Otimização de Sites

Wix: o melhor criador de sites do mercado, cada vez mais Brasileiro

Ter um site não é mais um processo caro e demorado como antigamente. Atualmente, diversas alternativas vem possibilitando que qualquer pessoa crie seu site e consiga ótimos resultados através dos construtores de site.

Anteriormente o processo costumava ser mais caro, demorado e trabalhoso pelo fato dos desenvolvedores terem de criar os sites praticamente do zero em cada projeto. Com o tempo, templates e funcionalidades de construção foram surgindo.Hoje é perfeitamente possível criar site grátis de forma fácil e simples.

O que é preciso para ter um site?

O primeiro passo é você saber o que é preciso para ter um site. Basicamente são necessários dois itens: domínio e hospedagem. Cada um deles tem uma função específica e fundamental no processo.

Domínio: esse é o nome do seu site, o link utilizado. Você pode registrar diversos domínios e ser dono de muitos nomes. Apenas isso não garante que você terá um site, pois os arquivos para elaborar este site precisarão estar hospedados em algum local.

Em uma analogia simples com a construção de uma casa, o domínio é um espaço que você reservou para fazer sua obra, no entanto é preciso ter um aterramento para que o site seja construído. Com isso, chegamos na etapa da hospedagem.

Hospedagem: É o local que vai armazenar seus arquivos. Quando o domínio for acionado por um usuário, os arquivos serão buscados neste banco. A hospedagem pode ser oferecida pela mesma empresa que registrou o domínio, porém isso não é regra. Você pode conectar o domínio de uma empresa com a hospedagem de outra empresa.

Como funcionam os criadores de site?

Essas plataformas foram criadas para que você tenha menos trabalho. Mesmo que o processo de registrar o domínio e linkar com a hospedagem seja relativamente simples, é necessário algum estudo para a execução, algo que pode ser ignorado por alguém que deseja apenas criar site grátis e sem complicação

templates gratis

Os criadores de site já funcionam de forma integrada. Você cria seu site, que fica hospedado nos servidores da ferramenta, e o link já é integrado de maneira automática. Na maioria das plataformas para criação de sites, você pode usar um domínio gratuito (que na verdade é um subdomínio da plataforma. Exemplo: seusite.plataforma.com) e conferir como funciona o processo.

Muitas pessoas utilizam o domínio gratuito, fazem toda a configuração e caso gostem do resultado final, executam a compra do pacote premium (que vai incluir um domínio próprio e outras funcionalidades).

Wix – o Flamengo dos criadores

A plataforma Wix é a mais popular entre as que facilitam a criação de sites. Com uma proposta moderna, dominaram o mercado pela facilidade de operação. É possível projetar sites extremamente profissionais e com baixo investimento. Todo o processo é intuitivo, sendo necessário apenas arrastar e soltar as informações nas colunas.

wix flamengo

O sucesso é tanto que uma parceria foi iniciada com o Flamengo. Diversas campanhas estão sendo elaboradas em conjunto com o clube (que estatisticamente é o com maior torcida no país).

A primeira ação, que contou com a participação de diversos jogadores, incluindo o craque do time, Diego, narrou a história de “Jura”, o massagista excêntrico do clube que utilizou a Wix para criar seu site.

Muito divertido, o vídeo sintetiza o funcionamento do sistema. Qualquer pessoa pode se cadastrar, personalizar um dos templates e criar um site com aparência extremamente profissional. O investimento é baixo e o custo x benefício tem ótima relação.

A parceria com o Flamengo visa aumentar o público brasileiro da Wix. No mundo, já são mais de 112 milhões de usuários. Através do site da parceria, é possível conferir diversos materiais de divulgação do Flamengo.

Dicas para usar criadores de sites

Quando você fazer o cadastro em um criador de sites, serão oferecidos diversos templates. Normalmente, você não partirá do zero, podendo visualizar como estes sites “modelos” estão formatados e tendo a possibilidade de editá-lo.

O processo inicial é parecido com o de qualquer site. Você precisa ter em mente o que quer. Se está com dificuldade nesta etapa, é recomendado que pesquise concorrentes e sites do segmento, fazendo com que tenha boas referências.

Ao entrar na plataforma, filtre os templates e encontre algum já elaborado para o seu tipo de atuação. Existem modelos para sites de notícias, porfólio, empresarial e muitos outros. Através deste modelo, você pulará muitas etapas e, como o Flamengo de Zico, estará muito próximo do gol.

Indo além do site

Já que você vai economizar na etapa da criação do site e terá um projeto profissional através dos criadores, guarde um valor para investir em capacitação e divulgação do seu empreendimento. Ter o site não é garantia de público.

Como os sites das ferramentas de criação já vem prontos para todos os dispositivos, sendo responsivos e abrindo normalmente nos celulares, é recomendável que a divulgação seja intensa nas redes sociais.

Caso esteja em dúvida, use e divulgue seu site antes de comprar o plano definitivo. Após a mudança, os links podem ser redirecionados e você não vai perder os acessos.

Gostaram das dicas caros leitores?

Dúvidas ou sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

 


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:


admin
Almy Fróes é Analista de TI, problogger e compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre WordPress, blogs, SEO e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
site lento
Dúvida dos leitores: o que deixa um site lento?
hospedagem ruim
Seu conteúdo é de qualidade ? Ótimo, mas e o resto?
site fora do ar
Serviços que avisam quando o seu site sai do ar
1 Comment

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage