Otimização de Sites

Seu conteúdo é de qualidade ? Ótimo, mas e o resto?

Entenda por que o conteúdo sozinho, não é suficiente para levar seu blog ou site ao sucesso.

blog de sucesso

 

Uma das mais repetidas frases repetidas por metabloggers e mestres do seo, é a de que conteúdo é rei.Eu concordo plenamente, um bom conteúdo acaba se divulgando sozinho, com pessoas comentando e espalhando ele por aí, e atrai leitores fiéis, interessados nos seus artigos. Porém, conteúdo sozinho, jamais levará seu blog ou site adiante, se você não fizer bem feito todo o resto.E o que é esse “resto” ? Bom, vou fazer algumas perguntas e darei sugestões sobre elas, que irão com certeza lhe ajudar a prestar atenção em outras coisas além do conteúdo.Vamos lá?

 

Seu layout é de qualidade?

 

Seu layout é leve e agradável? O leitor encontra fácil tudo que procura? E além disso, o layout funciona bem tanto em tablets, smartphones e netbooks? Ou roda bem apenas em determinado navegador em determinada resolução? As mídias se transformam a cada dia, e se você não presta atenção, pode acabar ficando pra trás.Esse artigo aqui por exemplo, explica bem sobre como fazer seu layout ficar bem em tablets e smartphones.

 

Como você constrói seu networking?

Construir um bom network, nada mais é do que estabelecer parcerias, ter contatos, conhecer as pessoas certas, que podem não só lhe ajudar em algo, como podem ser ajudadas por você. Podem ser parceiros que você foi desenvolvendo uma amizade e hoje tem contato constante, ou pessoas que executam serviços que você usa e recomenda. Como diz o ditado, “o importante não é necessariamente saber, mas ter o telefone de quem sabe”.Lembre-se que networking não é so trocar banner ou ficar puxando saco de um “blogueiro famoso” , mas  estabelecer uma verdadeira rede de contatos.

 

Você monitora sua concorrência?

hospedagem ruim

Não? Então você tem razão em se descabelar!

Já fiz um post, explicando sobre como é importante conhecer a concorrência, e como fazer isso.sugiro a leitura.Muita gente acha que na internet todos são amiguinhos, mas a verdade é que por mais que as pessoas tenham boas intenções, seu concorrente sempre fará de tudo para lhe ultrapassar e ficar na sua frente. Alguns o farão de forma ética e respeitosa, outros de forma apelativa e desonesta. Mas é como dizem, “faz parte do jogo”.O importante  é sempre agir com prudência e não sair abrindo segredos do seu site por aí, pois a concorrência em alguns nichos pode ser bem acirrada.Além disso, não se engane, mutia gente irá usar de blackhat e de tecnicas condenáveis para estar a sua frente, e existem muitos lobos em pele de cordeiro por aí, que seguem a famosa cartilha do “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”.

 

Linkbuilding

 

Linkbuilding não é só mandar email pra outro blogueiro, pedindo para trocar link.Existem várias tarefas a serem cumpridas para estabelecer um bom linkbuilding.Incentivar os usuários a compartilhar seus artigos é uma delas.Quantas vezes, um site mais novo que o seu, está mais bem posicionado nas buscas, e com um conteúdo de péssima qualidade? Pois é, a resposta para isso é que esses sites se dedicaram a conseguir links de qualidade, seja comprando( sim, o google considera isso blackhat, mas na pratica, só pune casos onde a compra de links foi escrachada, casos mais suaves costumam passar), ou seja estabelecendo parcerias.Você sabe de onde vem os links de seus concorrentes? Não? Então como espera ultrapassá-los? Ferramentas como semrush e ahrefs podem ser bem uteis nesse quesito, mas falarei mais sobre isso em breve.

 

Você divulga seu site de forma eficiente?

 

O que você faz quando resolve anunciar seu site ou blog por aí? Não faz idéia? Pois já falei sobre isso nesse post aqui, e sugiro sua leitura,  para que você não invista dinheiro em uma campanha que não dê o resultado esperado.Seus concorrentes que estão no topo com certeza já sabem disso, e sabem muito bem onde investir com resultado.Não adianta ter o melhor conteúdo do mundo e pecar na hora de investir em divulgação.

 

 Conclusão

Muita gente talvez não concorde com o conteúdo do artigo, mas é preciso reafirmar que eu não estou dizendo que conteúdo de qualidade não é importante, obviamente que é, mas quantas vezes você não entrou em um site com qualidade ruim e não entendeu por que ele tem tantas visitas e lucra tanto? Pois é, muitas das explicações estão ali em cima.Nem o melhor conteúdo, escrito por um expert no seu nicho, faz um site decolar, apoiando-se apenas nele.Pense nas dicas que deixei aqui, execute-as e volte em 3 meses para contar o resultado!

 

Se você quer acrescentar algo, os comentários estão a sua espera!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


admin
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
usuario site
Como manter o visitante no seu blog? Confira nossas dicas!
Link Quebrado
Otimização: como descobrir e consertar links quebrados no seu site
site sobe google
Por que meu site não sobe no Google?
6 Comments
  • 26 26America/Sao_Paulo agosto 26America/Sao_Paulo 2013 at 09:03
    Resposta

    […] Recomendo ler: Seu conteúdo é de qualidade? Ótimo, mas e o resto? – Mestre dos Sites […]

  • 6 06America/Sao_Paulo julho 06America/Sao_Paulo 2012 at 13:21
    Resposta

    Olá Almy. Acho que já li uns 40 artigos seus, só hoje, e estou me atualizando muito. Estou com um problema que é ter conteúdo de qualidade, porém não ranqueia tão bem no Google. Preciso investir em linkbuilding, mas não manjo muito. Fiz uma lista de coisas a se fazer, ainda não comecei na prática, estou analisando as condições e traçando as estratégias.

    Segue:

    1°- Cadastrar na DMOZ

    2°- Cadastrar em diretórios follow

    3° – Notícia Nova, algum escandalo, busque em sites internacionais e post no blog divulgando no facebook, twitter e google+

    4° – Guests posts

    5° – Comentar artigos de sites follow.

    6° – Deixar links em foruns

    7° – Yahoo respostas

    8° – (ainda procurando)

    9° – (ainda procurando)

    10° – Comprar links (futuramente, depois que ja tiver forte em link building)

    O que acha?

  • 25 25America/Sao_Paulo maio 25America/Sao_Paulo 2012 at 18:59
    Resposta

    Adorei seu post Almy você tem toda a razão. Para ter um blog de qualidade, bem comentado é preciso seguir uma série de regras e principalmente ter paciência, pois conheço muita gente que não tem paciência para ver o blog crescer e ter resultado.

    Abraço!

  • 24 24America/Sao_Paulo maio 24America/Sao_Paulo 2012 at 16:30
    Resposta

    Concordo bastante com sua abordagem Almy…
    Ao passo que conteúdo é importante sim (inclusive o de maior importância na minha opinião), um blog que não leva em consideração os demais fatores que você mencionou, provavelmente terá muitas dificuldades de se destacar na blogosfera. A maneira mais simples e clara de comprovar isso são os próprios mecanismos de buscas que além de qualidade de conteúdo, estão cada vez mais considerando a interação social/networking.

    Um abraço!

  • 23 23America/Sao_Paulo maio 23America/Sao_Paulo 2012 at 14:29
    Resposta

    Olá Almy. Gostei bastante do seu artigo, seu ponto de vista é realmente algo bastante essencial para construir-se um blog de qualidade de verdade. É muito comum encontrar autores insatisfeitos ao ver que seus esforços não são o suficiente (chegando a pensar até em desistir ou pensar que seu trabalho está sendo inútil). Mas o segredo está nos outros processos para construir um blog de qualidade, além do conteúdo, claro.

    Criar um blog é uma série de processos, não apenas produzir conteúdo. Conheço centenas de blogs com conteúdos muito mais qualificados que grandes outros blogs, mas eles não recebem visitas, não tem muitos seguidores, fans. As estatísticas são baixas, a interação é baixa, os comentários são baixos. O que os motivará a continuar blogando? Muito difícil.

    Mas quando você ver que um blog não está ganhando espaço como deveria, o erro está no autor. Com certeza ele deixou um(ou mais) processos de lado, quaisquer que foram citados dentro desse artigo são essenciais para fazer o tão sonhado sucesso. Eu enxergo a blogosfera como um espaço de superação, e os que erram hoje podem aprender e já não errar mais amanhã. Assim como eu comecei errando, muitos podem errar e seu artigo foi de altíssima valia para quem só se preocupa com o conteúdo. Parabéns, até mais!

  • 22 22America/Sao_Paulo maio 22America/Sao_Paulo 2012 at 20:11
    Resposta

    Maravilhoso artigo, abraço parceiro.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage