.Alguns sites mesmo tendo apenas 2mil visitas diárias por exemplo, mas tendo autoridade e sendo reconhecidos por isso no mercado, podem ser alvo de agências querendo comprar artigos ou promover campanhas de banner.

Artigo bem rankeado.

Em alguns casos, ter um artigo bem rankeado pode ser o meio para ser escolhido por uma agência. Digamos que você é o primeiro da busca para “camisas de futebol”.  A agência pode lhe contactar e pedir um link para determinada loja que é seu cliente. Ou mesmo pode vira a oferecer alguma campanha em que se ganhe comissão por vendas a partir do seu site. Existem termos que são bastante concorridos e extrememamente lucrativos, fazendo assim com que  agências queiram propor parcerias com esses sites.

Conclusão

Bom, acho que ficaram bem claros os motivos que levam uma agência a escolher um blog ou site para anunciar. não? Minha dica é que além de cuidar do seu conteúdo e público, você mantenha seu midia kit sempre atualizado. Já até demos um modelo de midia kit, nesse post aqui.


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Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
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