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Blogueiros: E-mail marketing não é SPAM!

Veja o que evitar ao fazer e-mail marketing para não afastar leitores e ter campanhas que funcionem! 

Recentemente, estive em um evento chamado Afiliados Brasil, que foi excelente e sobre 0 qual falei no artigo Afiliados Brasil 2013 – perdeu o evento? Veja aqui como foi!

Umas das muitas coisas legais foi o networking, ou seja, a troca de informações, conversas e, claro, e-mails. Porém, foi observado por várias pessoas que começamos a receber spams através dos e-mails que divulgamos por lá, demonstrando que muita gente ainda não entende a diferença entre e-mail marketing e spam puro e simples. Pois vamos tratar um pouquinho desse assunto hoje, com algumas dicas para que você, blogueiro ou webmaster, possa ser mais eficaz em suas campanhas.

email spam

Diferença entre e-mail marketing e SPAM

O e-mail marketing, quando usado corretamente, é uma ferramenta de relacionamento com o cliente de alto grau de eficiência. O direcionamento destas mensagens é feito ao grupo de consumidores com quem a empresa já se relacionou, independente de ser via web ou pessoalmente.

O spam, entretanto, tem outro tipo de abordagem. Sem qualquer permissão, mensagens propagando produtos, serviços ou empresas são enviadas para as caixas de entrada dos navegantes. Muita gente não sabe diferenciá-lo do e-mail marketing.

Dicas para um bom e-mail marketing

Não compre listas de E-mails

O primeiro erro capital de quem está começando com e-mail marketing é comprar listas de e-mail. Essas listas, apesar de possuírem milhares de endereços eletrônicos, já tem boa parte de e-mails que condenam sua mensagem. Portanto, apesar de dar mais trabalho e levar mais tempo, construa sua lista própria de e-mails e ela terá muito mais performance e aceitação dos seus assinantes. Outro ponto importante: a maioria das ferramentas cobram por volume. Assim você acaba gastando mais dinheiro para enviar para uma lista que converterá bem pouco e terá alto índice de rejeição.

Não seja chato!

Além de não comprar listas, tente criar um texto sem jargões de marketing e internet. Quanto mais relevantes seus artigos forem, mais retorno você terá! E não envie emails a pessoas que não tem interesse no seu negócio! Sabia que algumas ferramentas até desativam as listas de envio após determinado percentual de rejeição?

spam marketing

Atenção aos e-mails spam trap

Um dos grandes problemas ao comprar listas ou enviar e-mails sem autorização é que os provedores também possuem algumas armadilhas para identificarem os disparos de e-mail marketing para usuários não cadastrados e classificar seu e-mail como spam. São os chamados spam traps: e-mails fantasia sob o controle dos provedores, disponibilizados livremente na internet para aguardarem um contato de spammers  que costumam fazer varreduras na web atrás de e-mails. Caso você envie um mailing para um desses e-mails, por não terem relação comercial com a marca anunciada, sua mensagem será considerada spam.

Seja direto e conciso

Em vez de incluir todo o conteúdo no corpo de um e-mail, use pequenos parágrafos para destacar os benefícios de acessar seu conteúdo no seu web site. Desta maneira seus leitores não vão se importar em gastar alguns momentos para ler o seu e-mail imediatamente para entender a essência da sua mensagem.

Termos utilizados

Se você não quer que seus e-mails sejam encarados como spam, saiba que alguns termos, quando encontrados no assunto do e-mail, são passíveis de punição pelos provedores. Entre eles: ? (interrogação), grátis, compre, hospedagem, confira, oferta, curso, renda extra, ganhe, ganhar dinheiro e oportunidade

Conclusão

A conclusão é simples, mas infelizmente poucos webmasters parecem compreender isso: não adianta forçar a barra! É importante falar para quem realmente quer ouvir! A tecnologia traz funcionalidades incríveis para um bom relacionamento digital e fazer spam só deteriora essa relação. Otimize suas campanhas e saiba aproveitar os recursos que a tecnologia oferece!

Referências: Wopi , Graciolli.com, Beeweb e Conversion


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Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
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1 Comment
  • 13 13America/Sao_Paulo agosto 13America/Sao_Paulo 2013 at 16:52
    Resposta

    Almy,

    Otimo artigo. Ele é esclarecedor.

    Obrigada.

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