Produtividade e Organização

Tem uma ideia para um blog, mas não sabe por onde começar? A gente te ajuda!

Conheça os 5 primeiros passos que voce deve seguir ao ter uma ideia para um blog!

construir blogBlogueiros iniciantes normalmente tem uma boa ideia na cabeça, porém não sabem como se planejar ou o que fazer primeiro na hora de por em prática sua ideia. Muitos mal sabem escolher um domínio.Pensando nestas pessoas resolvi dar uma mãozinha. Veja os 5 primeiros passos a se seguir:

1. Escolha a plataforma: WordPress ou Blogger?

Para os totais iniciantes o Blogger quase sempre parece mais fácil, e realmente é. Porém já não há mais desculpa para não usar o WordPress devido a sua interface intuitiva e dada a quantidade de artigos e tutoriais que temos disponíveis na web. Existem vários fatores que fazem do WordPress a escolha de 7 entre cada 10 blogueiros profissionais. Seu vasto arsenal de plugins e temas de fácil instalação, aliado às suas altas performances, fazem com que ele seja uma poderosa ferramenta para montar seu blog. Aqui mesmo no Mestre dos sites utilizamos o WordPress. E em outros projetos também, com grande sucesso.

2. Apresente-se ao Google

Falar da qualidade do público que vem do Google é chover no molhado. Mas como conseguir esse tráfego? Otimizando seu site, para que o Google encontre você! Ou você pode ir diretamente até ele e falar: “Ei, Google! Eu estou aqui!” Como fazer isso? Fácil. É só se inscrever no Google Webmaster Tools. Assim ele passará a indexar seu site e fornecer valiosas informações sobre ele. Uma boa ideia é cadastrar seu site também no Google Analytics, para que você acompanhe o tráfego e origem das visitas.

3. Cadastro em buscadores

Google é o melhor buscador, mas não é o único, não é mesmo? Alguns dizem que os sites que te cadastram em vários buscadores não passam de falcatrua. Mas, sinceramente, o que você tem a perder? Eles são de graça mesmo…

O mais famoso é esse aqui. Lembre-se de cadastrar um email que você não usa muito, pois pode começar a chegar spams nele.

4. Inscrição em redes sociais

facebook

Não gosta de Twitter, Facebook, Orkut e redes sociais em geral? Problema seu 🙂 Tem muita gente gosta e que com certeza pode visitar seu site a partir do perfil dele. Por que você acha que tantos sites tem ícones apontando para as redes? Pra ficar bonito? Nada disso. É porque eles sabem que costuma vir tráfego de qualidade dessas fontes e não perdem tempo! Por isso, mãos à obra e crie já seus perfis.

5. Começar a divulgação

Embora seja ideal que você já tenha ao menos uns 10 posts em seu blog antes de sair divulgando por aí, isso não é uma regra. E aí vale tudo: agregadores (que no início do site ajudam bastante), troca de links, adesivos, panfletos. O que vier na mente. Divulgação nunca é demais e os visitantes não irão descobrir seu site por acaso, não é? Em algum lugar ele tem de aparecer.

E então pessoal? Curtiram as dicas? Deixem suas experiências nos comentários!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


Almy
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
ideia
Produtividade: acabou o assunto para o seu site? Veja o que fazer!
redatores
5 DICAS PARA MELHORAR O CONTEÚDO DO SEU BLOG
freelancer
Freelancer: Como trabalhar menos e produzir mais!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage