SEO

SEO: entenda por que guest posts são importantes

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Uma das palavras mais citadas no mundo digital da produção de conteúdo é “guest posts”, muito bem entendida e aplicada por muitos e motivo de muita discussão e crítica por outros. Hoje, aqui no Mestre dos Sites, você vai entender a importância dos guest posts, como fazê-los e também saber diferenciar o que é uma boa iniciativa nesta área e o que não é interessante fazer quando o assunto é enviar seu conteúdo para outros blogs/sites.

O que é um guest post?

guest post

Primeiramente, você precisa entender o que é um guest post, pois esta é uma das grandes dúvidas de grande parte dos novatos no mundo digital.

Um guest post é o artigo (post) enviado de um site/blog para outro, ou seja, você proprietário de um blog sobre educação, encontra outro portal que considera interessante na internet e entra em contato para saber da possibilidade de enviar um bom conteúdo, onde dentro deste conteúdo vai colocar um link para seu portal (quando permitido) ou até mesmo só seu nome ou nome de seu projeto, com o intuito de passar credibilidade e mostrar que sua marca está sendo disponibilizada em referências do nicho em que trabalha.

Importância para quem envia: Como já citado, o guest post é muito importante para quem envia, pois estará de alguma forma levando seu conteúdo e seu nome para novos leitores, que posteriormente poderão identificar seu projeto e saber da credibilidade que ele passa. Além disso, em questão de SEO, o guest post é muito importante, pois ele mostra para o Google (principal mecanismo de busca) e outros mecanismos de pesquisa, que seu conteúdo é sim relevante (isso após uma análise do contexto da aplicação) e que está disponibilizado em outros projetos que são relevantes dentro de seu nicho. Para isso, você necessita de um link neste guest post, algo que na maioria das vezes é permitido.


Importância para quem recebe: O guest post é uma via de mão dupla, pois quem recebe o conteúdo também estará prestando um serviço para com seu leitor, tendo em vista que vai mostrar um assunto dentro do nicho sob uma visão diferente, onde em muitas vezes consegue até reinventar a maneira de se publicar um assunto. Juntamente com isso, também é ótimo para a criação de relações e parcerias entre projetos, onde sempre em algum momento, divulgação são necessárias.

Guest posts e o SEO

Você pode produzir o melhor conteúdo, com melhores keywords e total comprometimento com a verdade, mas necessita de outras medidas para conseguir receber a mesma atenção de um grande público e principalmente do Google. Para isso, o guest post serve muito bem, onde primeiramente você estará conseguindo novos leitores de seu material.

Além de conseguir estes novos leitores, estará alcançando um apontamento para seu site, que é algo fantástico e que vai literalmente falar com os mecanismos de busca, principalmente o Google. Basicamente seu link em um guest post vai falar para o Google “Olá, acesse meu site, tenho conteúdo relevante e de qualidade, pois estou aqui”.

Você já deve ter notado que em guest posts geralmente uma palavra está linkada, onde muito provavelmente é a principal palavra-chave do conteúdo. Essa medida é justamente para apontar aos mecanismos de busca qual é a parte mais relevante do conteúdo e para que aquele apontamento busca espaço.

Cuidados com Guest posts

Até agora tudo muito bonito, mas no entanto é preciso tomar muitos cuidados com este método, tanto para quem envia guest posts quanto para quem recebe.

Cuidados para quem envia: Sempre, sempre e sempre pensar primeiramente em conteúdo de qualidade, sendo justo e honesto com quem está recebendo. O link e(ou) a citação vem junto, mas não são o principal, onde você tem que sempre buscar agradar estes novos leitores e não apenas jogar um conteúdo qualquer apenas por um dos itens já citados.

Também é muito importante tomar cuidado com a quantidade de guest posts enviados para uma determinada keyword ou para um determinado artigo, pois o excesso de envios (com links) pode chamar muito a atenção dos mecanismos de busca, só que negativamente, onde vão interpretar que o blogueiro está apenas tentando manipulá-lo para ganhar posições.

Cuidados para quem recebe: Para quem recebe o guest post, vale a pena averiguar os pontos negativos até aqui já citados. Primeiramente, deve ler o conteúdo e verificar se tem relação com a verdade e se tem sentido. Após isso, deve fazer uma análise para entender se este conteúdo é relevante para seus leitores. Por último, deve tomar cuidado com a quantidade de links e se estes mesmos links são do nicho a ser abordado, para não ser punido por cumplicidade em manipulação de posições.

Bom, espero que tenham curtido as informações, se quiser compartilhar com a gente suas experiências com guest posts, deixe nos comentários!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Leonardo Caprara
Leonardo Caprara é gaúcho, grande admirador de futebol, amante de música e cinema (algo que fez surgir seu projeto de maior sucesso, o site Música e Cinema) e futuro jornalista (paixão que fez com que surgisse o site InfoDiretas). Juntamente com sua paixão de comunicar, começou os serviços de redação, onde já atuou nos mais variados nichos e hoje chefia uma boa equipe de redatores.
Mais alguns posts interessantes:
seo
SEO: conheça 4 livros incríveis para aprender sobre Search Engine Optimization!
google images novo
Suas visitas caíram? A culpa pode ser do novo Google Imagens!
google trends
Google Trends: veja como conseguir mais visitas em seu site!
3 Comments
  • 2 02America/Sao_Paulo setembro 02America/Sao_Paulo 2015 at 23:38
    Resposta

    […] Post – sim, o guest post, desde que você atinja um público relevante , é sim uma forma de growth hacking. Mire nas […]

  • 4 04America/Sao_Paulo outubro 04America/Sao_Paulo 2014 at 23:08
    Resposta

    It’s going to be end of mine day, but before finish I
    am reading this impressive post to improve my know-how.

  • 6 06America/Sao_Paulo setembro 06America/Sao_Paulo 2014 at 21:17
    Resposta

    Gostei do seu artigo, realmente é fundamental analisar o guest post e publicar de forma moderada!!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage