Redes Sociais

Redes sociais: entenda porque serão cada vez mais importantes para as empresas!

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Entenda como as redes sociais estão mudando a relação entre empresas e consumidores, e como lucrar com isso

redes sociais

Desde o início do surgimento das redes sociais muita coisa mudou. Por um lado viraram palco para egolatria e surgimento de webcelebridades como PC Siqueira, Felipe Neto e outros. Por outro, viraram uma poderosa ferramenta para consumidores pressionarem as empresas quando são mal atendidos. Mas o que podemos esperar para o futuro? Pelo que já ocorre hoje pode-se apontar algumas tendências. Você empresário ou blogueiro que está lendo esse texto pode ter várias ideias de como lucrar com a disseminação gerada pelas redes sociais.Veja em que áreas as coisas estão mudando e como.

Relacionamento com o consumidor

É inegavel que a web tornou os clientes muito mais exigentes. São 20 milhões de pessoas mais preparadas para compras. Tem sido cada vez mais frequente encontrar consumidores mais informados sobre os produtos do que os vendedores. E é nas redes sociais que percebemos o poder dessa informação.

Várias empresas que se lançam nas redes sem antes definir uma estrategia cometem equívocos que afetam seu desempenho futuro, tanto na web como fora dela. Exemplo disso são empresas que procuram utilizar as redes unicamente para promoções, com o intuito de vender a qualquer custo. Essas ações acabam saturando aqueles que interagem com a marca. As mídias sociais são, na verdade, uma grande oportunidade de aproximação e troca com o cliente, proporcionando às empresas a chance de criarem uma imagem mais simpática e humana.

O consumidor insatisfeito tem desabafado na internet e as empresas têm que agir rápido para não perder clientes. Por conta do alcance das redes sociais, as empresas estão muito mais expostas e suscetíveis a reclamações. Qualquer empresa que queira se lançar nas redes sociais tem de planejar a ação cuidadosamente, para não cometer deslizes ou causar impressões negativas sobre sua marca, perdendo clientes e espaço no mercado.

Marketing nas redes sociais

O impacto das ações de marketing nas mídias sociais pode ser muito maior do que nas tradicionais, dependendo do contexto. Podem gerar resultados muito positivos se forem usadas corretamente. Contudo, da mesma forma que abrem portas para o sucesso, também estão sujeitas ocasionar um impacto negativo, gerando problemas sérios para empresa.

Nas mídias sociais a voz é tanto da companhia quanto dos consumidores que expressarem suas preferências e aversões sobre determinados produtos. É necessário checar quais as melhores práticas, métodos e processos para potencializar o sucesso. A questão é que mensurar este tipo de interação é bastante complexo, já que a dinâmica das redes sociais é peculiar e nem sempre se pode medir por números.

Lucrando com as redes sociais

lucrar nas redes sociais

Para as empresas, criar uma comunidade em torno de si tem de ser prioridade. Interagir com os consumidores não é apenas pedir seguidores para o perfil. Há muito o que trabalhar. Após criar essa comunidade, fica fácil divulgar produtos e novidades, gerando campanhas e vendendo mais com isso.

Se você é um blogueiro ou webmaster há várias chances de lucrar com as redes. No Facebook pode-se cobrar pela publicação de vídeos, imagens e links. Normalmente, quanto mais membros na fanpage, maior o valor cobrado pela publicação, ainda mais se o produto for totalmente relacionado ao nicho. Já no Twitter é possível receber dinheiro pelas mensagens publicadas. Cada vez mais as empresas precisam consolidar a sua imagem online e essa pode ser a sua grande chance.

Conclusão

Ainda existe um grande terreno a ser explorado por empresas, consumidores, webmasters e blogueiros .O que se pode fazer é planejar e saber adminstrar sua atuação nas redes sociais, acompanhando avidamente suas mudanças e crescimento.

Compartilhe conosco como tem sido sua atuação nas redes sociais. O que você tem vivido ou aprendido com elas?

Referências: Comunidade simples, Portal administradores, Sandra turchi e G1


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
vk.com
VK.com: o novo Facebook?
twitter
Confira! Novas dicas para conseguir seguidores no Twitter
ferramentas facebook
Facebook: 7 ferramentas excelentes!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage